Ciência e sociedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pensamento Filosófico Moderno
Advertisements

A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Filosofia Contemporânea
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
A filosofia investiga a ciência
Metodologia da Pesquisa
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Introdução à Sociologia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
OS TRÊS ENFOQUES NA PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAL
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
PC DO B / CNFP CURSO NÍVEL II.
PSICOLOGIA SOCIAL II Professora: Inayara Oliveira Alunos:
O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
A Fenomenologia de Husserl e a Crítica ao Conhecimento Positivista:
IDEAL CIENTÍFICO Distinção entre sujeito e objeto – objetividade científica Método: definir ou construir o objeto, controlar a invetigação Análise e síntese.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Introdução e contextualização histórica
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
Questões atuais sobre ciência, técnica e Sociedade
A sociologia como ciência
... E o caso do vestido.  Empiristas – David Hume  Todos conhecimento se refere às impressões (e não diretamente aos objetos)  Conhecimento humano.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Ciência e sociedade

1) As ciências na história - Antiguidade e Idade Média Ciência contemplativa (desvinculada da técnica) Fundamentação no discurso racional Aristóteles: Física discursiva; Classificação de espécies (modelo essencialista e finalista)

1) As ciências na história – rev. científica no séc XVII Galileu – Observação + Modelo Matemático Copérnico e Kepler – Heliocentrismo Racionalistas e empiristas – discussão sobre um método seguro para o conhecimento Newton – síntese das leis descobertas em um sistema (física matemática, estrutural e de qualidades absolutas)

1) As ciências na história - Século XIX Percepção do caráter histórico do pensamento e da natureza Hegel – Ser humano e racionalidade Lamarck – Perspectiva dinâmica das espécies Darwin – Evolucionismo (sem sentido universal) Geometrias não-euclideanas Freud – Psiqué relacionada ao desenvolvimento das formas de organização social Surgimento da Sociologia Comte – física social Marx – Dialética nos modos de produção Durkheim – sociedades mecânicas e orgânicas Evolucionismo social

1) As ciências na história - Século XX Desconstruções e relativismo – a ciência como saber provisório e perspectivista Einstein – Teoria da relatividade e superação de Newton Mecânica quântica – princípio da incerteza Franz Boas - Antropologia cultural Impossibilidade da objetividade e neutralidade nas ciências (pesquisador faz parte e interfere na observação)

2) O método e o fazer científico contemporâneo Etapas (modelo moderno mais utilizado): Delimitação do problema e Hipótese Observação Conclusão (confirmação ou não da hipótese) Verificação Positivo: rigor e comunicabilidade Revisão e crítica constantes Desenvolvimento colaborativo Negativo: delimitação do objeto pode deixar de fora elementos conjunturais importantes Falsa sensação de neutralidade (influências subjetivas, culturais, empresariais, religiosas, políticas, etc.)

2) O método e o fazer científico contemporâneo Saber provisório: Desenvolvimento de instrumentos de observação Descobertas de exceções e limitações Formulação de novos paradigmas e/ou perspectivas

2) O método e o fazer científico contemporâneo Tomas Kuhn – Ciência normal e rupturas de paradigma Desenvolvimento contínuo ou por saltos Feyerabend – “anarquista metodológico” Problema: Objetos distintos podem demandar métodos diversificados Ex: pode-se utilizar o modelo da física na sociedade, tal como afirmava Comte? (Weber x Comte)

2) O método e o fazer científico contemporâneo Nas ciências humanas e sociais O pesquisador é o objeto! Estar próximo ou distante da cultura são igualmente problemáticos Dados quantitativos não revelam intenções e sentidos Pesquisas qualitativas dependem de interpretações subjetivas e podem ser faseadas

2) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Grécia Antiga Céticos radicais na Grécia Antiga - impossibilidade de qualquer saber verdadeiro => “dane-se” Sofistas - “verdade” é apenas a opinião que tem prevalecido

2) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Modernidade Francis Bacon (século XVII) Saber é Poder; e o problema dos ídolos David Hume (séc. XVIII) Conhecimento científico não passa de expectativa psicológica. Não temos como afirmar leis universais para a natureza Immanuel Kant (séc. XVIII) Padrões e leis científicas são impostas sobre a natureza pela razão Auguste Comte (séc. XIX) Desenvolvimento rumo a uma sociedade científica (positivismo)

3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Transição para a contemporaneidade Friedrich Nietzsche (séc. XIX) Ciência como criação Perspectivismo O caminho do método e da lógica é apenas um entre as possibilidades de interpretação da realidade Superação da metafísica e niilismo Contemporaneidade Michel Foucault (séc. XX) Relações de poder nos procedimentos e discursos científicos (ex: medicina; questão da loucura)

3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Contemporaneidade (séc. XX) Max Weber Análise da racionalidade dominante no capitalismo (técnica e instrumental) Escola de Frankfurt Crítica da razão instrumentalizada Massificação (acesso à informação não desencadeou o esclarecimento) Domínio da razão instrumental sobre todos os âmbitos da vida humana Heidegger Tecnicismo e niilismo “Poder-ser” reduzido a “ser-para” Desprendimento de qualquer projeto fundamental

3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Contemporaneidade Peter Singer Questões envolvendo ciência e ética: Eutanásia Trangênicos Utilização de animais em testes de laboratório Economia e ética da alimentação (vegetarianismo)

3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações Contemporaneidade Percepção e construção de conhecimento pelo ser humano: Fenomenologia – “verdade” como resultado da intencionalidade da consciência e da intersubjetividade Gestalt – tendências que a mente tem de “completar as lacunas” e dar sentido ao que é percebido A questão da mente e corpo: Neurociência – origem física para os fenômenos de consciência Inteligência artificial – Reproduzir os processos de conhecimento do ser humano

Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com