SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alteração de Memória & Envelhecimento
Advertisements

Memória – Parte 1 Profa. Giuliana Elisa dos Santos
Matemática para todos Educação Básica
A memória de longo prazo. As consequências para o estudo.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Avaliação Psicomotora
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor
Programação Neurolinguística
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Introdução a Neuropsiquiatria Geriátrica
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
As funções do lembrar e estruturas do lembrar.
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Memória e Aprendizagem
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Mnemosine - A memória personificada, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra), é uma das seis Titanides. Durante nove noites seguidas Zeus a possuiu.
SESC Santo Amaro “Estimulando a Memória na internet”
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Memória e Envelhecimento
Bases Anatômicas e Funcionais da Memória
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
Os obstáculos à compreensão em leitura (texto)
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Memória e retenção na aprendizagem Aula 3
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (1)
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
PPB - Memória1 PPB Memória. PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a.
Memória e Envelhecimento
Psicologia Experimental III Prof. Maycoln Teodoro
Comportamento Organizacional
Experimental /1 - Memória
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
Psicopatologia da Inteligência
Anhanguera – Uniderp Psicologia
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Aprendizagem Motora Cassio M. Meira Jr.
Memória.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Cognição nas organizações
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
Memória Definição =>
MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
MEMÓRIA.
Sistemas de Aprendizagem
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Introdução ao processo de aprendizagem
Plasticidade Neuronal
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
Como melhorar o seu quociente de inteligência. O quociente de inteligência (QI) é o valor que se dá à inteligência de uma pessoa. Atualmente, milhões.
REFLEXÕES SOBRE DISCURSO E LEITURA DA OBRA DE ARTE VISUAL.
Currículos e Programas
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin) Semântica Episódica Representação perceptual Procedural Memória Explícita Variedade de Informação Memória Implícita

Memória Explícita: Manifesta quando o desempenho em uma tarefa requer uma recordação consciente de experiências anteriores. Processos implícitos ou automáticos: ativação cerebral diminuída Memória Implícita: manifesta-se quando o desempenho em uma tarefa é facilitada na ausência de recordação consciente. Processos explícitos ou controlados: ativação cerebral aumentada.

Memória Explícita Memória Implícita

Tulving – Memória Episódica: refere-se ao armazenamento (e a recuperação) de eventos ou episódios específicos que ocorrem em um determinado lugar em um determinado momento. Memória semântica: é um dicionário mental, um conhecimento organizado que uma pessoa possui sobre as palavras e outros símbolos verbais, seus significados e referentes sobre as relações entre eles, e sobre as regras, fórmulas, algoritmos para a manipulação destes símbolos, conceitos e relações. BICICLETA

Memória Procedural: refere-se à aprendizagem de habilidades perceptivas, motoras e cognitivas. (andar de bicicleta, leitura)

Aprendizagem de habilidades: refere-se à melhora gradual do desempenho com a prática que se generaliza para uma série de estímulos dentro de um domínio de processamento. Priming de repetição: catacterizada  por uma imagem que relembra eventos, ao ver a imagem já identificamos antes da compreensão do evento o que ela significa.

Amnésia: proporciona um bom “campo de provas” para as teorias já existentes da memória normal, com dados de pacientes amnésicos fortalecendo ou enfraquecendo o apoio para as teorias de memória. Amnésia retrógada: perda da memória para informações aprendidas antes do início da amnésia. Isto é, de evocar as antigas.

Amnésia anterógrada: perda da memória para informações aprendidas após o início da amnésia. Isto é,  o indivíduo perde a capacidade de reter informações novas.