UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PEDAGOGIA EDUCAÇÃO E JOGOS ELETRÔNICOS: DELINEANDO TRILHAS INVESTIGATIVAS Autora: Alessandra Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
Santiago Alves de Siqueira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
Que infância é essa? desafios e possibilidades Sílvia Nunes Ramos
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Linguagem, Formação e Aprendizagem
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Elaboração de relatório
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Academico Professor Data
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Faculdade Sagrada Família
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
TÍTULO TAMANHO 60 NEGRITO JOÃO DA SILVA Universidade A, MARIA DE SOUZA Universidade B,
Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas
Anhanguera Educacional Faculdade de Farmácia
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
A percepção do estudante internacional sobre seu acolhimento em Instituições de Educação Brasileiras Claudia Silva Manolita Correia Lima.
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
UMA INVESTIGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, NO PERÍODO DE 2010 A 2015, DOS GRADUADOS EM SECRETARIADO EXECUTIVO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Ariadina.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PEDAGOGIA EDUCAÇÃO E JOGOS ELETRÔNICOS: DELINEANDO TRILHAS INVESTIGATIVAS Autora: Alessandra Silva de Souza Orientadora: Lynn Alves SALVADOR - BA 2010

 Problema da Pesquisa Como se configura as pesquisas apresentadas no Seminário Jogos Eletrônicos?

 Objetivos : Geral:  Compreender as contribuições que as produções referentes a jogos eletrônicos e educação, no período de 2005 a 2009, têm fornecido para as discussões acerca da temática.

Específicos:  Mapear as produções relacionadas com Educação e Jogos Eletrônicos, a fim de subsidiar e fortalecer novas leituras para estas mídias;  Construir o estado da arte nessa área de conhecimento;  Identificar as principais tendências presentes nestas investigações.

 Dialogando com os Autores  Jogo – cultura: HUIZINGA (2001);  Jogo – aprendizagem: PIAGET (1964); VYGOTSKY (1998);  Contextualizando – SEVCENKO (2006); CASTELLS (1999); MOURA (2008);

 Jogo Eletrônico GEE (2004); JOHNSON (2005); ALVES (2005); MOITA (2006); MENDES (2006).

 Metodologia:  Abordagem qualitativa;  Espaço Empírico:

Etapas da Pesquisa.

 Last but not least  Perfil dos Pesquisadores;  Mapeamento: Por último, porém não menos importante.

Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2005 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2006 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2007 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2008 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2009 – GT – Jogos eletrônicos e educação.

 Considerações finais: As pesquisas apontaram uma atração por certos jogos que se destacavam, conforme o período em que os artigos estavam sendo escritos. Com a aprovação do edital do FINEP para o desenvolvimento de jogos eletrônicos em 2006, os autores escreveram sobre essas produções demonstrando que a produção de mídias em instituições de ensino e pesquisa tem aumentado significativamente no Brasil Financiadora de Estudos e Projetos.

A pesquisa demonstrou um avanço significativo em pesquisas com games no nosso país e um crescimento na área da educação. A pesquisa mostrou-se significativa por socializar as contribuições que o Seminário de Jogos tem trazido para a área da Educação no cenário acadêmico com as pesquisas feitas por universidades do país.

“Navegar é preciso, viver não é preciso”. (FERNANDO PESSOA)