ANÁLISE GRÁFICA Análise Fundamentalista - para o Longo prazo Blue Chips: São as chamadas ações de primeira linha. Ações de empresas de grande porte, com grande liquidez e volume de negócios nas Bolsas de Valores. Ex: Petrobrás, Vale, ItauUnibanco, Bradesco. Análise Técnica/Gráfica - para o Curto Prazo Podemos operar com Blue Chips e também com Small Caps (são empresas de segunda e terceira linhas, com patrimônio liquido bem inferior ao de empresas Blue Chips
ANÁLISE GRÁFICA Não se preocupa em analisar os fundamentos da empresa. O foco é o comportamento dos preços das ações. A única variável analisado é o comportamento histórico da oscilação do preço da ação. A análise fundamentalista vai indicar qual ação deve ser comprada e a análise técnica/gráfica vai indicar quando comprar esta ação.
ANÁLISE GRÁFICA
TENDÊNCIAS São movimentos que caminham em uma direção definida, podendo ser duradouros ou não. Precisamos tentar pegá-las no começo e sair quando tiverem termina(n)do.
TENDÊNCIAS
TENDÊNCIAS
TENDÊNCIAS
ANÁLISE GRÁFICA Principais Tipos de Gráficos: Gráfico de linhas Gráfico de barras Gráfico de velas (candlesticks)
Gráfico de linhas
Gráfico de Barras Máxima Fechamento Abertura Mínima
Gráfico de Candlestick Gráfico de Velas Abertura Fechamento Máximo CANDLESTICKS Mínimo
HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO SEMANAL DE GERDAU
HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO DIÁRIO DE GERDAU
HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO DE 20 MINUTOS DE GERDAU
MÉDIAS MOVÉIS Poderoso indicador de tendências Médias aritméticas de 40 períodos e exponenciais de 9 períodos
GRÁFICO DE GERDAU DE 6 MESES
Gerdau - Médias Aritméticas (SIMPLES) 40
Gerdau - Médias Exponenciais 9
CRUZAMENTO DAS MÉDIAS
ESTRATÉGIA – MÉDIAS MOVÉIS Sempre que a média exponencial cruzar a média aritmética para cima. PONTO DE COMPRA Sempre que a média exponencial cruzar a média aritmética para baixo. PONTO DE VENDA
OPORTUNIDADE
OPORTUNIDADE / GANÂNCIA “OS NÚMEROS NÃO SÃO TUDO”
GRÁFICO – VALE – 3 MINUTOS
IMPORTÂNCIA DA ESRATÉGIA Se os preços começam a subir é por que o coletivo está achando que as notícias são boas. Se os preços começam a cair é por que o coletivo está achando que as notícias são ruins. NÃO LUTE CONTRA O MERCADO
COMO DEVE SER UMA ESTRATÉGIA Coerente: precisa fazer sentido e estar relacionada ao perfil do investidor Objetiva: precisa ser testada, imune à previsões Mensurável: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado Protetora: proteger seu patrimônio Pequenas perdas / Grandes ganhos Flexível: diversificação e gerenciamento de quantidades
DECISÃO DE INVESTIMENTO Você em 2026... Como chegar lá ?
QUANTO ANTES COMEÇAR, MELHOR.......