ROTINA NA EDUCACÃO INFANTIL

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ROTINA NA EDUCACÃO INFANTIL

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ROTINA

O que é rotina? É o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias que possibilita ao educador ter uma direção do que se propõe a fazer.

Como a rotina deve ser estruturada? A rotina deve ser pensada como parte de um processo de construção coletiva, levando em conta a realidade na qual a instituição está inserida e as concepções de educação infantil explicitadas na sua PPP.

Por que estruturá-la? Uma rotina bem estruturada facilita a organização do trabalho de todos os envolvidos no processo educativo. Atua como forte referencial de tempo e espaço para a criança, dando-lhe segurança e facilitando seu processo de adaptação.

Como a rotina deve ser? Flexível, alternar movimentos dirigidos e livres em espaços variados, ter sequência clara, levar em conta o desenvolvimento das crianças, contemplar as diferentes linguagens, contar com a participação das crianças no planejamento e organização do espaço.

Como a rotina deve ser? Ter sempre presente jogos/brincadeiras/faz de conta, proporcionar relações de troca entre crianças de diferentes idades e com adultos, intercalar atividades calmas e agitadas, deve ser avaliada diariamente.

O que a rotina diária deve considerar? As atividades de regularidades explicitas de vida diária (alimentação/sono/higiene/trocas/banho/ escovação/recreio; A organização do ambiente; O uso do tempo; A seleção e propostas de atividades; A seleção e a oferta de materiais.

Qual é papel do educador?

Fica a dica A Rotina deve ser definida e registrada diariamente junto com as crianças e deve ser afixada em local visível e à altura delas.

Referências bibliográficas BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e Por Força: Rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed; BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998; OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.