Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Plano de Ação Pedagógica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Proposta para aula 1: TV Digital e Educação W2E GT3
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Formas de Interação.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Atividades.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Comunidade de aprendizagem
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Monitoramento e Avaliação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Área Educacional O curso é dirigido a educadores de ensino Fundamental e Médio.

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais O curso de Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional expresso neste projeto tem como objetivo oportunizar ao educador, que busca enriquecer sua prática pedagógica, uma atualização tecnológica utilizando os blogs como ferramenta pedagógica dada sua versatilidade e abrangência. Pretende, também, levantar alternativas pedagógicas, em forma de projetos a serem elaborados pelos educadores.

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Oportunizar ao educando, (neste caso o educador) uma atualização tecnológica utilizando os blogs como ferramenta pedagógica. -Conceituar Tecnologia Educacional. -Analisar o uso da internet na educação. -Estabelecer conceito e estrutura dos blogs. -Levantar possibilidades de uso do blog como ferramenta pedagógica.

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Formação Continuada Educação a Distância Tecnologia Educacional

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais SAMPAIO, Marisa; LEITE, Lígia. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, Professor X Tecnologia ou Professor + Tecnologia? O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas: a memória (banco de dados, hipertextos), a imaginação (simulações), a percepção (sensores digitais), os raciocínios (inteligência artificial). É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo. Enfim, toda esta evolução está transformando nossa percepção da realidade. (LÉVY, 2000) SCHITTINE, Denise. Blog: Comunicação e escrita íntima na Internet.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Trabalho de campo virtual Blogs – uma tribuna livre Tevescópio e Teleblog

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Como o objetivo é conhecer o potencial e fazer uso pedag ó gico da ferramenta blog, as intera ç ões ocorrerão neste ambiente criado e administrado pela equipe pedag ó gica. Neste espa ç o, as propostas de discussão com caracter í sticas de f ó rum, serão lan ç adas em posts com espa ç o para participa ç ão dos educandos nos coment á rios. Tecnologia Educacional No fórum estabelecido os alunos serão desafiados a construírem, o conceito de Tecnologia Educacional onde a questão: Professor X Tecnologia ou: Professor + Tecnologia? norteará a discussão. Para isto será utilizado o espaço dos comentários do Blog que oportuniza uma interação assíncrona e/ou o Messenger para momentos síncronos. Caberá a equipe pedagógica mediar a discussão, atualizando diariamente o blog. Analisar o uso da internet na educação O livro Cibercultura, de Pierre Lévy, será indicado durante a discussão. Neste o autor aborda a nova relação com o saber, as mutações da educação e a democracia eletrônica possíveis com o advento da Internet, destacando os diversos recursos como correio eletrônico ( ), conferência eletrônica, transferência de arquivos, virtualização de informação, comunidades virtuais, etc. A discussão será encaminhada para o reconhecimento das novas formas de aprendizagem além das formas tradicionais. Dinâmica dos blogs Nesta unidade o grupo fará busca a procura de blogs com enfoque educacional, tendo como objetivo vivenciar a dinâmica ao interagir com os comentaristas e blogueiros de diferentes blogs. A divulgação dos endereços e troca de impressões acontecerá através do blog da turma.

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Recursos humanos. · Equipe pedag ó gica, composta por duas pedagogas multimeios respons á veis pelo planejamento: elabora ç ão do material bibliogr á fico e webgr á fico, elabora ç ão das atividades, dinamiza ç ão da intera ç ão e instrumentos de avalia ç ão. Equipe administrativa, respons á vel pela divulga ç ão, inscri ç ão, setor financeiro e diploma ç ão – Terena. Recursos tecnológicos* Recursos financeiros: Investimento Inicial – R$ ,00 Investimento Mensal – R$ 325,90

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Diferente dos meios tradicionais, os blogs já nasceram com a característica que mais estimula o seu uso: a agilidade provocada pela interação. Este estudo que ainda está muito carente de bibliografia, mas já indica que pode enriquecer a prática pedagógica favorecendo a construção do conhecimento do educando.

Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Nos blogs há espaço para a reflexão, para a escolha de um ponto de vista e aqui também cabe ao educador utilizá-lo de forma a auxiliar o educando na construção do conhecimento, na formação da sua racionalidade, do pensamento livre, da leitura crítica e da reflexão sobre a realidade da sociedade a que pertence.