PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ

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Transcrição da apresentação:

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ SEMA- Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SUDERHSA - Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ GUARAPUAVA / 2009 1

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS LEI ESTADUAL 12.726/1999 INSTRUMENTO DA PERH OBJETIVO: INSTRUMENTO BÁSICO PARA A DEFINIÇÃO DA POLÍTICA E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PARANÁ

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – FNMA (CONVÊNIO 102/04) SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU (ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 004/05) EM ARTICULAÇÃO COM ESTADOS DA REGIÃO SUL PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL EXECUTOR SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL - SUDERHSA / SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - SEMA ORGÃO GESTOR DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PARANÁ

ESTRATÉGIA PARA ELABORAÇÃO NO PLERH/PR PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO DESENVOLVIMENTO CONSOLIDAÇÃO REGIONALIZAÇÃO CENÁRIOS PROPOSTAS PRELIMINARES REDE DE MONITORAMENTO SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA EVENTOS DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA SISTEMATIZAÇÃO DE PROGRAMAS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS METODOLOGIA DOS EVENTOS BALANÇO HÍDRICO EVENTOS CRÍTICOS USO DO SOLO PROGRAMAS CONSOLIDAÇÃO DO PLANO

CRONOGRAMA Realização da Primeira Rodada de Eventos: maio / junho de 2009 Adequação das Contribuições Recebidas, Proposições ao Sistema de Gestão e Sistematização de Programas: setembro de 2009 Realização da Segunda Rodada de Eventos: outubro de 2009 Término do PLERH/PR: novembro de 2009 Aprovação CERH: dezembro de 2009 6

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO R E U N I Õ S 7

PROCESSO PARTICIPAÇÃO MEIOS DE CONTRIBUIÇÃO Fichas de Contribuição Técnica: disponíveis no site do SUDERHSA (www.suderhsa.pr.gov.br) (preenchidas e enviadas através da página do site até o dia 30/06/2009). Fichas de Contribuição Técnica: disponíveis de forma impressa na pasta do evento (recolhidas no término do debate). Perguntas por escrito: recolhidas no término da apresentação técnica e durante o debate. Haverá um esforço para agrupar as perguntas sobre o mesmo tema, otimizando as respostas durante o debate. Perguntas ao microfone: o microfone estará disponível para perguntas. Haverá uma pessoa organizando a ordem das falas ao microfone. Se a quantidade de pessoas interessadas for elevada, faremos uso de cartões com senhas. As contribuições realizadas durante o evento e através do site serão sistematizadas e registradas em relatório escrito. 8

PROCESSO PARTICIPAÇÃO MEIOS DE CONTRIBUIÇÃO www.suderhsa.pr.gov.br 9

PROCESSO PARTICIPAÇÃO MEIOS DE CONTRIBUIÇÃO www.suderhsa.pr.gov.br 10

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO ENCONTROS REGIONAIS 11

SEDE DO ENCONTRO REGIONAL UNIDADES HIDROGRÁFICAS: BAIXO IGUAÇU E MÉDIO IGUAÇU 12

REGIONAIS DO PROCESSO PARTICIPATIVO

REGIONAIS DO PROCESSO PARTICIPATIVO POPULAÇÃO TOTAL: 1.151.704 hab. 14

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO DESENVOLVIMENTO CONSOLIDAÇÃO REGIONALIZAÇÃO CENÁRIOS PROPOSTAS PRELIMINARES REDE DE MONITORAMENTO SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA EVENTOS DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA SISTEMATIZAÇÃO DE PROGRAMAS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS METODOLOGIA DOS EVENTOS BALANÇO HÍDRICO EVENTOS CRÍTICOS USO DO SOLO PROGRAMAS CONSOLIDAÇÃO DO PLANO 15

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DIAGNÓSTICO REGIONALIZAÇÃO

MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA REGIONALIZAÇÃO DIAGRAMA DO PROCESSO CONDICIONANTES AMBIENTAIS/ANTRÓPICOS CONSOLIDAÇÃO FINAL MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO AQUÍFEROS SUBTERRÂNEOS INDÚSTRIAS USINAS HIDRELÉTRICAS DEMANDAS POR ABASTECIMENTO PÚBLICO REDE DE MONITORAMENTO EXISTENTE 10 18

SÍNTESE DOS CONDICIONANTES DENTRO DAS PARTICULARIDADES DE CADA BACIA HIDROGRÁFICA, FORAM IDENTIFICADOS OS CONDICIONANTES (AMBIENTAIS E ANTRÓPICOS) PARA A DEFINIÇÃO DAS ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO. 19

ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO REGIONALIZAÇÃO ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO 20

ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO REGIONALIZAÇÃO ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO 21

REDES DE MONITORAMENTO (SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA) ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DIAGNÓSTICO REDES DE MONITORAMENTO (SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA)

REDE ESTRATÉGICA DE MONITORAMENTO REDE SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA CONJUNTO DE 76 ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO (QUANTIDADE E QUALIDADE DA ÁGUA) + CONJUNTO DE 262 POÇOS PIEZOMÉTRICOS (NÍVEL E QUALIDADE DA ÁGUA) ASSOCIADOS ÀS 51 ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO QUE MELHOR REPRESENTAM O TERRITÓRIO PARANAENSE 7 23

REDE ESTRATÉGICA DE MONITORAMENTO REDE SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA 8 24

REDE ESTRATÉGICA DE MONITORAMENTO REDE SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA 25

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DIAGNÓSTICO EVENTOS CRÍTICOS

SÍNTESE DOS ELEMENTOS CONSIDERADOS EVENTOS CRÍTICOS SÍNTESE DOS ELEMENTOS CONSIDERADOS TEMAS CONSIDERADOS CHEIAS ESTIAGEM RESSACAS MARÍTIMAS ACIDENTES AMBIENTAIS EROSÃO

EVENTOS CRÍTICOS CHEIAS 28

EVENTOS CRÍTICOS CHEIAS 29

EVENTOS CRÍTICOS SECAS E ESTIAGEM

EVENTOS CRÍTICOS SECAS E ESTIAGEM 31

EVENTOS CRÍTICOS RISCOS AMBIENTAIS 32

EVENTOS CRÍTICOS RISCOS AMBIENTAIS 33

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DIAGNÓSTICO USO DO SOLO

SÍNTESE DOS ELEMENTOS CONSIDERADOS USO DO SOLO SÍNTESE DOS ELEMENTOS CONSIDERADOS SÍNTESE DOS PRINCIPAIS PLANOS REGIONAIS INDUTORES DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO ESTADUAL CONDICIONANTES À OCUPAÇÃO DO SOLO USO ATUAL DO SOLO: REFLORESTAMENTO RESERVATÓRIOS AGRICULTURA INTENSIVA, PASTAGEM E CAMPOS GERAIS ÁREAS URBANAS SÍNTESE DAS RESTRIÇÕES E POTENCIALIDADES DO USO DO SOLO QUANTO AOS RECURSOS HÍDRICOS

USO ATUAL DO SOLO 36

INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES VISÕES DE PLANEJAMENTO USO DO SOLO INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES VISÕES DE PLANEJAMENTO 37

UNIDADES HIDROGRÁFICAS: BAIXO IGUAÇU E MÉDIO IGUAÇU USO DO SOLO RESTRIÇÕES E POTENCIALIDADES (USO RURAL / USO URBANO) UNIDADES HIDROGRÁFICAS: BAIXO IGUAÇU E MÉDIO IGUAÇU 38

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DIAGNÓSTICO BALANÇO HÍDRICO

DEMANDA POR UNIDADE HIDROGRÁFICA BALANÇO HÍDRICO DEMANDA POR UNIDADE HIDROGRÁFICA

BALANÇO - DEMANDA E DISPONIBILIDADE

DEMANDAS X DISPONIBILIDADES MÉDIO IGUAÇU 42

DEMANDAS X DISPONIBILIDADES BAIXO IGUAÇU 43

SÍNTESE GERAL DO DIAGNÓSTICO DOS USOS E DEMANDAS BALANÇO HÍDRICO SÍNTESE GERAL DO DIAGNÓSTICO DOS USOS E DEMANDAS CARACTERIZAÇÃO POR AEG POSIÇÃO GEOGRÁFICA NO ESTADO CARACT. GERAIS REDES DE MONITORAMENTO EM OPERAÇÃO CARACTERIZAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E CLIMÁTICA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA – REDES DE MONITORAMENTO USOS E DEMANDAS CAPTAÇÕES EFLUENTES, ÍNDICES DE ATENDIMENTO, LANÇAMENTOS E CARGAS POLUIDORAS POR SETOR BALANÇO HÍDRICO CARGAS DE DBO IQA USO DO SOLO

BALANÇO - DEMANDA E DISPONIBILIDADE CARACTERIZAÇÃO POR ÁREA ESTRATÉGICA DE GESTÃO POSIÇÃO GEOGRÁFICA NO ESTADO CARACT. GERAIS ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS REDES DE MONITORAMENTO EM OPERAÇÃO CARACTERIZAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E CLIMÁTICA USO DO SOLO ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA – REDES DE MONITORAMENTO EFLUENTES, ÍNDICES DE ATENDIMENTO, LANÇAMENTOS E CARGAS POLUIDORAS POR SETOR BALANÇO HÍDRICO CARGAS DBO USOS E DEMANDAS CAPTAÇÕES IQA 45

BALANÇO - DEMANDA E DISPONIBILIDADE

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO DESENVOLVIMENTO CONSOLIDAÇÃO REGIONALIZAÇÃO CENÁRIOS PROPOSTAS PRELIMINARES REDE DE MONITORAMENTO SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA EVENTOS DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA SISTEMATIZAÇÃO DE PROGRAMAS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS METODOLOGIA DOS EVENTOS BALANÇO HÍDRICO EVENTOS CRÍTICOS USO DO SOLO PROGRAMAS CONSOLIDAÇÃO DO PLANO 47

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO CENÁRIOS 48

CENÁRIOS – OBJETIVO CENTRAL ESTABELECER E MANTER UM SISTEMA DE GESTÃO (ESTRUTURA E FUNÇÕES) EFICAZ PARA TODO O TERRITÓRIO PARANAENSE PLANO ESTADUAL PLANO DE BACIA U ARTICULAR COM OUTROS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO NÍVEL DAS POLÍTICAS ESTADUAIS, COMO AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, O ORÇAMENTO ANUAL E O PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL

CENÁRIOS – OBJETIVO CENTRAL SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO ESTADUAL PLANO DE BACIA U ESTABELECER E MANTER UM SISTEMA DE GESTÃO (ESTRUTURA E FUNÇÕES) EFICAZ PARA TODO O TERRITÓRIO PARANAENSE ARTICULAR COM OUTROS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO NÍVEL DAS POLÍTICAS ESTADUAIS, COMO AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, O ORÇAMENTO ANUAL E O PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO MUNICIPAL GERENCIAMENTO MUNICIPAL DOS RECURSOS HÍDRICOS E SUBSÍDIOS AO PLANO DE BACIA

CENÁRIOS Considerando o nível de resolução do PLERH, foram desenvolvidas diversas famílias de cenários, contemplando aspectos técnicos, regionais, políticos e institucionais, resultando em 3 cenários determinados Para cada família de cenários foram escolhidas diversas variáveis (indicadores) que contemplam o processo de construção do PLERH/PR Os cenários serão responsáveis por determinar quais AEGs receberão os diversos programas e ações propostos pelo PLERH, de acordo com o que se espera para o futuro

PROGRAMAS PRELIMINARES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO COMPONENTES PROGRAMAS PRELIMINARES 52

PROGRAMAS PRELIMINARES - COMPONENTES 53

Obrigado! DIRETOR-PRESIDENTE SUDERHSA: João L. Samek COORDENAÇÃO GERAL PLERH/PR: José Luiz Scroccaro COORDENAÇÃO TÉCNICA PLERH/PR: Eneas Souza Machado COORDENAÇÃO EXECUTIVA PLERH/PR: Carla Mittelstaedt ELABORAÇÃO PLERH/PR: COBRAPE - Eng. Carlos Eduardo Curi Gallego 54