Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Ensino Médio e Educação Profissional
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Política Educacional Brasileira
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Descrevendo a atividade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Clarice Pereira da Silva.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
TIPOS DE PESQUISA.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DECAXIAS Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF Alunas: Andressa A. da Silva, Arlene S. S. Villela, Cristiane da Silva Mafra, Cristiana E. dos Santos

OBJETIVO A elaboração deste trabalho de pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino de História e de História Local, nos anos iniciais da educação básica.

A estratégia utilizada buscou a realização de entrevistas que foram aplicadas em três momentos específicos: o grupo entrevistado foi composto por educandos e professores de escola pública em Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

A importância do estudo de História A importância da aprendizagem de História nas Séries Iniciais, dimensionada entre o local e global, reside na possibilidade do aluno se perceber e se posicionar como sujeito dentro dos processos sociais.

A História tem sua origem nos mitos e na tradição oral, unida à Filosofia, como forma de explicação da origem humana. No entanto, ela é tão antiga quanto à humanidade, devido à necessidade que é própria do homem de explicar para si mesmo sua origem e sua vida.

A importância da História Local A valorização dessa especialidade da ciência histórica é recente. Surgimento deu-se no segundo meado dos anos 80. Acontece a aproximação das pessoas do processo histórico, rompendo com a história objetiva e tradicional, valorizando a historicidade de pessoas comuns.

A forma de abordagem da História Local é diferente da tradicional. LDB(nº 9.394/96, art.26) deve-se observar as características regionais e locais da sociedade e da cultura, o que abre espaço para a construção de uma proposta de ensino de História Local voltada para a divulgação do acervo cultural dos municípios e estados.

“[...] Romper com a noção de história que se prende apenas ao passado, aos grandes nomes e aos grandes feitos” (NOGUEIRA, 2001). Ensinar história local não é substituir o ensino da história geral e do Brasil, mas se trata de um aprimoramento da história, de saber que as localidades também possuem sua história e que ela deve ser transmitida.

Evidentemente, não se pretende acabar com a construção de uma identidade nacional. Pelo contrário, qualquer projeto de busca pela compreensão da memória nacional tem que considerar as diferenças regionais e locais. Assim, o que se quer é, justamente, destacar as diferenças locais e regionais, mostrando e valorizando não o que é genérico, e sim o que é próprio, peculiar de cada local, possibilitando virem à tona os diferentes sujeitos com suas experiências, seus valores, crenças, seu modo de enfim, com sua cultura. (PAIM e PICOLLI, 2007)

A pesquisa foi realizada para contribuir para entender a importância da história; As pessoas atuam como testemunhas do seu passado, compreendem as transformações que acontecem em suas vidas; A história local resgata a autoestima do povo e de sua região; A história de Duque de Caxias e da Baixada tem sua relevância no cenário brasileiro;

Na entrevista analisou-se a realidade da educação básica do município; A história da Baixada e de Duque de Caxias ainda é desconhecida pela maioria dos estudantes entrevistados, mais pesquisas na área tem avançado e já se consegue algum material para estudos

Conclusão Objetivo dessa pesquisa é unicamente entender que a História tem uma importante função social, A construção de identidades pessoais e sociais está relacionada à memória; História única ( Descobrimento do Brasil); Aspecto sociais e espacial; Pesquisa em andamento; Projeto " Conhecendo a Cidade " idealizado pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, através do Instituto Histórico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSIS, E. X. BELLÉ , K. BOSCO, V. D. O ensino da história local e sua importância. Revista de Divulgação Interdisciplinar do Núcleo das Licenciaturas . Disponível em < http://www6.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/5089 >. Acesso em 21/09/2014. PAIM, Elison Antonio; PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino: Londrina, 2007. PEREIRA, A. M. A importância da história local para o ensino de história: um olhar para o município de Duque de Caxias. UERJ/FEBF . Disponível em < http://www.moodle.udesc.br/pluginfile.php/141599/mod_assign/intro/Texto %205_A%20import%C3%A2ncia%20da%20Hist%C3%B3ria%20local%20 para%20o%20ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf >. Acesso em 21/09/2014.

SITE PARA VISUALIZAÇÃO DO TRABALHO NO YOUTUBE  https://www.youtube.com/watch?v=pacTmBtetbI&feature=youtu.be