Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
DIRETRIZES CURRICULARES
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Tecnologia Espacial na Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
SENSORIAMENTO REMOTO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA MAIS QUE INTERESSANTE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Educação no contexto do Trabalho
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
9º eAtus Encontro dos Atendimentos aos Usuários E 1ª Semana de Atualização do CDSR.
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Profa. Reane Franco Goulart
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Sugestão de Atividade:
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
História nas atuais propostas curriculares
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Como elaborar um plano de aula
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Cristiane Jonas Francisconi
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Elisângela Costa Rodriguês Aragão Fernanda Soares Godoi Yano do Canto
Atividade complementar 04
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O Uso de imagens de satélite no ensino básico da geografia – os megaeventos e as transformações do espaço urbano do Rio de Janeiro  Denise Maria Vieira Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho

MOTIVAÇÃO Espaço SREduc Departamento de Geografia - UFRJ Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação MOTIVAÇÃO

Necessidade de novas estratégias Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Mudanças necessárias no ensino básico Necessidade de novas estratégias Reafirmação da formação do cidadão pleno Mudanças no âmbito social e ambiental Uso cada vez maior de tecnologias

Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O moderno processo de ensino-aprendizagem deve contemplar três aspectos: A propensão a parar para pensar; A motivação para o aprender; - O enfoque na forma como o conteúdo é compreendido pelo aluno.

O potencial de utilização do Sensoriamento Remoto na educação Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O potencial de utilização do Sensoriamento Remoto na educação Forte característica multidisciplinar; Possibilita trabalho no nível local; Forte correlação com a verdade terrestre; Informações constantemente atualizadas; Disponibilidade de séries históricas; Presença nos mais diversos meios de comunicação. Ex. Google Earth.

Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Justificativa Se apropriar do espaço vivido é um valor a ser resgatado pela escola. o conhecimento do local é a base para a construção de conceitos e é fundamental para desenvolver o valor do pertencimento, com base na ideia de que só se gosta daquilo que se conhece” No caso particular da cidade do Rio de Janeiro, a realização de megaeventos provocou, e ainda tem provocado, inúmeras transformações em seu espaço. Este trabalho se propõe a instigar o diálogo e a troca entre os alunos, com o objetivo de colocar em pauta uma discussão sobre o espaço vivido, dentro do ensino da geografia.

Aplicação da Atividade Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Aplicação da Atividade A realização dos trabalhos se deu com alunos do 9º Ano da Escola Municipal Thomé de Souza, situada no bairro de Senador Camará, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma escola de ensino regular, que atende a um total de 800 alunos, distribuídos em turmas que vão do 6 o ao 9º Ano do Ciclo Fundamental II, sendo a grande maioria moradora do entorno da escola.

Desenvolvimento da Atividade Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Desenvolvimento da Atividade Primeira Etapa – Incentivar as discussões que revelassem as impressões iniciais dos alunos e da comunidade escolar em relação aos impactos sociais e à utilização dos recursos financeiros mobilizados pelos diversos níveis de governo para serem investidos nos megaeventos, especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Segunda Etapa – Após o recesso escolar. Foi realizado um novo levantamento de opiniões, agora passada a Copa, a partir dos quais foram elaborados gráficos sobre a realização do evento no país e também sobre as áreas sociais que deveriam receber maiores investimentos e atenção dos governos.

Observou-se o uso de conceitos, o vocabulário empregado pelos alunos, Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Considerando o potencial da imagens de satélite para o desenvolvimento dos alunos foram selecionadas imagens dos anos de 2006 e de 2014. Terceira Etapa – Promoveu-se uma série de perguntas, com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e como estes percebiam o seu espaço de vivência, deixando-os se expressarem livremente, Orientou-se as observações, de forma a que os alunos pudessem ter uma percepção do conjunto da área, Observou-se o uso de conceitos, o vocabulário empregado pelos alunos, Verificou-se a capacidade para identificar e fazer comparações espontâneas, demonstrando (ou não) uso de importantes funções cognitivas.

Barra da Tijuca, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Barra da Tijuca, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Engenho de Dentro, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Engenho de Dentro, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Maracanã, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Maracanã, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Senador Camará, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Senador Camará, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Barra da Tijuca, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Barra da Tijuca, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

Resultados e Conclusão Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Resultados e Conclusão As diversas atividades desenvolvidas pelos alunos durante a realização do trabalho (entrevistas, confecção de gráficos, consultas a comunidade escolar, elaboração de cartazes e debates) e em particular a utilização do software Google Earth, contribuíram para ampliar um olhar crítico dos estudantes em relação à cidade em que vivem e aos impactos das ações governamentais sobre esse espaço. No tocante às transformações do espaço urbano, a utilização de imagens de satélite permitiu aos alunos visualizar e compreender a organização do espaço urbano e suas transformações, fornecendo informações para debates e propiciando condições para o entendimento de como a dimensão espacial afeta a vida da sociedade, o que pode contribuir para que ações efetivas na fiscalização e participação na gestão dos interesses de todos os cidadãos da cidade se ampliem significativamente.

http://www.xjesr-vsg-uefs.ufba.br Atenção: Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Atenção: X Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul – IV Seminário de Geotecnologias http://www.xjesr-vsg-uefs.ufba.br

VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO! Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO! MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS! GANDHI OBRIGADA! v.denise2004@ig.com.br