Disciplina: CRP0419 - Produção de Periódicos Institucionais no contexto das novas mídias, do novo social, e das empresas e instituições 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar Prof.Ms. Rodrigo Cogo
Objetivos Propiciar ao aluno de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional a oportunidade de explorar, avaliar e conhecer a história, a evolução da teoria e das práticas relacionadas à seleção, interpretação, avaliação, edição e distribuição da informação aplicadas à produção de periódicos institucionais, no contexto das mídias, do novo social, das empresas e instituições. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Programa 1. Sociedade industrial e informação 2. Informação: do commodity à informação com valor 3. Dos públicos para as redes (Sociedade em rede): mídias inovadoras e o novo social 4. Reposicionamento das mídias tradicionais no âmbito do novo social 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Programa 5. Temas da sociedade de risco: competência, legalidade e legitimidade 6. Mídias quentes e mídias frias: understanding media 7. Publicações e as redes de públicos organizacionais. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Programa 8 . Comunicação Institucional e Comunicação Mercadológica 9 . Categorias para organizar as informações: mensagens organizacionais 10. Grupos de publicações: jornais, revistas e boletins 11. Jornais: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 12. Revistas: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 13. Boletins: questões técnicas, éticas e estéticas e convergências 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Avaliação Aulas expositivas, encontros com especialistas, pesquisas em acervos de publicações, resenhas e atividades práticas. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Bibliografia CASALEGNO, Federico (org.). Memória cotidiana. Porto Alegre: Sulina, 2006 CARAMELA, Elaine...[et al.] Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo:Senac,2009. CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: FGV, 2007. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet:reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. COIMBRA, Oswaldo. O texto da Reportagem Impressa: Um curso sobre a sua estrutura. São Paulo: Ática, 2002. ERBOLATO, Mário L. Técnicas de Codificação em Jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática, 2002. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs:capitalismo e esquizofrenia, vol.1. São Paulo: Edit.34, 1995. DINES, Alberto & MALIN, Mauro (org.). Jornalismo Brasileiro no Caminho das Transformações. Brasília: Banco do Brasil, 1996. DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos e SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva, 2008. GOMES, Nelson e NASSAR, Paulo. A Comunicação da Pequena Empresa. São Paulo: Editora Globo, 2002. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Bibliografia GUEDES CAPUTO, Stela. Sobre entrevistas. Petrópolis: Vozes, 2006. GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Anna Blume, 2000. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística - Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. ____________. Ideologia e Técnica da Notícia. Petrópolis: Vozes, 1979 LIMA, André Motta. Datos e Fatos: 365 dias de história para alegria dos pauteiros. Rio de Janeiro: Casa do Vídeo, 2002. LIPOVESTSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre:Sulina, 2004. MANUAIS DE ESTILO E REDAÇÃO - Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Editora Abril. MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S.Paulo, 1997. MORAES, Denis. Sociedade mediatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. MORAIS, Fernando. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Bibliografia NASSAR, PAULO (Coord.). Comunicação Interna: A Força das Empresas. São Paulo: Aberje Editorial, 2003. ________________. Comunicação e Organizações Brasileiras nos anos 1970. [dissertação de Mestrado]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001. ________________. Tudo é Comunicação. São Paulo: Lazuli, 2003. NASSAR, PAULO & ZANUSO, Claudia Cezaro. Como alcançar excelência em Comunicação Interna. São Paulo: I Congresso Nacional de Comunicação e RH (ABRH e ABERJE), 2003. NASSAR, Paulo e FIGUEIREDO, Rubens. O que é Comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2003. NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Renato Janine;GUTTILLA, Rodolfo Witzig. A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo:missão, visão e valores ABERJE. São Paulo: ABERJE Editorial, 2007. NASSAR, Paulo. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. In: Di FELICE, Massimo. Do Público para as redes: A comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul:Difusão, 2008. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Bibliografia NOBLAT, Ricardo - A arte de fazer um jornal diário - Editora Contexto, São Paulo, 2002 PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de apuração na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2006. _________________________. Guia para a edição jornalística. Petrópolis Santaella, Lucia. Meios, mídias, mediações e cognição. In:CARAMELA, Elaine...[et al.] Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo:Senac,2009. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Leituras para a prova de 01/04 e conteúdo dado em aulas DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs:capitalismo e esquizofrenia, vol.1. São Paulo: Edit.34, 1995. Ler da pág.11 até a pág.37 (Rizomas). Explicar o conceito relacionado a idéia de um novo social e da interatividade e conectividade das relações no ambiente desse novo social. NASSAR, Paulo. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. In: Di FELICE, Massimo. Do Público para as redes: A comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul:Difusão, 2008. NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Renato Janine;GUTTILLA, Rodolfo Witzig. A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo:missão, visão e valores ABERJE. São Paulo: ABERJE Editorial, 2007. 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Outras Provas 6/5/2011 3/6/2011 01/7/2011 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Seminários Março/Junho Seminários Março/Junho * nota negativa – perda de 5 pontos, em caso de falta ou mau desempenho. Tema principal: Organização da informação A partir do tema principal, análises das seguintes mídias: FOLHA DE SÃO PAULO - NEW YORK TIMES O ESTADO DE SÃO PAULO – Wall Street Journal VEJA - The Economist EPOCA – The Guardian – Washington Post EXAME - El País – Correio Brasiliense EPOCA NEGÓCIOS – Le Monde 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar
Resenha ( até 7.000 toques) Leitura Obrigatória (cairá questão sobre o livro na última prova) Livro : O grande livro do jornalismo, editado por Jon E. Lewis. José Olympio Editora – R$ 49,00 (Submarino) 19/04/2017 Prof. Dr. Paulo Nassar