Seminário de Análise e Produção Textual III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
CRÔNICAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS
LEITURA DE IMAGENS.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Resenha Produção de texto.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
SILVANA BERBEL FERNANDES
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Universidade Federal do Amapá
Elaboração de relatório
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Tema central e eixos temáticos
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Para não esquecer Marita Martins Redin.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Os sentimentos de cada um
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

Seminário de Análise e Produção Textual III Seminário de Análise e Produção Textual III. Marcia Flores Palmas; Silvonei Barp; Sirleni Ribeiro Tomasi.

“Literatura na escola” Alberto Roiphe* LIVROS INFANTIS SOBRE OS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO: QUANDO O ALUNO DE PEDAGOGIA SE TORNA AUTOR. “Literatura na escola” Alberto Roiphe*

Atende dois turnos: vespertino e noturno Atende dois turnos: vespertino e noturno. A maioria dos professores são mestre e doutores. Os alunos são em sua maioria, trabalhadores e residem na área metropolitana do Rio de Janeiro, alguns deles na baixada fluminense, a faixa etária é em média de 22 anos, a turma a qual a atividade foi desenvolvida foi o período noturno.

OBJETIVO Desafiar os alunos na produção livros infantis artesanais sobre os bairros da cidade do Rio de Janeiro.

METODOLOGIA A pesquisa Fontes: virtuais e oficias Históricas Culturais Sociais Econômicas.

Desenvolvimento da narrativa em elucidando o fato descoberto e evidenciado elementos relevantes ao bairro. O processo de criação onde os alunos abordam a temática, os elementos estruturais da narrativa como enredo, tempo, espaço, ambiente, narrador e personagem. A construção acontecem das mais variadas formas, desenhos, colagens, montagens, etc.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA O autor se utiliza do conceito leitura de Roland Barthes, autor do artigo “Escrever a leitura” trazendo para discussão, o fato do leitor de uma obra, o leitor interromper a leitura, por afluxo de idéias, excitações, associações ele chama essa interrupção de texto leitura, como forma de interrogar-se sua própria prática tornando-se objeto de outra leitura. É o que acorreu com os alunos diante do desafio proposto quando se manifestam.

A respeito do que estão lendo a respeito dos bairros da cidade A respeito do que estão lendo a respeito dos bairros da cidade. Segundo Barthes, eles observam nas verdades, através das vivências dos próprios personagens, esta é a marca, a diferença entre a lógica da leitura que se limita ao texto em si, acontecendo como provocação entre o dialogo e a leitura, reflexão de forma lúdica, efetivando as relações entre as práticas da literatura na escola .

Albert Manguel: Da importância do processo de criação, dar visibilidade a arte da imagem tornar visíveis seus pensamentos, emoções e sentimentos, expandem seus repertórios. Roland Barthes: Questiona o fato de interromper a leitura para por afluxo as idéias, excitação, associações.

Jesuíno em: O sonho de um menino. RESULTADOS Jesuíno em: O sonho de um menino. História Postal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência proposta veio enriquecer as práticas de leitura em sala de aula no curso de pedagogia da UNIRIO, permitindo aos alunos conhecer as realidades fora da sala de aula e trazer vários gêneros de leitura para socialização com os colegas e alunos através de narrativas e personagens e produções ilustrativas na linguagem verbal e linguagem visual.