Www.cin.ufpe.br/~ccte UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo www.cin.ufpe.br/~case.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptação ao m-learning
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Diante a Era Tecnológica.
Universidade de Aveiro
Interação Homem-Máquina
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Título do Projeto Equipe Disciplina: Fundamentos em Sistemas de Informação Professora: Avanilde Kemczinski Joinville - SC, mês de ano.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Profissional de GC / Função de GC
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CURSO TÉNICO DE HEMOTERAPIA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA APROXIMAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Autores: Rosiane Mello Zibetti, Loriley.
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
César C. França – CCTE C.A.S.E. v2 Um ambiente virtual para avaliação e distribuição de Software Educativo.
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Avaliação de Software Educativo NewVirus Catarina Tavares, Eva Pires, Pedro Costa e Tânia Martinho Mestrado em Multimédia em Educação Ano lectivo 2006/2007.
Arquitetando a Educação a Distância
Autores: Everton Flávio Rufino Seára
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Projeto Aluno Monitor em Ação
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo

UFPE – Centro de Informática Apresentação Assim nasceu o Case... no WIE’2002 Avaliação de software Justificativa Abordagens Ferramentas para Avaliação CASE Proposta Funcionalidades Resultados

UFPE – Centro de Informática Assim nasceu o CASE... no WIE’2002 Jodevan: Poderia se criar realmente uma instituição. Patrícia Tedesco: Vamos criar um fórum! André Santanché: Criar uma associação é ainda cedo, mas poderíamos criar um repositório que traga software, documentação, práticas, e avaliações, de forma arrumada dizendo como foi que eu usei o software na escola. André Battaiola: Por que cada um de nós não cria uma página? Alex Gomes: Eu me proponho a criar um site para integração de informações sobre software educativo no Centro de Informática da UFPE.

UFPE – Centro de Informática Avaliação de Software O uso da tecnologia na aprendizagem toma um espaço cada vez mais importante na prática de ensino O uso da tecnologia nem sempre atinge os objetivos A avaliação de softwares educativos é necessária dado o aumento de softwares disponíveis É necessário definir e desenvolver: Critérios de qualidade (Campos e Rocha, 1993), Adequação de software à aprendizagem (Gomes et al., 2002).

UFPE – Centro de Informática Justificativa da Avaliação Definição de elementos e processos que: ajudem os professores a escolher as ferramentas em função das qualidades intrínsecas dos softwares colaborem com o desenvolvimento de competências do professor Adaptem-se aos objetivos de ensino

UFPE – Centro de Informática Avaliação de software :: Abordagens Software educativos podem ser avaliados segundo: Critérios, fatores e subfatores (abordagens intrínsecas) análise que leva em consideração aspectos gerais da interface, da qualidade de implementação e qualidade da representação dos conceitos Suporte a atividade docente (Lins e Gomes, 2003) Efeito na aprendizagem (Gomes et al., 2003) Alinhamento com o currículo escolar

UFPE – Centro de Informática Ferramentas de avaliação Avaliar envolve coordenar variáveis diversas O uso de ferramentas ajuda e suporta o processo a avaliação SASE (Beaufond e Clunie, 2001) Desktop A interação entre professores e designers é ainda mais interessante Daí, o CASE, que permite o surgimento de comunidades de aprendizagem desses grupos

UFPE – Centro de Informática Proposta Avaliação por critérios Flexibilidade por tipo de aplicação (Clunie, 2001) Avaliação da prática Relato de experiências de ensino Comunidades de aprendizagem Ajudar o professor a ter uma melhor consciência sobre o material e seu uso na prática de ensino Servir de base ao projeto de novos produtos

UFPE – Centro de Informática Funcionalidades

UFPE – Centro de Informática Avaliação por Critérios

UFPE – Centro de Informática Relatos de experiência

UFPE – Centro de Informática Trabalhos Futuros Criação de Ferramentas Inteligentes para otimização de Comunidades Virtuais de Prática Criação de Agentes Inteligentes para Interagir com membros da Comunidade Criação de Agentes para formação de times de Trabalho Organização de Informação para análise do contexto das Comunidades

UFPE – Centro de Informática Trabalhos Futuros Realização de estudos de usabilidade através do ambiente case Abordagem participativa Pesquisa para versões  e  de produtos Testes de aceitação

UFPE – Centro de Informática Bibliografia Gomes, A., Castro-Filho, J., Gitirana, V., Spinillo, A., Alves, M., Melo, M. e Ximenes, J., 2002, Avaliação de software educativo para o ensino de matemática. WIE Lins, W.C.B. e Gomes, A.S. (2003) Educational Software Interfaces and Teacher’s Use, HCIi’2003, Creta (Grécia); Gomes, A. S.; Queiroz, A. E. M.; Carvalho, F. T. e Alves, F. J. A.. The Learning of geometric concepts using Dynamic Geometry Software. HCIi’2003, Creta (Grécia); Gomes, A. S.; Tedesco, P.; Castro-Filho, J., Ambientes de Aprendizagem em Matemática e Ciências. In: Ramos, E.M.F.; Rosatelli, M.C.; Wazlawick, R.S.. (Org.). Informática na Escola: um Olhar Multidisciplinar. Fortaleza, 2003, p Lançamento no WIE’2003

UFPE – Centro de Informática Contatos André Ricardo de Lima Lyra Daniel Almeida Leitão Guilherme Barros Corrêa de Amorim Alex Sandro Gomes e