CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Para abrir as ciências sociais:
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Gestão de Pessoas: Motivação
O Desafio Liberal na Teoria das Relações Internacionais
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
MISSÃO: formar professores de educação física
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PESQUISA.
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Políticas Públicas.
Ciência Política Disciplina de Fundamentos de Filosofia e Ciências Humanas Prof. Alfredo Pereira Jr.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A S0CIOLOGIA DO DIREITO, SUA HISTÓRIA E SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS.
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
O Marxismo de Adam przeworski
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Teoria da Contabilidade
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
NEOCONSTITUCIONALISMO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Vitória Belão, Ketlyn Andrade, Aline Coutinho e Isadora Pontes.
Fundamentos Ciência positiva que estuda a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
A Sociedade humana: generalidades
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Legislação Social e Trabalhista Prof. Marcelo Thimoti.
TEORIA ESTRUTURALISTA
A construção histórica da Psicologia Social
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
Revisão de Filosofia.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1

CIÊNCIA POLÍTICA É o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve a investigação da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

Existe no interior da Ciência Política uma discussão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. 3

ATUAÇÃO DO CIENTISTA POLÍTICO Cientistas políticos estudam a distribuição e transferência de poder em processos sociais. Por causa da mistura de interesses contraditórios, a política é um exemplo aplicado da Teoria dos Jogos.

Os cientistas políticos olham os ganhos (como o lucro privado de pessoas ou das empresas ou da sociedade), e as perdas (como o empobrecimento de pessoas ou da sociedade) como resultados de um jogo em que existem regras não explícitas que a pesquisa deve explicitar. 5

Cientistas políticos medem o sucesso de um governo e de políticas específicas examinando muitos fatores como estabilidade, justiça, riqueza material, e paz. 6

Suas teorias frequentemente servem de base para ação, opção e prática de outros profissionais, como jornalistas, grupos de interesse especiais, políticos, e o eleitorado. Podem trabalhar como assessores de políticos, ou até mesmo se candidatarem a cargos políticos. 7

ATUAÇÃO DO CIENTISTA POLÍTICO Os cientistas políticos podem estudar instituições como corporações (ou empresas, no Brasil), uniões (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão. 8

ABRANGÊNCIA E METODOLOGIA A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros;

ABRANGÊNCIA E METODOLOGIA A ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos). 10

SÉCULO XX A Ciência Política é reconhecida nas universidades, como forma de combater o caciquismo no poder local e a corrupção nos partidos políticos; Após a Segunda Guerra Mundial, a Ciência Política ganha relevo e se torna uma disciplina autônoma nas universidades. Além disso ganha força a análise de sistemas eleitorais, e também do comportamento do eleitorado; Os fenômenos que contribuíram para o reforço da ciência política foram a proliferação dos sistemas democráticos, dos partidos políticos, dos mass media, de organizações internacionais. Estes fatos levaram ao aumento de estudos, o que suscitou também uma maior proliferação da ciência política.