Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
Preparação e apresentação do relatório
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física Bloco I, 12 a Aula (7/06/2005)
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Metodologia Científica
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Pêndulo Torção Aula Síntese
Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos)
A PREPARAÇÃO - A tranqüilidade; - A preparação adequada do material;
Pesquisa em Marketing.
Metodologia Científica
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
O processo de pesquisa de mercado
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
Pesquisa de mercado e comportamento
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Estatística Descritiva (I)
ME623A Planejamento e Pesquisa. Não Interação no Modelo de 2 Fatores A presença de interação tem um impacto na interpretação dos dados No entanto, se.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Prof. Rafael mesquita Zeros de funções Prof. Rafael mesquita
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Balanço de Massas.
Determinação da aceleração da gravidade
Artigo Notícia RELATÓRIO COMPOSTO DE Obs: Ambos impressos e em CD
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Itens para avaliação do artigo
Análise granulométrica
Estatística.
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Habilidades de comunicação em Engenharia
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Calorimetria FEP 114 – Aula 3b.
Relatórios for Dummies
TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PARA AUDITORIA
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
EXAUSTÃO Prof. Alessandro.
III - Amostragem Prof. Herondino.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Laboratório de Mecânica
Introdução Planejamento de Mina
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Ferramentas da Qualidade
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Metodologia da Pesquisa
AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
VERIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES NUMÉRICAS EM DINÂMICA DOS FLUIDOS PARA MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS CURITIBA, MAIO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
GRAVIMETRIA.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais
INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes.
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO IDM APÓS OS ENSAIOS DE FADIGA DE 200H, 400H E 600H Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Fernando Lemes da Silva Fernando.
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
Transcrição da apresentação:

Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios Prof. Luiz Claudio Monteiro Montenegro Universidade Federal de Minas Gerais

Instruções para Preparação de Relatórios Técnicos Um relatório pode fazer com que novas idéias sejam aceitas e decisões importantes sejam tomadas.

Instruções para Preparação de Relatórios Técnicos Redigir um relatório técnico é uma tarefa que faz parte da vida do engenheiro.

Instruções para Preparação de Relatórios Técnicos Um relatório técnico deve ser escrito em uma linguagem clara, direta e objetiva. linguagem subjetiva - A reserva de minério com alto teor de P2O5 é grande. - linguagem objetiva - A reserva de minério com teor de P2O5 maior que 20% é de 45 x 103 toneladas.

Instruções para Preparação de Relatórios Técnicos Relevância Objetivo Resumo 40% Metodologia Resultados Conclusões Objetivo (5%) Introdução (10%) Metodologia (5%) Resultados (20%) Conclusões (20%)

O que deverá ser apresentado Relatório de Caracterização Técnicas de amostragem para lotes de minérios manuseáveis -Análise Granulométrica por Peneiramento Análise Granulométrica por Cyclosizer Liberação Aplicação da fórmula de P. Gy para obtenção de amostra representativa

O que deverá ser apresentado Objetivo da Caracterização -Verificar se a amostra pode ser comercializada como um dos produtos de minério de ferro (ver tabela) -Indicar as etapas necessárias para adequar o minério para aplicações industriais

Programa - Caracterização de minérios Tabela 1 – Principais produtos de minério de ferro

O que deverá ser apresentado Técnicas de amostragem para lotes de minérios manuseáveis Objetivos: Obter amostras (AQ e AG) representativas utilizando as técnicas de amostragem a partir de um lote inicial de minério. Comparar as técnicas de amostragem por meio dos erros de perda de massa e erro de separação de massa para cada técnica utilizada

O que deverá ser apresentado Análise Granulométrica por Peneiramento Objetivos: Determinar a distribuição granulométrica de uma amostra utilizando a técnica de peneiramento. Apresentar os resultados em forma de gráficos e tabelas: Massa Gaudin x Massa retida, % passante acumulada x tamanho, Modelos de Gates-Gaudin-Schunmann e Rosin-Ranler x % passante experimental (ver anexo) O ensaio realizado pode ser considerado AG? A amostra apresenta granulometria compatível com algum produto de minério de ferro

O que deverá ser apresentado Análise Granulométrica por Cyclosizer Objetivos: Determinar a distribuição granulométrica de partículas de sub-peneiramento, através do cyclosizer Calcular o tamanho efetivo de separação Ajustar os dados de peneiramento e cyclosizer(ver anexo) Apresentar os resultados em forma de gráficos e tabelas: % passante acumulada x tamanho, Modelos de Gates-Gaudin-Schunmann e Rosin-Ranler x % passante experimental O ensaio realizado pode ser considerado AG? A amostra apresenta granulometria compatível com algum produto de minério de ferro

O que deverá ser apresentado Liberação Objetivos: -Determinar o grau de liberação através do método Óptico Apresentar os resultados em forma de gráficos e tabelas: Grau de liberação vs. Tamanho, freqüência relativa vs índice de liberação Estimar o tamanho de liberação Comparar o teor em massa obtido pelo método Óptico e por AQ. Com os resultados de teor verificar a necessidade de cominuir a amostra para obter liberação

O que deverá ser apresentado Aplicação da fórmula de P. Gy para obtenção de amostra representativa Objetivos: -Obter uma amostra representativa para análise de teor, utilizando a tabela de Richards. Verificar se a amostra é representativa segundo a fórmula proposta por P. Gy -Apresentar os resultados em forma de tabela: Massa da amostra, massa de Richards e massa P. Gy -Verificar o erro para cada etapa de amostragem segundo a equação de P. Gy -Considerando somente o erro de amostragem é possível determinar se a amostra é produto de minério de ferro?

O que deverá ser apresentado Conclusão Geral - Verificar se a amostra pode ser comercializada como um dos produtos de minério de ferro (ver tabela) Sugerir etapas para adequar a amostra ao mercado Embasar as conclusões com os resultados obtidos experimentalmente (resultados quantitativos)

Tabela 1 – Principais produtos de minério de ferro