Interação Ensino Serviço Comunidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Acolhimento com Classificação de Risco
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
COMISSÃO DE ASMA Marcia MM Pizzichini – Santa Catarina
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
HUMANIZA CEPAC.
Política Nacional de Humanização
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
MANEJO E ABORDAGEM DAS CRISES EM SAÚDE MENTAL
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
PROJETO VALORIZAR ESTIMULANDO E VALORIZANDO A PARTICIPAÇÃO DO SERVIDOR DO DEMLURB EM AÇÕES PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.
Política Nacional de Humanização
Saúde mental infantil e educação: uma proposta de intersetorialidade
CURRICULO +.
Oficina - Humanização.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
IESC 2012 A VALIAÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA NO C ENTRO DE S AÚDE 02 DE S OBRADINHO I.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
ACOLHIMENTO EM REDE.
Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
3ª série - Grupo B Docentes: Dra. Liu Campello Porto Dra. Carmem De Simoni Alunos: Amanda Cruz de Menezes Carlos Gilberto Fávero Junior Isabela Gonçalves.
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Acolhimento e Vínculo:
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Associação Brasileira
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
A Política Nacional de Humanização
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Acolhimento e classificação de risco CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES INSTITUCIONAIS PARA A PNH: “TECENDO REDES”, EDIÇÃO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, 2009 Barra.
Apoio matricial em Saúde Mental
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

Interação Ensino Serviço Comunidade IESC 2012 Interação Ensino Serviço Comunidade

Tema do trabalho: Avaliação da prática de acolhimento no Centro de Saúde 02 de Sobradinho I

Participantes: Docente: Dra. Liú Campello Porto Estudantes: Anna Luiza Alves Alice Paixão Emília Santos Fernanda Motta Lucas Godoy

Introdução Criação do acolhimento : uma prática para humanização dos atendimentos à saúde; Importância da eficácia das práticas do acolhimento para melhor resolutividade dos serviços; Necessidade de colaboração tanto dos profissionais da saúde quanto dos usuários para aprimorar as práticas “recentemente” implantadas; Realidade na saúde pública: o que dificulta e o que facilita a prática do acolhimento?

Objetivos Geral: * Avaliar a prática do acolhimento realizada no Centro de Saúde 02 de Sobradinho I ,segundo os princípios de universalidade ,equidade e integralidade propostos pelo SUS.

Específicos: Compreender a dinâmica do acolhimento realizado no Centro de Saúde. Detectar a disponibilidade estrutural/ física e pessoal oferecida pelo centro para a implantação de acolhimento satisfatório. Identificar entre os sujeitos da pesquisa as mudanças obtidas após a implantação do acolhimento. Identificar entre os sujeitos da pesquisa, lacunas de conhecimento sobre o tema proposto. Detectar obstáculos à prática do acolhimento . Sugerir alternativas de trabalho que facilitem a implantação do acolhimento.

Metodologia Estudo observacional descritivo; Aplicação de questionário estruturado aos usuários e servidores do Centro de Saúde número 02 de Sobradinho I.

Questionário destinado aos usuários Questionários: Questionário destinado aos usuários 1.Você sabe o que é acolhimento? ( ) sim ( )não 2.Após sua implantação, houve esclarecimento sobre sua finalidade? ( ) sim ( ) não   3.Para você acolhimento é o mesmo que triagem? 4.Para você, acolhimento é o mesmo que cuidado, atenção e escuta? ( ) sim ( ) não 

5. Já utilizou este serviço outras vezes? ( ) sim ( ) não 6.Observou melhora no serviço após a implantação do acolhimento? ( ) sim ( ) não   7.Suas necessidades são atendidas após passar pelo acolhimento? ( )sim ( ) não 8.Qual o principal motivo, de sua procura pelo acolhimento? ( ) troca de receita ( ) necessidade de consulta imediata ( ) atestado médico ( ) outros 9.Você acredita que os servidores estão capacitados para realizar este trabalho? ( ) sim ( )não 10.Para que haja melhora do acolhimento, o que você acredita que deve melhorar no centro de saúde 2? ( ) estrutura física ( ) maior número de profissionais ( ) melhor capacitação de profissionais ( )outros

Questionário destinado aos servidores  1.O Acolhimento faz parte dos serviços oferecidos pelo centro de saúde? ( )sim ( )não   2.O Acolhimento é responsabilidade de todos os servidores do centro? ( )sim ( )não 3.Você, como participante do acolhimento aos usuários, já realizou algum curso de capacitação para exercer este trabalho? ( ) sim ( )não 4.Você sente necessidade de um curso de capacitação e/ou reciclagem do conhecimento obtido anteriormente sobre acolhimento? 5.Acredita que todos os profissionais deste setor estão aptos para exercer o acolhimento? ( )sim ( )não 6.Para você, acolhimento é sinônimo de triagem? ( ) sim ( ) não

7.Observou melhora no serviço após a implantação do acolhimento? ( ) sim ( ) não   8.Você acredita que as necessidades dos usuários são atendidas após passar pelo acolhimento? ( )sim ( ) não 9.Qual o principal motivo da procura dos usuários pelo acolhimento? ( ) troca de receita ( ) necessidade de consulta imediata ( ) atestado médico ( ) outros: relacionar 10.Para maior efetividade do acolhimento, o que você acredita que deve melhorar no centro de saúde 2? ( ) estrutura física ( ) contratação de maior número de profissionais ( ) melhor capacitação de profissionais ( )outros: relacionar