Disciplina: CRP0419 - Produção de Periódicos Institucionais no contexto das novas mídias, do novo social, e das empresas e instituições 19/04/2017 Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

Plano de aula LUIZ AGNER MÍDIA II
Práticas Administrativas II
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Projeto Editorial do Jornal Diretriz
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Gestão do Conhecimento
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
Assessoria de Imprensa
Aplicativos gráficos (Apresentação)
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência
Ariela Fernandes Sales (UFPB/IESP)
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
BC Processamento da Informação
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
Aulas 3H TP; 1h OT. Abordar as principais linhas de força da história da imprensa; polemizar os conceitos já adquiridos, através de sessões expositivas;
Do discurso da ditadura à ditadura do discurso Uma análise da reduzida diversidade da grande mídia brasileira e das causas desse fenômeno Por Marcel Gomes.
BALANÇO DE MÍDIA Relatório Mensal Rio de Janeiro | Setembro de 2012.
Responsabilidade Socioambiental em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Laboratório de Comunicação Institucional
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
1 Professor Dr. Murilo Battisti Professor Ms. Silvestre Braguini Filho Metodologia Científica
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
PLANO DE ENSINO – 1° SEMESTRE/2013
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Sinal, Signo e Símbolo Spinassé Fevereiro|2008.
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Prof. Msc. Mário Torres da Costa
Paper Melina Prestes de Barros Araujo. DISCIPLINA: CIBERCULTURA E ECONOMIA DIGITAL DOCENTE: PROF. MS. PAULO HENRIQUE FERREIRA PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS.
Gêneros segundo Luiz Beltrão
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Professor Douglas Pereira da Silva
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
“Um país se faz de homens e livros”
A IV Jornada de Divulgação Científica – diálogo entre ciência, mídia e cultura tem por objetivos: 1) integrar universidade, ensino médio e sociedade em.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Componentes do Jornalismo Online
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Classificação facetada: um exemplo na área de Comunicação 09 de maio de 2014.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Edição Teoria e técnica de edição de impressos. Plano de Ensino – M1 105/08 Plano de ensino + o processo de edição 212/08O processo de edição 319/08Exercício.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: CRP0419 - Produção de Periódicos Institucionais no contexto das novas mídias, do novo social, e das empresas e instituições 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar Prof.Ms. Rodrigo Cogo

Objetivos Propiciar ao aluno de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional a oportunidade de explorar, avaliar e conhecer a história, a evolução da teoria e das práticas relacionadas à seleção, interpretação, avaliação, edição e distribuição da informação aplicadas à produção de periódicos institucionais, no contexto das mídias, do novo social, das empresas e instituições. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Programa 1. Sociedade industrial e informação 2.       Informação: do commodity à informação com valor 3.       Dos públicos para as redes (Sociedade em rede): mídias inovadoras e o novo social 4.       Reposicionamento das mídias tradicionais no âmbito do novo social 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Programa 5.       Temas da sociedade de risco: competência, legalidade e legitimidade 6.       Mídias quentes e mídias frias: understanding media 7. Publicações e as redes de públicos organizacionais. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Programa 8 . Comunicação Institucional e Comunicação Mercadológica 9 . Categorias para organizar as informações: mensagens organizacionais 10. Grupos de publicações: jornais, revistas e boletins 11. Jornais: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 12. Revistas: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 13. Boletins: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Avaliação Aulas expositivas, encontros com especialistas, pesquisas em acervos de publicações, resenhas e atividades práticas. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Bibliografia CASALEGNO, Federico (org.). Memória cotidiana. Porto Alegre: Sulina, 2006 CARAMELA, Elaine...[et al.] Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo:Senac,2009. CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: FGV, 2007. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet:reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. COIMBRA, Oswaldo. O texto da Reportagem Impressa: Um curso sobre a sua estrutura. São Paulo: Ática, 2002. ERBOLATO, Mário L. Técnicas de Codificação em Jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática, 2002. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs:capitalismo e esquizofrenia, vol.1. São Paulo: Edit.34, 1995. DINES, Alberto & MALIN, Mauro (org.). Jornalismo Brasileiro no Caminho das Transformações. Brasília: Banco do Brasil, 1996. DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos e SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva, 2008. GOMES, Nelson e NASSAR, Paulo. A Comunicação da Pequena Empresa. São Paulo: Editora Globo, 2002. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Bibliografia GUEDES CAPUTO, Stela. Sobre entrevistas. Petrópolis: Vozes, 2006. GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Anna Blume, 2000. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística - Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. ____________. Ideologia e Técnica da Notícia. Petrópolis: Vozes, 1979 LIMA, André Motta. Datos e Fatos: 365 dias de história para alegria dos pauteiros. Rio de Janeiro: Casa do Vídeo, 2002. LIPOVESTSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre:Sulina, 2004. MANUAIS DE ESTILO E REDAÇÃO - Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Editora Abril. MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S.Paulo, 1997. MORAES, Denis. Sociedade mediatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. MORAIS, Fernando. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Bibliografia NASSAR, PAULO (Coord.). Comunicação Interna: A Força das Empresas. São Paulo: Aberje Editorial, 2003. ________________. Comunicação e Organizações Brasileiras nos anos 1970. [dissertação de Mestrado]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001. ________________. Tudo é Comunicação. São Paulo: Lazuli, 2003. NASSAR, PAULO & ZANUSO, Claudia Cezaro. Como alcançar excelência em Comunicação Interna. São Paulo: I Congresso Nacional de Comunicação e RH (ABRH e ABERJE), 2003. NASSAR, Paulo e FIGUEIREDO, Rubens. O que é Comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2003. NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Renato Janine;GUTTILLA, Rodolfo Witzig. A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo:missão, visão e valores ABERJE. São Paulo: ABERJE Editorial, 2007. NASSAR, Paulo. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. In: Di FELICE, Massimo. Do Público para as redes: A comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul:Difusão, 2008. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Bibliografia NOBLAT, Ricardo - A arte de fazer um jornal diário - Editora Contexto, São Paulo, 2002 PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de apuração na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2006. _________________________. Guia para a edição jornalística. Petrópolis Santaella, Lucia. Meios, mídias, mediações e cognição. In:CARAMELA, Elaine...[et al.] Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo:Senac,2009. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Leituras para a prova de 01/04 e conteúdo dado em aulas DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs:capitalismo e esquizofrenia, vol.1. São Paulo: Edit.34, 1995. Ler da pág.11 até a pág.37 (Rizomas). Explicar o conceito relacionado a idéia de um novo social e da interatividade e conectividade das relações no ambiente desse novo social. NASSAR, Paulo. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. In: Di FELICE, Massimo. Do Público para as redes: A comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul:Difusão, 2008. NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Renato Janine;GUTTILLA, Rodolfo Witzig. A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo:missão, visão e valores ABERJE. São Paulo: ABERJE Editorial, 2007. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Outras Provas 6/5/2011 3/6/2011 01/7/2011 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Seminários Março/Junho Seminários Março/Junho * nota negativa – perda de 5 pontos, em caso de falta ou mau desempenho. Tema principal: Organização da informação A partir do tema principal, análises das seguintes mídias: FOLHA DE SÃO PAULO - NEW YORK TIMES O ESTADO DE SÃO PAULO – Wall Street Journal VEJA - The Economist EPOCA – The Guardian – Washington Post EXAME - El País – Correio Brasiliense EPOCA NEGÓCIOS – Le Monde 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar

Resenha ( até 7.000 toques) Leitura Obrigatória (cairá questão sobre o livro na última prova) Livro : O grande livro do jornalismo, editado por Jon E. Lewis. José Olympio Editora – R$ 49,00 (Submarino) 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar