História do E-Learning: palavras dos pioneiros NICHOLSON, Paul. A history of e-learning: echoes of the pioneers. In: ______. Computers and education. Haia: Springer, 2007. p.1-11. Izabel Gonçalves Mariza Russo Maio 2009
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Apoiar o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem E-Learning 1960 Utilizado em vários campos Educação Negócios Setor de Treinamento Militar Uso de ambientes virtuais Aprendizagem online Práticas Online
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Hoje Educação Superior Programas baseados na Internet Negócios Setor de Treinamento Comunidades de Prática Setor Industrial Ênfase em aprendizagem informal e na aprendizagem just-in-time Produtividade colaborativa
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Educação Superior diversas práticas e tecnologias não se apóia só em contexto online inclui plataformas, gêneros, formatos e meios como multimídia, programas educacionais, simulações, jogos etc. uso de novas mídias em plataformas em todas as disciplinas
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Avanços tecnológicos Computadores e redes Avanços de E-Learning Novos recursos para os educadores Novas teorias educacionais Melhoria da funcionalidade Previsões dos Pioneiros
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Pioneiros do e-learning 1960 Uso da tecnologia dentro de um enfoque educacional Patrick Suppes – Stanford Don Bitzer – University of Illinois Porter – 1959 Uttal – 1962 Negócios
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes 1960 Usado para rotinas computacionais Computadores Poucas aplicações educacionais alto custo da tecnologia
Patrick Suppes No futuro, será possível para todos os História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes 1960 No futuro, será possível para todos os estudantes ter acesso a tutores pessoais, da mesma forma que os antigos reis eram assistidos por tutores individuais, porém nessa época os tutores terão a forma de um Computador (SUPPES, 1966).
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Argumento mais forte Uso dos computadores na educação 1960 Instrução individualizada Diálogo que isso implica
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Fundamentado em Bloom (1984) 1960 Tutoria individual provia um crescimento duas vezes maior que a instrução em grupo. estendida Uso de ambientes virtuais de aprendizagem
Patrick Suppes pesquisar Fundou a Computer Curriculum Corporation História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Fundou a Computer Curriculum Corporation Natureza, benefícios, efetividade da melhoria da aprendizagem com o uso dos computadores pesquisar Criou o Computer Managed Instruction System (CMI) Utilizado amplamente em seus cursos Levou CMI para escolas de ensino fundamental Tutoriais para ensino complementar de Matemática
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Não chegou a resultados conclusivos, mas seus estudos levaram a sugestões para o desenvolvimento de novas práticas.
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Restrito a campos estruturados Abordagem de ensino e prática nesses campos Trabalho Produção de melhor aprendizagem Aprendizagem de como ser melhor professor com uso dos computadores Levaria muito tempo para desenvolver estudos teóricos aprofundados Uso efetivo de Computer Assisted Instruction (CMI) Críticas
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes CMI – profundos efeitos na aprendizagem Mudanças no comportamento dos estudantes Estudos Computadores = ferramentas x Uso potencial de aplicações mais amplas na Educação
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes 1971 – tecnologia não estava pronta para desenvolver as tarefas que ele havia previsto Implementos a CAI eram pedagógicos e não tecnológicos CAI pode ajudar estudantes, dando-lhe os caminhos customizados de aprendizagem Teorias de aprendizgem mais ricas são necessárias para esclarecer melhor os projetos na área No futuro, grande número de estudantes usando CAI serão parte importante nas principais universidades Considerações
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Patrick Suppes Devem ser desenvolvidas medidas mais complexas (do que simples estatísticas) para se chegar a conclusões mais incisivas of Computer Assisted Learning (CAL) Estilos de aprendizagem dos estudantes precisam ser considerados no desenvolvimento de CAL Como poderiam ser desevolvidas perguntas e respostas mais complexas para ajudar os estudantes a se empenhar em conteúdos de níveis mais altos Considerações
Don Bitzer PLATO* TUTOR História do E-Learning: palavras dos pioneiros 1960 PLATO* Sistema de computador de uso compartilhado dirigido à capacitação do estudante OBJETIVO: Desenvolver e proporcionar educação baseada em computador TUTOR Linguagem de programação educacional * University of Illinois
Don Bitzer TUTOR História do E-Learning: palavras dos pioneiros Interagir em cursos educacionais Comunicação com outros usuários por meios eletrônicos Precursor dos sistemas de conferência de hoje “Duas décadas antes da www entrar em cena, o sistema PLATO foi pioneiro em apresentar foruns online, quadros de avisos, e-mail, salas de chats, jogos etc. conduzindo à formação das primeiras comunidades online” (WOOLEY, 1994).
X Dan Watt Computador 1 para 1 Modelos muitos para muitos História do E-Learning: palavras dos pioneiros Dan Watt Usou o 1o computador na Boston School, em 1969, dificilmente, poderia prever as mudanças que iriam ocorrer Computador 1 para 1 X Modelos muitos para muitos 1990 Teorias Construtivistas e Construtivistas-Sociais
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Modelos muitos para muitos Teorias Construtivistas e Construtivistas-Sociais Grandes Mudanças Epistemológicas Aprendizes ativos e Comunidades de Prática (criadores e consumidores de conhecimentos)
Mudanças de Paradigmas História do E-Learning: palavras dos pioneiros Mudanças de Paradigmas Focos pedagógicos nos ambientes de aprendizagem Mudanças nos fundamentos picológicos da aprendizagem Adoção dos paradigmas construtivistas Construtivismo Social Pedagogias Construtivistas Trabalho Colaborativo Suportado pelo Computador Comunidades de Prática S. Negócios S. Educacional
História do E-Learning: palavras dos pioneiros Fases Históricas Práticas pedagógicas (desde o início) Ambientes de aprendizagem colaborativa online E-Learning resultado da adoção dos paradigmas construtivistas uso das redes (interação interpessoal em larga escala) Excedendo as expectativas de Suppes e Bitzer
Fases Históricas História do E-Learning: palavras dos pioneiros ERA FOCO CARACTERÍSTICAS EDUCACIONAIS 1975-1985 - Programação - Computer Assisted Learning (CAL) - Abordagens comportamentais para aprendizagem e instrução - Interação local usuário-computador 1985-1990 - Computer Based Learning - Modelos de aprendizes passivos - Uso dos modelos CAL para cursos - Começam a surgir os projetos de softwares educacionais 1990-1995 - Web Based Training - Conteúdos distribuídos pela Internet - Modelos de aprendizes ativos - Perspectivas construtivistas 1995-2005 - E-learning - Cursos flexíveis distribuídos pela Internet - Cursos de Multimídia Online - Modelos gerais de Construtivismo - Interação remota usuário para usuário
CONCLUSÕES E-Learning História do E-Learning: palavras dos pioneiros IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS PIONEIROS CONCLUSÕES Não repetir erros do passado Desenvolver novas idéias sobre o tema E-Learning History, history! We fools, what do we know or care? (William Carlos Williams)
História do E-Learning: palavras dos pioneiros REFERÊNCIAS SUPPES, P. The uses of computers in Education. Scientific American, n. 215, p. 206-220, 1966. WOOLEY, D. R. PLATO: the emergence of online Community. 1994. Disponível em: <http://www.thinkofit.com/plato/dwplato.htm. Acesso em: 30 dez. 2004.