RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Judith Tavares da Silva ¹; Mayara Lígia Fernandes dos Santos ²; Viviane Paiva dos Santos ³; Luiz Arthur Pereira Saraiva4 ¹Aluna Escola PREMEN; ² Aluna Escola PREMEN ³Bolsista PIBID/UEPB/CAPES , 4 Professor - PREMEN/PIBID/UEPB/CAPES   INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Após o conteúdo sobre urbanização brasileira, a turma foi divida em grupos e cada grupo escolheu um bairro diferente da cidade de Campina Grande ou uma cidade circunvizinha, a tarefa era procurar fotos antigas do bairro e fotografar o bairro atualmente. Com este material em mãos os alunos deveriam comparar as mudanças que ocorreram no espaço urbano no decorrer dos anos, identificar como ocorreu o processo de urbanização daquele local e ressaltar os pontos positivo e negativos do processo de urbanização ocorrido. Após está etapa deveriam preparar uma apresentação para os colegas, o professor e a bolsista do PIBID. Os resultados foram excelentes, pois os alunos se empenharam em procurar informações sobre os bairros para entender o processo de urbanização e as mudanças ocorridas, assimilando o conteúdo com mais facilidade a aplicabilidade prática. Diante os desafios encontrados no ensino atual, se tornam necessários estudos acerca de metodologias que possibilitem a inserção do aluno no processo de construção do saber. Atualmente as tecnologias para o registro fotográfico, tais como celulares com câmera integrada e câmeras digitais, estão cada vez mais presentes no cotidiano da maioria dos alunos. A pergunta é: Porque não usar este recurso nas atividades escolares? Pensando neste questionamento, surgiu a ideia de trabalha com fotografia. OBJETIVOS Objetivo Geral: Levar o aluno a compreender o mundo a sua volta, usando a fotografia para ajudá-lo a aumentar a capacidade de percepção e valorização do que está em sua volta. Objetivos Específicos: Induzir o aluno a refletir sobre suas atitudes e a realidade em que está vivendo, possibilitando o interesse em estar descobrindo e entendendo mais profundamente a imagem fotográfica; Promover um exercício de leitura e interpretação da paisagem da cidade, através de fotografias tiradas pelos próprios alunos. METODOLOGIA Baseando-se na ideia de que os alunos já possuem um conhecimento prévio acerca das mudanças ocorridas no espaço geográfico a sua volta, procurou-se construir uma abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem, fundamentada na fenomenologia, pois através da fotografia os alunos veem e compreendem seu espaço, de acordo com sua percepção conseguindo, assim, desenvolver as atividades propostas. Figura 1: Apresentação das fotografias e construção dos painéis. Fonte: Paiva, Viviane. Maio-2013. CONCLUSÃO A partir da atividade proposta pela bolsista do PIBID, foi possível uma maior compreensão acerca do processo de urbanização brasileira. A atividade foi importante pois além de facilitar a assimilação do conteúdo no âmbito nacional estudou-se e conheceu-se também o processo de urbanização da cidade de Campina – Grande e de algumas cidades circunvizinhas como São Sebastião de Lagoa de Roça e Queimadas. Usando apenas a câmera do celular ou uma câmera fotográfica e fazendo uma pequena pesquisa foi possível descobrir um pouco mais sobre a história destas cidades e como ocorreu o processo de urbanização de cada uma, assim como identificar as mudanças ocorridas no espaço geográfico. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOUZA, Marcelo Lopes (2001). Mudar a Cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. RODRIGUES, Arlete Moysés. “Direito à Cidade e o Estatuto da Cidade” In: Revista Cidades, v.2 nº. 3, 2005, p.89 -110. CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O Direito à Cidade e a Construção da Metageografia” In: Revista Cidades, v.2 nº. 4, 2005, p.221-247. CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O sentido da cidade: as possibilidades da análise geográfica” In: Sposito, M.E. (org.) Urbanização & Cidades: perspectivas Geográficas. GASPERR/UNESP, Presidente Prudente, 2001.