Técnicas de gestão e empreendedorismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Mudança Organizacional
EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Regina Célia Baptista Belluzzo
Empreendedorismo AULA 5
Administração Estratégica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Administração de Sistemas de Informação II
O Desenvolvimento da Visão.
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Empreendedorismo nas Empresas
A Construção do Plano de Negócio
Plano de Negócio Elber Sales.
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Prof. Msc. Magali de Macedo
EMPREENDEDORISMO.
EMPEENDEDORISMO.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
conhecimentos em resultados
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Introdução ao Marketing
Empreendedorismo.
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Técnicas de Empreendedorismo
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
Plano de Negócios.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Mercado de Trabalho.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Movimentos sociais.
LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp
Gestão de Pessoas.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
Marketing de Relacionamento
Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Universidade de São Paulo Empreendedorismo e Plano de Negócios
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
UNIVERSIDADE RED JACKET
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
Transcrição da apresentação:

Técnicas de gestão e empreendedorismo Prof. Moisés Habib Bechelane Maia moiseshabib@yahoo.com.br Faculdade Pitágoras

Mundo dos negócios Mercado altamente competitivo; Empresas inflexíveis estão fadadas ao fracasso; Abertura econômica no Brasil – anos 90; Aflora o perfil empreendedor nos brasileiros (entre os 7 países com maior vocação empreendedora).

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”. Jeffry Timmons, 1990

Perfil empreendedor O que é ser empreendedor? Indivíduo inovador capaz de modificar qualquer área do conhecimento humano. Caso Hippopizza; Qual motivo do sucesso da Hippopizza?

O empreendedorismos, portanto, é mais que fundar uma empresa (antes e depois). Veja o caso da Hippopizza – houve uma grande preparação para abrir a empresa, e atenção constante para facilitar o crescimento futuro da mesma.

Podemos dizer que empreendedorismo é um processo. Um negócio apenas pode ser considerado empreendedor se transformado em realidade; Provérbio africano – Leão x antílope (mundo dos negócios);

O que influencia no perfil empreendedor Fatores individuais – algumas pessoas tem mais energia que as outras. São mais dispostas a correr riscos. Fatores grupais – Pessoas que recebem incentivos de amigos e expostas a ambientes empreendedores.

O que influencia no perfil empreendedor Fatores sociais – Pessoas que moram em lugares onde há políticas governamentais favoráveis a criação de empresas. Pense em duas pessoas em sua região que tiveram experiência empreendedora. Quais fatores, em sua opinião, contribuíram para elas abrirem um negócio?

Essas pessoas são empreendedoras? Um diretor de meia idade de uma grande empresa pede demissão por causa de stress. Ele teve a idéia de utilizar pneus velhos prensados para fazer tubulações para esgoto.

Uma mulher que gosta de fazer doces de chocolate e trufas, e é sempre elogiada por amigos, abre uma empresa para fazer e vender trufas; Um aluno de adm. Desenvolve uma empresa de ecoturismo e aplica algumas atividades na mata para treinamento de empresários.

Um pesquisador envolvido em pesquisa sobre biotecnologia faz uma importante descoberta, mas não tem interesse de divulgar seu feito e nada faz a respeito.

Características de um empreendedor Iniciativa – Não ficam esperando ajudas; Autoconfiança – Acredita em si mesmo; Aceitação de riscos – Mesmo que sob medida; Sem temor de fracasso – Só não erra quem não faz; Persistência – Início pode ser difícil; Controle – Ações dependem de si mesmo; Voltado para equipe

Formas de agir Empreendedores quebram as regras. Ex: Flores online; Empreendedores têm paciência para iniciar pequeno – caso Hippopizza; Disposição para mudar estratégias – caso Hippopizza;

Perguntas frequentes Empreendedor nasce feito? As oportunidades ou necessidades econômicas. Qual a influência no surgimentos dos empreendedores? As experiências de vida é que formam o empreendedor?

Técnica de gestão - empreendedorismo Prof. Moisés Habib Bechelane Maia moiseshabib@yahoo.com.br Faculdade Pitágoras

“Um negócio apenas pode ser considerado empreendedor se transformado em realidade”

Reconhecendo Oportunidades De acordo com Shumpeter há três formas de oportunidades: Mudança tecnológica – quanto maior a evolução, mais fácil alguém criar algo. Mudança política – rastreabilidade dos produtos. Ex: venda de carne para europa.

Mudança social e demográfica – crescimento de uma região e maior expectativa de vida da população. Outras formas de oportunidades Novos mercados – refrigeração; Nova matéria prima – álcool.

Setores que favorecem novas empresas Você deve procurar abrir um empreendimento que já tenha um prévio conhecimento; Quatro condições pra abrir um negócio 1 - Condições de conhecimento.

Grau de complexidade do processo produtivo; Nível de criação de conhecimento do setor; 2 - Condições de demanda Grandes mercados; Crescimento do mercado; Segmentação do mercado.

3- Ciclos de vida do setor; Devem ultrapassar os períodos de moda. Necessidades atuais e futuras; Concorrentes atuais e futuros. 4- Estrutura do setor Grande capital de entrada; Custo de propaganda alto pra novas empresas; Melhor em setores de pequenas empresas.

Características favoráveis as empresas já estabelecidas Curva da aprendizagem; Reputação; Fluxo de caixa pleno; Economias de escala.

Alianças com empresas Uma das melhores formas de crescimento de uma empresa é através da cooperação; Cooperação com concorrentes – aliança; Fornecedor-cliente – parceria.

Risco de fazer aliados – o aliado de hoje pode ser o concorrente de amanhã. Ou pode cooperar e manter a cooperação atrativa ou pode se isolar; JANELA DE OPORTUNIDADES: pager e celular. Academias 24hrs.

Mesmo grupo da última aula – Pensar em um empreendimento da sua área que você abriria em Divinópolis. Apresentar na próxima aula para a sala. Apresentar os motivos que levam você a abrir tal empreendimento

Grato pela atenção