Adriana Regina Marques de Souza Pelissari

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Transcrição da apresentação:

Adriana Regina Marques de Souza Pelissari ABORDAGENS Adriana Regina Marques de Souza Pelissari

Relações entre desenvolvimento e aprendizagem Relação desenvolvimento / aprendizagem Caráter psicológico Natureza epistemológica Relação sujeito / objeto do conhecimento

Desenvolvimento e Aprendizagem Filosofia Desenvolvimento Aprendizagem Representante Sujeito X Objeto Aluno X Meio Empirismo Evolucionista Ambientalismo Associacionismo Behaviorismo Watson Skinner S → O Racionalismo Inatismo Maturacionista Humanismo Carl Rogers A. Neil S ← O Interacionismo construção construtivismo Piaget Vygotsky S ↔ O

ABORDAGEM TRADICIONAL Vídeo The Wall Filme Escola da vida Texto cuidado escola Quando a escola é de vidro

BEHAVIORISTA OU COMPORTAMENTALISTA EMPIRIMO: o comportamento é resultado direto da experiência. CONHECIMENTO: controle do comportamento em relação a... Experiência planejada Realizadas para controlar o comportamento

SKINNER – Representante Comportamento é modelado e reforçado Recompensa e controle O aluno – recipiente de informações e reflexões.

EDUCAÇÃO: Mensurável e observáveis Transmissão cultural Transmissão de comportamento – práticas sociais, habilidades e controle do mundo/ ambiente. Uso de técnicas de modificação de comportamento Comportamento moldado – estimulação externa – reforço de sua freqüência.

ENSINO: AÇÃO LEVA AO CONTROLE PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE PODEM SER MUDADOS ATRAVÉS DE TREINAMENTO = CONTROLE Mudança na vida mental Habilidades são desenvolvidas pelo treinamento O professor - controlador do processo de aprender, analisa os elementos do comportamento, determina padrões

ESCOLA: Agencia educacional Cabe-conservar, modificar, manter o comportamento Ligada a outras agências e depende delas para sobreviver Forma as novas gerações

HOMEM: Não é livre – controla-se e é controlado Produto do meio em que vive – o meio determina e seleciona o comportamento

METODOLOGIA: Técnicas para o controle do ensino, estratégias de aprendizagem, retornos/ feedback Ensino de competências – como atingir os objetivos ( critérios) Programação - condição para a aprendizagem Não há justificativa de como o aluno aprende

AVALIAÇÃO Constatar se o aluno aprendeu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada. Ligada diretamente aos objetivos/ finalidades * Analisar se os comportamentos finais foram atingidos

HUMANISMO O ENFOQUE É O SUJEITO O SUJEITO É O PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO Não receitas, há diretrízes

HOMEM E O MUNDO Pessoa situada em seu mundo, em um processo de descoberta de seu próprio ser . O homem é um projeto inacabado O ser humano reconstrói em si o mundo exterior O mundo é produzido pelo homem

ENSINO Centrado no aluno Dirigi a pessoa a suas próprias experiências Método-não diretivo – ( depende das potencialidades, capacidades e auto-avaliação)

PROFESSOR Dá assistência – facilitador – o professor deve aceitar o aluno tal como ele é.

METODOLOGIA Não se enfatiza técnicas, métodos e estratégias instrucionais. Cada educador deve desenvolver um estilo próprio de ensinar.

AVALIAÇÃO Desprezo por qualquer tipo de padronização de produto de aprendizagem e competências do professor. Favorável a auto-avaliação

CONSTRUTIVISMO Capacidade do aluno integrar informações e processá-las Tudo que se aprende ( adaptação) é assimilado por uma estrutura já existente e provoca reestruturação (acomodação) Caracteriza um processo de escolha e não de obrigação

O HOMEM E O MUNDO Interacionista = Homem e mundo são analisados conjuntamente . Assimilação e acomodação para adaptação. O homem modifica o meio e o meio modifica o homem. O ser humano sai do estágio primitivo sensorial para o hipotético dedutivo.

Inteligência implica em desenvolvimento afetivo Autonomia Cooperação Socialização Equilibração - sair de um estado menor de conhecimento e passar para um estado maior de conhecimento

PROFESSOR Deve evitar as situações de rotina, hábito, respostas prontas. Deve favorecer a cooperação reciprocidade intelectual, propor problemas sem soluções. Estimular o desequilíbrio, o desafio, a autoconfiança e a autonomia.

MMETODOLOGIA Troca com o meio A ação do indivíduo é valorizada Investigação Trabalho em equipe

AVALIAÇÃO O conhecimento não pode ser medido mensurável.

Concepções de Jean Piaget Vida e Obra (1896-1980) Como se constrói o conhecimento?

Jean Piaget Conceitos Fundamentais Organização e Adaptação Equilibração Hereditariedade Esquemas / Ações Adaptação – Assimilação e Acomodação Estágios de Desenvolvimento

Jean Piaget COMO SE DÁ O CONHECIMENTO? Sujeito Interage com o meio Nova situação Assimilação Acomodação Conflito/ desequilíbrio Adaptação/ equilibração majorante

Estágios de Desenvolvimento Sensório motor: (0 - 2 anos +/-) Inteligência Prática, saber fazer 2º. Estágio Pré-operatório: (2 - 6 anos +/- ) Período do Faz de Contas, das representações 3o. Estágio A) Operatório Concreto (6 - 11anos +/-) Período em que a criança realiza ações, operações, em pensamento. * Fazer e compreender B) Operatório Formal (11- 12 anos em diante) a criança tem um pensamento hipotético dedutivo.

Jean Piaget - Relações entre desenvolvimento e aprendizagem.

Concepções de Lev. S. Vygotsky Vida e Obra (1896 – 1934) Uma nova psicologia - o HOMEM ENQUANTO SER BIOLÓGICO E SOCIAL -

Idéias principais As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral. O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. A relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos

Lev. S. Vygotsky A relação entre Desenvolvimento e aprendizagem

Conceitos fundamentais MEDIAÇÃO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Nível de desenvolvimento real Nível de desenvolvimento potencial ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

O Ensino como uma ajuda no processo de aprendizagem “ O único bom ensino afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento” OLIVEIRA (2000)

A natureza ativa e construtiva do conhecimento Abordagem Psicológica Abordagem de Ensino Relação Sujeito X Objeto Aprendizagem desenvolvimento Empirismo tradicional S → O Reprodução Interacionismo Construtivismo S ↔ O Construção

Sugestão de filme

O que deve ser privilegiado nos programas de ensino superior? Programas inovadores inovar é falar em desafio “ a ação de mudar,alterar as coisas,pela introdução de algo novo”. Inovar não deve ser confundido com inventar.

Não se esqueça inovar exige criatividade... Conceituando: inovação é a aplicação de Conhecimentos já existentes, ou já descobertos. Não se esqueça inovar exige criatividade... Mas o que é ser criativo?

Métodos no ensino superior Qual o melhor método a ser utilizado? Temos uma receita? O que temos são alguns itens que podem sugerir a atuação no ensino superior.

Sugestões: 1ª. Investigar – pesquisar para agir 2ª. Resolver problemas concretos 3ª. Trocar idéias com os colegas de trabalho As sugestões então relacionadas a: práxis didática postura do professor

O professor colabora para o desenvolvimento da universidade... “ Para que tal clima se faça é obviamente necessário que o professor esteja sempre bem informado da realidade como um todo, e de sua área de especialização em particular, através do estudo e pesquisa”