Sugestões de atividades com alunos surdos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Diretrizes do ensino de História
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O uso dos softwares nas escolas
Prof. Orlando Miranda Júnior
Rodolfo Rodrigues e Valquiria Gonçalves
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PROJETO DE LIBRAS.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
O ENSINO DA GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Murais Profa. Simone Costa.
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Tendência Progressista Libertadora
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Portfólios da Prática Pedagógica
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
LEITURA COMPARTILHADA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Talking about routine.
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Edição: Site da Educação – SEDUC
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

Sugestões de atividades com alunos surdos Profa Kate Kumada Professora da Rede Regular de Ensino/Responsável por cursos EAD

Adaptações no método de ensino: sugestões e possibilidades Pedagogia Visual: Favorecer o visual mais que o oral. Imagens, desenhos, ilustrações Vídeos Animações

Adaptações no método de ensino: sugestões e possibilidades Buscar recursos didáticos com imagens e vídeos que atraiam o olhar dos alunos surdos. Na matemática adotar o uso de materiais concretos. Ensino da Libras como L1 e da LP como L2 (cf. Decreto 5626/05)

Adaptações no método de ensino: sugestões e possibilidades Ao ensinar LP estabelecer correlações entre elementos iguais e distintos da Libras, lembrando que entre a Libras e a LP há diferenças, por ex: Sintaxe: SVO -> Tópico comentário Não há artigos na Libras Sujeito na primeira pessoa é, geralmente, omitido na Libras Flexões verbais e nominais são diferentes

Libras

Adaptações no método de ensino: sugestões e possibilidades Valorizar a cultura e identidade surda.

Rotina (visual)

Sugestões

Dicionário

Outras sugestões Livro de receitas Livro de jogos (com instruções de jogos) Livro da vida do aluno Narrativas Bingo com palavras e frases trabalhadas

Descrição dos personagens da história, de si,dos colegas, dos pais e de recortes de revistas. Adrielle

(re)contação de história com pista visual

Reconhecimento das palavras conhecidas