ANÁLISE GRÁFICA Análise Fundamentalista - para o Longo prazo

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Transcrição da apresentação:

ANÁLISE GRÁFICA Análise Fundamentalista - para o Longo prazo Blue Chips: São as chamadas ações de primeira linha. Ações de empresas de grande porte, com grande liquidez e volume de negócios nas Bolsas de Valores. Ex: Petrobrás, Vale, ItauUnibanco, Bradesco. Análise Técnica/Gráfica - para o Curto Prazo Podemos operar com Blue Chips e também com Small Caps (são empresas de segunda e terceira linhas, com patrimônio liquido bem inferior ao de empresas Blue Chips

ANÁLISE GRÁFICA Não se preocupa em analisar os fundamentos da empresa. O foco é o comportamento dos preços das ações. A única variável analisado é o comportamento histórico da oscilação do preço da ação. A análise fundamentalista vai indicar qual ação deve ser comprada e a análise técnica/gráfica vai indicar quando comprar esta ação.

ANÁLISE GRÁFICA

TENDÊNCIAS São movimentos que caminham em uma direção definida, podendo ser duradouros ou não. Precisamos tentar pegá-las no começo e sair quando tiverem termina(n)do.

TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS

ANÁLISE GRÁFICA Principais Tipos de Gráficos: Gráfico de linhas Gráfico de barras Gráfico de velas (candlesticks)

Gráfico de linhas

Gráfico de Barras Máxima Fechamento Abertura Mínima

Gráfico de Candlestick Gráfico de Velas Abertura Fechamento Máximo CANDLESTICKS Mínimo

HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO SEMANAL DE GERDAU

HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO DIÁRIO DE GERDAU

HORIZONTE DE TEMPO EM ANÁLISE GRÁFICO DE 20 MINUTOS DE GERDAU

MÉDIAS MOVÉIS Poderoso indicador de tendências Médias aritméticas de 40 períodos e exponenciais de 9 períodos

GRÁFICO DE GERDAU DE 6 MESES

Gerdau - Médias Aritméticas (SIMPLES) 40

Gerdau - Médias Exponenciais 9

CRUZAMENTO DAS MÉDIAS

ESTRATÉGIA – MÉDIAS MOVÉIS Sempre que a média exponencial cruzar a média aritmética para cima. PONTO DE COMPRA Sempre que a média exponencial cruzar a média aritmética para baixo. PONTO DE VENDA

OPORTUNIDADE

OPORTUNIDADE / GANÂNCIA “OS NÚMEROS NÃO SÃO TUDO”

GRÁFICO – VALE – 3 MINUTOS

IMPORTÂNCIA DA ESRATÉGIA Se os preços começam a subir é por que o coletivo está achando que as notícias são boas. Se os preços começam a cair é por que o coletivo está achando que as notícias são ruins. NÃO LUTE CONTRA O MERCADO

COMO DEVE SER UMA ESTRATÉGIA Coerente: precisa fazer sentido e estar relacionada ao perfil do investidor Objetiva: precisa ser testada, imune à previsões Mensurável: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado Protetora: proteger seu patrimônio Pequenas perdas / Grandes ganhos Flexível: diversificação e gerenciamento de quantidades

DECISÃO DE INVESTIMENTO Você em 2026... Como chegar lá ?

QUANTO ANTES COMEÇAR, MELHOR.......