ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Introdução a Algoritmos
Teste de Software.
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
ORGANIZAÇÕES, SISTEMAS E MÉTODOS
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
Segurança de Qualidade Analítica
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Metodologia Versão 2 FSRS.
Agosto/2008.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Fluxograma.
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
MANUAL DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2.2/4.2.3/4.2.4
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Fluxograma de Comunicação
Procedimento Padrão de Higiene
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
Instrutor: Objetivos:.
FLUXOGRAMAS.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Manual da Organização.
Instrutor: Objetivos:.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Unidade III Fluxogramas
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Introdução a Fluxogramas
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
Fluxograma Juliana Borges
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Manuais Administrativos
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Formulários.
Gestão da Produção e Logística
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Mapeamento e Padronização de Processos
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS EM LABORATÓRIOS

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. Se voltarmos ao século 20, temos um exemplo claro de procedimento padronizado nas linhas de montagem do modelo “T” da Ford, onde todos poderiam ter um automóvel desde que fosse da cor preta Mas também, vimos que somente o carro preto não foi suficiente para satisfazer o consumidor, o que gerou o desenvolvimento de novos padrões de procedimento. O POP apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução, apontando os seguintes elementos:

É uma ferramenta muito simples que compõe a área da qualidade, as Instruções de Trabalho – IT, também, conhecidas como NOP (Norma Operacional Padrão) ou POP (Procedimento Operacional Padrão), têm uma grande importância dentro de uma empresa, o objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade.

APLICAÇÃO Pode ser aplicado – Ex: numa empresa cujos colaboradores trabalhem em três turnos, sem que os trabalhadores desses três turnos se encontrem e que, por isso, executem a mesma tarefa de modo diferente.

O responsável pela execução e listagem dos equipamentos; Peças e materiais utilizados na realização da tarefa; Descrição dos procedimentos das atividades críticas, de operação e de pontos proibidos de cada tarefa; Roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção. Todos esses elementos deverão ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou de acordo com a necessidade do processo. OBJETIVO DO POP O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento, através da padronização e minimização de ocorrência de desvios na execução da atividade, ou seja, assegura que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas.

OBJETIVO Garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada e de forma segura.

COMO ELABORAR UM POP? Descrever as tarefas que fazem parte da rotina do trabalho, tomando os seguintes cuidados: Não copiar procedimentos de livros ou de outras organizações, pois cada processo possui suas particularidades, devendo esses procedimentos ser adequado ao tipo de processo. O executor do processo deve ser parte integrante da elaboração dos procedimentos, pois ele é o conhecedor do processo e sabe de suas características e deficiências. O colaborador deve ser treinado para executar a tarefa. A linguagem utilizada no POP deve ser simples e objetiva para o entendimento de todos, bem como a sua aplicação.

O POP pode ser aplicado, por exemplo, numa empresa cujos colaboradores trabalhem em três turnos, sem que os trabalhadores desses turnos se encontrem e que, por isso, executem a mesma tarefa de modo diferente. A maioria das empresas que empregam este tipo de formulário possui um Manual de Procedimentos que é originado a partir do fluxograma da organização. Itens obrigatórios  Nome do laboratório; ✓ Título; ✓ Identificação, assinatura e data da elaboração, revisão e aprovação do POP; ✓ Número da versão atual; ✓ Número do documento; ✓ Paginação; ✓ Abrangência, distribuição; ✓ Números de cópias. 

Itens obrigatórios, caso seja um procedimento analítico Princípio do teste; ✓ Amostra analisada; ✓ Padrões, controles, reativos e outros insumos; ✓ Equipamentos (uso, calibração e manutenção preventiva); ✓ Passo a passo do ensaio (fase analítica detalhada); ✓ Cálculos (quando aplicável); ✓ Controle da Qualidade (externo e interno); ✓ Valores de referência; ✓ Linearidade, limites de detecção e limitações do método; ✓ Interpretação dos resultados; ✓ Referências.

MAS O QUE DEVE CONTER UM POP? É importante que o Procedimento tenha informações suficientes para que os colaboradores possam utilizá-lo como um guia, assim como, em caso de dúvida saibam onde buscar mais informações ou a quem recorrer. Segue uma lista de itens que um bom procedimento deve conter: Nome Objetivo Documentos de referências (manuais) Local de aplicação Siglas (caso houver) Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis Fluxograma Frequência de atualização Forma que será gerado (eletrônico, papel) Gestor (quem elaborou) Responsável

Ensaio Os ensaios devem ser realizados por profissionais qualificados, utilizando os procedimentos operacionais dos equipamentos e procedimentos operacionais de ensaio (validados). Os equipamentos devem estar calibrados e fazer parte do Plano de Controle de Calibração. Procedimentos operacionais de ensaio São os procedimentos que descrevem a metodologia de ensaio, como as etapas de preparo da amostra, descontaminação, leitura e análise. Importante lembrar que todas as metodologias utilizadas devem ser normalizadas, ou quando necessário validadas. O quê e como fazer

Quais são as vantagens de usar ferramenta? O POP apresenta-se como base para garantir a padronização de tarefas e assegurar aos seus clientes um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.  Facilita o trabalho de todos que utilizarão esse procedimento no dia a dia, onde proporcionará mais segurança aos funcionários e aos que utilizarão esse serviço prestado, sendo que todos ganharão com mais qualidade e economia. O POP deve ser de fácil entendimento para que todos possam saber o que, como e quando fazer.

Procedimentos operacionais de equipamentos São os procedimentos que descrevem como operar os equipamentos do laboratório, como balanças, centrífugas, cabines de segurança biológica, etc. Como controlar os procedimentos? O laboratório deverá definir, documentar e manter um programa para controlar os seus procedimentos e documentos pertinentes (livros, especificações, tabelas, gráficos, desenhos, pôsteres, regulamentos, Normas, etc), seja de fonte interna ou externa, que fazem parte da documentação da Qualidade. A versão implementada deverá ser a atual, nunca deixe um procedimento obsoleto (versão anterior) circular pelo laboratório. A substituição é imediata e sua circulação sempre controlada. Tais procedimentos deverão ser sempre revisados (pelo menos anualmente, mesmo que aparentemente isto não se faça necessário).

Procedimento para manuseio das amostras: Procedimento que define a forma com a qual amostra deverá ser manuseada por todos aqueles que tenham contato direto com ela, de forma a não alterá-la fisicamente e nem perder suas características mensuráveis.

Procedimento para descarte seguro das amostras: Procedimento para realizar um descarte das amostras biológicas de forma segura para o meio ambiente, para o laboratório e para seus funcionários. Este procedimento deverá caminhar em consonância com a legislação local.

ELABORAR O PROCEDIMENTO REFERENTE A ANÁLISES REALIZADA NO LABORATÓRIO SOBRE A GASOLINA