LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Delegação, centralização e descentralização
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa
LIDERANÇA.
ad – direção para, tendência para;
Coordenação (Cont. Organização)
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
CAPÍTULO 12 Liderança.
AUTOCRÁTICO Designado para a chefia do grupo por alguma autoridade
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LIDERANÇA E DE TRABALHO DE EQUIPA
O próprio Deus nos chama à liderança.
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
- Minister (subordinação ou obediência)
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
L I D E R A N Ç
Princípios Gerais de Administração
O Processo da Administração
Aprendendo a ser empreendedor
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Unificando eficiência com economia em treinamento.
Oficina de Motivação.
Gestão de Recursos Humanos
O que é Liderança? Liderança
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
LIDERANÇA SITUACIONAL MACON MATURIDADE NA RELAÇÃO MATURIDADE NA TAREFA PARTICIPAR3ORIENTARPERSUADIR2 DELEGAR4DETERMINARORIENTAR1.
Capítulo 1 A administração hoje.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Liderança IFNMG.
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
A Liderança e seus Conceitos
Professor Douglas Pereira da Silva
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Para refletir sobre liderança...
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Liderança e Relacionamento.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão e Empreendedorismo Profa. Ms.Miriam Justino
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012

LIDERANÇA É a capacidade de exercer influência sobre as pessoas.

PAPEL DO LÍDER Facilitar os trabalhos, criando trajetórias e influenciando positivamente a equipe para obtenção de resultados. Informar, educar, motivar e integrar as pessoas que compõem sua equipe.

CHEFE X LIDER CHEFE LÍDER Buscam previsibilidade e ordem Evitam riscos Correm riscos Usam a influência pessoa a pessoa Exigem obediência Recebem um cargo São bons soldados. Mandam Dizem: Eu! Buscam a mudança Usam a influencia e a posição para persuadir. Inspiram os outros a seguir. Tomam iniciativas para liderar. São uma referência. Orientam Dizem : Nós !

Estilos de Liderança Liderança Autoritária Liderança Democrática Liderança Laissez-Faire

Liderança Autoritária Todas as diretrizes de trabalho são ditadas pelo líder, é ele quem decide ; O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro; Não se envolve ativamente no trabalho do grupo; É bastante impessoal e, por vezes, hostil; Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder; Provoca tensão e frustração no grupo; Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo;

AUTORITÁRIO – quando usar .... Com pessoa hostil, que encara a autoridade com ressentimento. A hostilidade precisa defrontar-se com demonstrações de autoridade. O método focaliza sua agressividade, orientando suas energias para fins construtivos. Com pessoa dependente. Esse tipo sente necessidade de uma autoridade de pulso firme; seu senso de dependência lhe dá uma sensação de insegurança, de estar solta no ar. Uma orientação mais firme inspira-lhe confiança.

Liderança Democrática As atividades são planejadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo; Os passos na direção dos objetivos do grupo são esquematizados com o grupo ; O líder é objetivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho; O líder tem comportamentos de orientação e apoio; O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa ;

DEMOCRÁTICO – quando usar ... Com pessoa que colabora. Com indivíduo que se adapta aos grupos com facilidade. Com pessoas que têm menos necessidade de direção.

Liderança Laissez-Faire É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras; O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares; Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipa; São raros os comentários sobre a atividade do grupo, a não ser quando solicitados; Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos;

LAISSEZ – FAIRE – quando usar ... Com o individualista, que gosta de permanecer sozinho. Uma vez conhecendo o seu trabalho, é geralmente mais produtivo quando está sob a liderança permissiva. Com o retraído, pessoa que tem aversão a contatos pessoais. A atmosfera permissiva contribui para a sua paz de espírito e para que seu esforço se torne mais eficiente e natural.

LIDERANÇA SITUACIONAL O estilo de liderança depende do nível de maturidade do liderado. Existem 04 estilos de Liderança Situacional : DETERMINAR (dirigir) PERSUADIR (treinar) COMPARTILHAR (apoiar) DELEGAR

DETERMINAR Adequado para funcionários de baixo nível de desempenho. Fornece direcionamento claro e específico e uma Atenta supervisão. Líder define as atribuições dos subordinados e diz quais são as tarefas que deverá cumprir, e como, quando e onde deverão cumpri-las.

PERSUADIR Adequado às pessoas que possuem certa competência mas falta empenho para assumirem responsabilidades. O líder fornece não somente comportamento diretivo (devido à dessas pessoas) mas falta de competência também comportamento de apoio, para desenvolver a confiança e o entusiasmo. Este estilo estimula a comunicação, ajuda a desenvolver a confiança e a motivação por parte do subordinado, mantendo, ao mesmo tempo, a responsabilidade pela tomada e controle das decisões nas mãos do líder.

COMPARTILHAR As pessoas são competentes, mas têm um empenho variável em relação à tarefa. Sua motivação variável se deve à falta de confiança ou à falta de segurança que sentem. O líder precisa criar oportunidades de diálogo, escutar ativamente os subordinados, e apoiar seus esforços para utilizar as habilidades que já possuem. O líder e o funcionário compartilham a tomada de decisões, sendo a principal função do líder escutar e criar condições favoráveis para que o subordinado desempenhe suas tarefas.

DELEGAR Fornece pouco direcionamento e pouco apoio. Mais eficaz com indivíduos que sejam competentes e estejam motivados. Embora o líder possa ainda identificar o problema a ser resolvido, a responsabilidade pela execução dos planos é dada a estes funcionários experientes. O líder deixa que eles “trabalhem à sua maneira” e que decidam como uma tarefa deverá ser desempenhada, e quando e onde o será.

... Planejadores pensam no que vai acontecer de diferente, triunfadores determinam o que vão fazer de diferente. Comandante Rolim