OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA
Advertisements

A Importância do Controle Interno no Âmbito Municipal
Avaliação do Plano Plurianual
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
ROCHA, Arlindo Carvalho
Sistema de Controle Interno na Administração Pública
Orçamento na CF/88 Princípios
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.

Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
Ciclo de Planejamento PPA.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Aprendizados com a expansão da Rede de M&A:
Controle Interno no Brasil
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
R EPENSANDO O S ISTEMA DE P LANEJAMENTO E O RÇAMENTO F EDERAL Seminário Assecor Outubro/2013.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Lei orçamentária anual - loa
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Prof. Ms. Edilberto Ponce Braconi
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob a forma de sistemas integrados compreendendo as atividades de planejamento, de orçamento, de administração financeira, de contabilidade e de controle no âmbito de cada nível de governo: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO Amplitude Institucional

OS SISTEMAS PLANEJAMENTO ORÇAMENTO CONTÁBIL CONTROLE FINANCEIRO

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE O Sistema de Planejamento tem por finalidade formular o planejamento estratégico, os planos setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais; gerenciar o processo de planejamento e promover a articulação entre os outros níveis de governo.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE O Sistema de Orçamento tem por finalidade formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais; gerenciar o processo de orçamento e promover a articulação entre os outros níveis de governo.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE O Sistema de Administração Financeira visa ao equilíbrio financeiro do Governo, dentro dos limites da receita e despesa públicas. Compreende as atividades de programação financeira, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade do Tesouro e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE O Sistema de Contabilidade tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial em cada nível de governo. Compreende as atividades de registro, de tratamento e de controle das operações com vistas à elaboração de demonstrações contábeis.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE O Sistema de Controle Interno visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e a apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE PLANO PLURIANUAL PPA CONSOLIDA, QUALIFICA E DIMENSIONA A PROGRAMAÇÃO DE GOVERNO PARA OS 4 ANOS SUBSEQUENTES LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO ESTABELECE METAS E PRIORIDADES, NA PROGRAMAÇÃO DE GOVERNO, PARA O ANO SUBSEQUENTE LEI DOS ORÇAMENTOS ANUAIS LOA DESTINA RECURSOS À PROGRAMAÇÃO PARA O ANO SUBSEQUENTE, SEGUINDO A ORIENTAÇÃO DA LDO

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE Os Sistemas são formados por uma estrutura composta pelas organizações, recursos humanos, informações, tecnologia, regras e procedimentos, necessários ao cumprimento de suas funções.

NÍVEIS PROGRAMÁTICOS

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE  O Órgão Central é responsável pela coordenação e normatização das ações dos órgãos que compõem um sistema.

OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE  O Órgão Setorial é o articulador entre o órgão central e os órgãos executores, dentro de um sistema, sendo responsável pela coordenação das ações na sua esfera de atuação.

NÍVEIS PROGRAMÁTICOS As unidades executoras das entidades vinculadas ou subordinadas aos órgãos setoriais ficam sujeitas à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central e também, no que couber, do respectivo órgão setorial.

SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO PRINCIPAIS FINALIDADES O Sistema de Orçamento compreende as atividades de acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos no âmbito de cada esfera de Poder.

O SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO Amplitude Institucional EXECUTIVO JUDICIÁRIO LEGISLATIVO

SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO NÍVEIS PROGRAMÁTICOS Ao Órgão Central de Orçamento cabe a responsabilidade de coordenar o processo de preparação, elaboração e avaliação do Orçamento Anual, normatizando e supervisionando a ação dos outros órgãos que compõem o sistema de orçamento.

SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO NÍVEIS PROGRAMÁTICOS  O Órgão Setorial do Orçamento é o articulador entre o órgão central e os órgãos executores, dentro de um sistema, sendo responsável pela coordenação das ações na sua esfera de atuação.

NÍVEIS PROGRAMÁTICOS