Planejamento Código de Ética nas Organizações

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Código de Ética nas Organizações

Bibliografia HUMBERG, Mário Ernesto. O profissional e a ética empresarial. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling Kunsch (org). Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2º ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. HUMBERG. Mario Ernesto. Ética organizacional e Relações Públicas. In: Revista Organicom, São Paulo, ano 5, número 8, 1º semestre 2008. p. 89-98. BOWEN, Shannon A. Modelo prático para tomada de decisão ética em questões emergentes nas Relações Públicas. Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, ano 3, nº 6, dezembro de 2005.

Premissas ESSÊNCIA Definições éticas são originalmente provenientes do seu fundador (ou fundadores). NÃO SÃO REGRAS E NÃO SE COPIA Não trata-se de “dez mandamentos” copiados de outras empresas. Não trata-se de ação promocional, de “aparência”. Os valores precisam ser realmente praticados na empresa. Precisa ter credibilidade interna primeiramente para ter externa. PAPEL ESTRATÉGICO Projeto de alta significação para os negócios, e de lenta maturação. LINGUAGEM – FUNCIONÁRIO NÃO É INIMIGO Linguagem deve estimular a participação, o funcionário ser parceiro. Evitar o “Não fazer isso”, “Não fazer aquilo”.

Processo de Construção 1. PROCESSO DE BUSCA DE VALORES / MECANISMOS DE DEFINIÇÃO / ENGAJAMENTO ALTA DIREÇÃO Busca dos valores realmente praticados na empresa, definição do que deve permanecer (A organização tem condições de definir um programa de ética empresarial?) Discussão dos valores em vários escalões, para que participem e se envolvam na definição Engajamento da alta direção na prática e na defesa dos valores tomados como base. 2. DIVULGAÇÃO Reuniões, palestras, comunicados, materiais impressos e audiovisuais. 3. APLICABILIDADE Diretrizes para novas contratações Direcionamento para atitudes e práticas 4. ACOMPANHAMENTO Instituição de uma Comissão de ética Treinamentos contínuos e debates Revisões 5. VIGILÂNCIA Punições para infrações Formas de reclamações

Conteúdo Conteúdo tradicional: Palavra do presidente Valores, visão e missão Princípios éticos gerais Conceitos de preservação de imagem organizacional Histórico e processo de criação Leis, regulamentos e normas a que as organizações estão sujeitas Condutas adequadas a cada público stakeholder Segurança da informação Aplicação do código Formas de obter conselho e orientação Compliance e Punições Responsabilidades Adesão

Diretrizes para relações com Stakeholders PÚBLICOS ENVOLVIDOS Definição ampla de públicos, de acordo com a organização. Órgãos do governo Clientes/consumidores Colaboradores internos Investidores Fornecedores Sindicatos Grupos de pressão / Ativistas Organizações não-governamentais Comunidade Mídia

PLANEJAMENTO – PROGRAMA ÉTICA Setores INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Fernanda Abigail / Gabriela INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Rubens / Flávia / Mariana Reis (A) SERVIÇO – Fernada P. / Priscilla / Natália Me. (A) VAREJO – Rodrigo / Fernanda Cabral / Mariana Haddad (A) E-COMMERCE – LAÍS / Renato FINANCEIRO – BANCOS – Fábio / Roberta / Carolina Ribeiro (A) ONG - Carolina A. / Vânia CULTURA – Flávia / Adriana A. INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA / Camila © / Karina(A)

Etapas Construção Briefing: (hoje, 05/10) Perfil geral empresa Valores Missão Visão Cultura Etapas do Planejamento de um programa de ética PROCESSO DE BUSCA DE VALORES / MECANISMOS DE DEFINIÇÃO / ENGAJAMENTO ALTA DIREÇÃO (hoje, 05/10) 2. DIVULGAÇÃO 3. APLICABILIDADE 4. ACOMPANHAMENTO 5. VIGILÂNCIA APRESENTAÇÕES – 19/10