APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Regina Célia Baptista Belluzzo
O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Práticas de Apoio à Gestão
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Trabalhador do Conhecimento
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
  ORGANIZAÇÕES.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Avaliação de vendedores
Formação de Equipe e Comunicação
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Aprendizagem Individual e Organizacional
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Práticas de Apoio à Gestão
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
Profissional de GC / Função de GC
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Gestão por Competências
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Aula – 3 Planejamento
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
Bases para o pensamento

NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Instituição de Ensino São Francisco
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Apresentação do Professor
Conceito Evolução Principais autores Características
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
TIPOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM;
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
Liderança e Comportamento Organizacional
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
GESTÃO ORGANIZACIONAL
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
A QUINTA DISCIPLINA PETER M. SENGE. CAPÍTULO11 Alessandro Bueno dos Reis Liele Santa Rosa Buck Thais Fernandes Cordeiro.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

“Organizações que aprendem são organizações aptas a criar, adquirir e transferir conhecimentos, bem como a modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e insights”. (Garvin, 1993)

Inteligência organizacional Refere-se à capacidade de uma corporação como um todo de reunir informações, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseado no conhecimento que ela gerou.

Um modelo de inteligência organizacional - Karl Albrecht (2004) Conceituou inteligência organizacional como a capacidade da empresa de mobilizar todo seu potencial intelectual disponível e concentrar tal capacidade na realização de sua missão.

Gestão estratégica da informação - SIQUEIRA (2005) Inteligência empresarial é a empresa que possui capacidades e competências vitais para transformar as informações disponíveis e o conhecimento individual em ações integradas de alto valor agregado ao negócio.

A QUINTA DISIPLINA DE PETER SENGE

As “disciplinas” são um conjunto de práticas de aprendizagem, através das quais um indivíduo se odifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si.

DOMINIO PESSOAL É a capacidade de produzir resultados desejados. Tensão criativa – o que desejamos X onde estamos em relação ao que desejamos Ter objetivos e acreditar que irá alcança- lo. Não acreditar na incapacidade, verdade sempre, compaixão e empatia, compromisso com o todo.

MODELOS MENTAIS Idéias profundamente arraigadas, generalizações, influencias no nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes. O líder deve continuamente aperfeiçoar seus modelos mentais, não impor o seu aos outros, as decisões devem ser espontâneas, deve buscar múltiplos modelos mentais e lembrar que é melhor um grupo sem consenso.

VISÃO COMPARTILHADA – OBJETIVOS COMUNS Inclui ter objetivo comum, sentimento coletivo, coerência. Nenhuma organização será grande se não tiver objetivos, valores e missão que se torne compartilhados através de toda a organização. Atitudes em relação ao objetivo: COMPROMETIMENTO, participação, obediência, mas também gera apatia, desobediência e a obediência relutante e formal.

APRENDIZAGEM EM GRUPO A eficácia não é resultado de um esforço apenas individual, mas sim resultado de ações coletivas, com um forte sentido de cooperação. O aprendizado em grupo leva ao diálogo em detrimento da discussão.

RACIOCÍNIO SISTÊMICO Ver inter-relações – não cadeias lineares de causa e efeito Um processo de mudança – não é instantâneo Integra as outras – o todo pode ser maior que a soma das partes. Mudança de mentalidade, nos considerar parte do mundo.

DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM “Eu sou meu cargo” – concentrar na função e não sentindo responsável pelos resultados   “O inimigo está lá fora” – procurar alguém ou algo para culpar Fixação em eventos – vivemos em eventos e achamos causas para esses eventos A parábola do sapo escaldado