GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dicas para fazer um bom Projeto de Pesquisa...
Advertisements

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
Como o Governo formula sua Estratégia
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Principais características da Abordagem Comportamental
Definição e critérios de elaboração
Avaliação de Desempenho
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
A Identidade da minha Escola
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão por Competências
Avaliação do Desempenho
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
Ferramentas da Qualidade
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
FERRAMENTAS DE MARKETING
Introdução ao Trabalho Científico
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 7 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Fluxograma Juliana Borges
Elaboração e Análise de Projetos
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Ferramentas da Qualidade
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 8 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
Pesquisa de Clima 2013.
Diretoria de Gestão Administrativa
COMO? vamos nos organizar QUANDO? O QUE? – qual o objetivo, o que queremos conhecer / observar ONDE VAMOS? – setor de atividade EEFEUSP - Departamento.
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Mapeamento e Padronização de Processos
Funções Departamento da Qualidade
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Controladoria.
O papel pedagógico do órgão gestor
1 CULTURA ORGANIZACIONAL (COR) Curso: Gestão de RH – 2º Semestre – 2006 (RH N04, N05, N06) Profª: Adriana Casas.
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

TEMA CENTRAL – AULA 9 Elaboração de relatórios. Divulgação dos resultados da pesquisa. Definição de Planos de Ação. Estrutura clássica de uma pesquisa de clima. Comentários sobre modelos de pesquisa de clima.

OBJETIVOS - Compreender como são elaborados os relatórios que divulgam os resultados das pesquisas de clima; - Conhecer a importância e os cuidados a serem adotados no momento da divulgação de uma pesquisa de clima; - Discorrer sobre os passos que devem ser aplicados na montagem dos planos de melhoria do clima organizacional; - Reconhecer a estrutura padrão de uma pesquisa de clima.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS: Após a tabulação da pesquisa, devemos registrar em relatórios os resultados apurados. Geralmente, são produzidos:   Um Relatório Corporativo, consolidando os resultados da empresa; Um Relatório com os resultados de cada diretoria da empresa Esses relatórios devem apresentar os resultados da pesquisa e devem apresentar uma análise desses resultados. Devem destacar os pontos fortes e os pontos fracos. Devem ser ilustrados com gráficos.

DEFINIÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO: Essa é a parte mais importante do processo de gestão do clima organizacional. É o seu produto final. É a indicação de ações que vão tornar melhor o clima de uma empresa.

Que critérios são utilizados para definir os planos de ação? (1) 1) Devem ser priorizados os resultados críticos da pesquisa, ou seja, aqueles que apresentarem os mais baixos índices de satisfação;   2) Devem ser atendidos todos os resultados que ficarem abaixo das médias;

Que critérios são utilizados para definir os planos de ação? (3) 3) Devem ser priorizados aqueles problemas cuja solução beneficie um maior número de empregados, ou que sejam de fácil solução, ou que impliquem em baixo investimento, ou ainda que satisfaçam as prioridades dos pesquisados.   É recomendável que esses planos tenham prazos bem definidos a fim de que sua execução possa ser acompanhada e que cada um deles possa ter um diretor responsável.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. (1) A divulgação dos resultados gera credibilidade para a realização de futuras pesquisas.   É realizada após a Aplicação e tabulação da Pesquisa Regras a serem seguidas para a divulgação dos resultados:  Censura da Direção da empresa: o que não deve ser divulgado?

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. (2)  Seguir a hierarquia na divulgação dos resultados da pesquisa: Entregar os Relatórios primeiro para os diretores, depois para os gerentes e assim sucessivamente.    É aconselhável que junto com os resultados da pesquisa, seja divulgado alguma decisão da direção da empresa, para melhorar algum ponto crítico detectado pela pesquisa.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. (3)  Divulgação total ou parcial dos resultados da pesquisa para todos os funcionários, usando todos os canais de comunicação: mural, intranet, jornal interno. É conveniente publicar uma edição especial do Jornal Interno.  Quanto mais ilustrada e comentada, melhor ela será entendida a divulgação.     Reunião com os gestores para divulgar e interpretar os resultados.

ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA PESQUISA DE CLIMA:  INSTRUÇÕES    IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DO RESPONDENTE  QUESTIONÁRIO  COMENTÁRIOS/SUGESTÕES  FOLHA DE RESPOSTA

1ª Parte: INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO: (1)  Objetivo da pesquisa.    Explicações sobre a codificação das seções.  Sinceridade nas respostas.  Participação espontânea.

1ª Parte: INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO: (2)  Não identificação do respondente.    Exemplo de preenchimento de uma questão.  Instruções sobre preenchimento da folha de resposta.  Devolução do questionário e da folha resposta nas urnas.

2ª Parte: IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE RESPONDENTE: (1) Lotação: Departamento X ( ) Departamento Y ( ) Departamento Z ( )   Nível hierárquico: Gerente ( ) Supervisor ( ) Técnico Administrativo ( ) Operacional ( )

2ª Parte: IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE RESPONDENTE: (2) Tempo de Empresa: Menos de 1 ano ( ) Mais de 1 a 3 anos ( ) Mais de 3 a 5 anos ( ) Mais de 5 a 10 anos ( ) Mais de 10 anos ( )    Sexo: Masculino ( ) Feminino ( ) Faixa Etária: Entre 18 e 25 ( ) Entre 25 e 30 ( ) Entre 30 e 40 ( ) Mais de 50 ( )

4ª Parte: COMENTÁRIOS/SUGESTÕES: Os questionários devem reservar um espaço para que o funcionário possa manifestar eventuais críticas ou sugestões. 

5ª Parte: FOLHA DE RESPOSTA: Quando a empresa a ser pesquisada conta com um grande número de empregados, é recomendável utilizar uma “folha de resposta” onde nela possam ser colocadas as respostas da pesquisa. Esse cuidado facilita o processo de digitação das respostas.

PERGUNTAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UMA PESQUISA DE CLIMA: (1) De modo geral, você está satisfeito em trabalhar na empresa? Essa pergunta além de revelar o grau geral de satisfação dos funcionários para com a empresa, serve também para validar a abrangência do instrumento da pesquisa.  Como você se imagina daqui há dois anos?    Indique as principais razões pelas quais você trabalha na empresa?

PERGUNTAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UMA PESQUISA DE CLIMA: (2)  Como você considera a empresa atualmente, em relação a quando você começou a trabalhar nela?   Você considera a empresa um bom lugar para trabalhar?   Indique duas principais razões pelas quais você trabalha na empresa.  Indique os dois principais fatores que geram mais insatisfação no seu trabalho.   Você indicaria um parente ou amigo para trabalhar na empresa?

AULA SEGUINTE: Abordaremos a pesquisa socioeconômica e também o que as empresas estão fazendo a fim de melhorar a qualidade do clima organizacional.