Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Antônio Ivo de Carvalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PEI – Programa Educacional Individualizado
em Educação a Distância
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Tecnologia Educacional para Docentes Universitários (AVTE) Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias Cognitivas Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde -NUTES/UFRJ

Características Gerais da EAD abertura e flexibilidade (seqüência, relação espaço-tempo, ritmo, requisitos x abertura) mediatização (baseia-se no uso de meios, materiais educativos e estratégias de comunicação) finalidades da iniciativa educativa abordagem e estratégias pedagógicas perfil do grupo participante (aprendiz adulto, situado em seu contexto, autonomia e responsabilidade) relação educação-trabalho (teoria-prática) - conhecimento científico, escolar e da prática logística complexa (gerência, distribuição etc.)

Definindo Avaliação de Programas Educativos

Momentos e Finalidades em Avaliação de EAD Avaliação relativa ao processo de produção: avaliação formativa Analisar a qualidade do material produzido; analisar estratégias de implementação Avaliação relativa ao processo de implementação do programa: avaliação somativa Analisar a qualidade do programa, de suas atividades, elementos e dos resultados obtidos Analisar as mudanças no processo de trabalho e na formação profissional; cobertura, qualidade da atenção e no contexto envolvido. Avaliação relativa ao impacto do programa: avaliação a longo prazo

Modelo de Apreciação Analítica Avaliação relativa ao processo de produção Modelo de Apreciação Analítica

Avaliação relativa ao Processo de Implementação avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística, compromisso institucional) Avaliação do Aluno avaliação da aprendizagem: depende das finalidades do programa educativo avaliação do desempenho /processual (qualitativa: portfolios, registros de atividades, foruns) - uso de pré e pós-teste??? - avaliar conhecimentos (mapas conceituais, discussão e análise de problemas) habilidades (práticas), atitudes desenvolvidas (prática e abordagens diante de problemas no processo por meio da observação, do diálogo etc.) - aprendizagem baseada em competências (avaliação integrada) autoavaliação (parte do processo de “aprender a aprender” e de auto-responsabilização sobre o processo - rever metas etc) avaliação para fins de certificação (segue as normas oficiais)

Avaliação relativa ao Processo de Implementação 2 Avaliação do Curso (Dinâmica, Elementos e Resultados) avaliação pelos alunos (a), pelos orientadores (o), coordenação (c) e pela equipe (e) avaliação do material educativo - em contexto - o material se concretiza com seu uso (facilidade de uso e manipulação do material; linguagem adequada; estratégia educativa, validade do conteúdo etc.) (c) (a) (o) (e) avaliação do processo de tutoria (competências para motivar, interagir no prazo e com qualidade, estimular a cooperação, orientar, compartilhar e investigar)- (c) (a) (o) avaliação da dinâmica (interação no grupo, cooperação, construção da autonomia, autoavaliação do aluno, uso e troca de informações e materiais) (c) (a) (o) (e) avaliação dos resultados obtidos (interação dos resultados de todas as avaliações (dos alunos, do processo do curso e, se possível, do impacto) - (e) e consultores ad hoc. avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística, compromisso institucional)

Avaliação relativa ao Processo de Implementação 3 avaliação do aluno avaliação do programa e de seus elementos e dinâmica avaliação gerencial (logística e apoio institucional) Avaliação gerencial (logística e apoio institucional) processo de divulgação processo de seleção distribuição e acesso ao material e atividades funcionamento e suporte (fluxo de informação; comunicação entre sujeitos; manejo com orientadores) suporte e orientação no uso dos meios/materiais e na comunicação produção de titulação`término e evasão custo benefício estudos prospectivos avaliação da institucionalização do programa análise das contribuições do programa para a instituição

Uma experiência piloto com um curso de EAD Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde / PADHRUS

Finalidades do Estudo Piloto Avaliar as potencialidades e limitações do modelo pedagógico desenvolvido no Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos Analisar a percepção dos alunos, dos orientadores e dos coordenadores sobre a ação educativa mediada por ferramentas pedagógicas disponibilizadas no ambiente construtivista a distância. Avaliar como se processa, em ambiente virtual, o desenvolvimento da interatividade, da cooperação e da autonomia, como dimensões prioritárias para a aprendizagem siginficativa. Investigar como os alunos, alunos e coordenadores percebem a construção dessas dimensões no processo de aprendizagem a distância. Analisar o processo do estudo piloto do Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde, como uma estratégia de avaliação formativa, que visa acompanhar o desenvolvimento e o aprimoramento do programa.

Características do Curso

Etapas do Estudo Piloto (1) Oficina de apresentação do curso e capacitação dos orientadores e do coordenador. Duração: 3 dias Pressupostos teóricos do construtivismo; Fundamentos principais da EAD: Ambiente pedagógico, aluno, orientador e ferramentas; Estudo de caso como estratégia de aprendizagem; Ambientação do Programa PADRHUS e avaliação construtivista; tomada de decisões sobre o desenho do curso piloto. (2) Desenvolvimento da Etapa Piloto 60 dias (2000); 20 profissionais de RH (serviço e ensino); dois orientadores; Avaliação final dos alunos: uma situação problema em grupo e duas individuais, realizaram avaliação formativa que consistiu de um questionário qualitativo contendo a reflexão sobre o conteúdo teórico do curso;participação no forum coletivo. (3)Atividades de Avaliação entrevistas com o coordenador e orientadores e uma entrevista coletiva com a equipe a fim de colher um maior número de informações e aspectos para a análise. Os questionários foram disponibilizados no próprio programa por meio eletrônico e foram destinados aos alunos participantes do curso.

Análise e Resultados Fonte de dados: foram considerados os questionários distribuídos aos alunos, as transcrições das entrevistas realizadas com os dois orientadores e a coordenadora do curso e a entrevista coletiva, realizada com a equipe docente. Dos 20 alunos que ingressaram no curso, 16 concluíram todas as atividades, 14 todas as avaliações e 10 responderam os questionários - motivos: (1) falta de tempo para realizar (família e chefia); (2) problema com computador pessoal; problemas com Internet.

Análise e Resultados O programa e o modelo pedagógico foram bem aceitos pelo conjunto de participantes, indicando que o modelo construtivista tem potencial para a educação continuada de profissionais de saúde. Fatores que potencializaram ou dificultaram o desenvolvimento da interatividade, cooperação e autonomia no ambiente foram: fatores sócio-culturais (dificuldades com o computador e/ou Internet; forma de expressão escrita; necessidade de direção docente) fatores pedagógicos (abordagem facilitou a atividade, a reflexão crítica, relação formação-processo de trabalho) fatores tecnológicos (instabilidade da infraestrutura tecnológica no país e na região estudada - quedas da rede) fatores relativos às condições de estudo.

Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES/UFRJ LTC@nutes.ufrj.br http://ltc-ead.nutes.ufrj.br