SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias da Produção
Advertisements

PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Administração da Produção: Conceitos
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Sistemas de Administração da Produção (S.A.P.) Turma: A01
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
SISTEMAS DE PRODUÇÃO.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A função produção Revolução industrial
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Tipos de Processos Produtivos
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Administração de Produção e Operações
Estratégias do agronegócio
Administração da Produção I
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Processos em Manufatura e Serviços
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Estratégia de Operações
Gerenciamento de Processos - PNQ
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Sistemas de Informações Gerenciais
Controle de estoque.
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Projeto em gestão de produção
Logística Integrada Engenharia de Produção
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS
Estratégia de Operações
Função produção.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Estratégia de Operações
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Módulo 2. Conteúdo Programático MÓDULO 2 – Cenário de Atuação do Engenheiro de Produção 2.1 As perspectivas Intra e Inter-organizacional 2.2 Extensão.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
Repensando a logística
MEMÓRIA DE AULA 2 04/02/14 Administração de Processos Produtivos
Estratégia de Produção
Administração de Operações
1 Programação da Produção I ENG de agosto Administração da produção Cap. 1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Natureza e Análise dos Processos e Sistemas Produtivos
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia de Suprimentos  A estratégia de suprimentos pode ser analisada, inicialmente, como uma forma de decisões relacionadas para adquirir materiais.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Introdução aos estudos da Administração da Produção

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Evolução Histórica Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção Fluxos e recursos e de informações (Moura, 1989:2)

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Evolução Histórica: Pré-história: Caça Agricultura Pastoreio Revolução Industrial: Início da produção industrial moderna (utilização intensiva de máquinas, transformações urbanas e rurais, mão-de-obra em condições desumanas). Produção em massa: Marca americana (linha de montagem). “Administração científica” da produção (Taylor).

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Evolução Histórica: Pós segunda guerra mundial: Estados Unidos – firmou-se grande potência. Administração da produção – técnicas produtivas americanas. Marketing e Finanças Década de 1960: Transferência de técnicas e conceitos do ambiente industrial para serviços. Introdução do termo Operações. Década de 1970: - ADM da Produção readquire posição de destaque.

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Conceitos: “A Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços)”. (MOREIRA, 2008, pág. 3) “A expressão administração de operações diz respeito refere-se ao projeto, direção e controle dos processos que transformam insumos em serviços e produtos, tanto para os clientes internos quanto para os externos. (KRAJEWSKI, 2009, pág. 2)

Modelo geral da administração da produção Objetivos estratégicos de produção Ambiente Estratégia de produção Recursos de entrada a serem transformados Papel e posição Competitiva da produção Materiais Informação consumidores Melhoria Projeto Recursos de entrada input Saídas de produtos e serviços output Consumidores Recursos de entrada de transformação Planejamento e controle Ambiente Instalações pessoal

Introdução aos estudos da Administração da Produção Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção Distinção entre produtos e serviços: Produto: bem físico, tangível (implica na fabricação de um produto). Ex.:(geladeira, automóvel, etc..) Serviço: é prestado, implica em uma ação. Ex.: Consulta médica consiste na ação exame-diagnóstico-prescrição. Características Indústrias Empresas de Serviços Produto Físicos Intangível Estoques Comuns Impossível Padronização dos Insumos Comum Difícil Influência da mão-de-obra Média/Pequena Grande Padronização dos produtos Fácil

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Objetivos e funções da Adm da Produção e Operações Objetivos estratégicos da produção: Contribuir para que se atinja os objetivos organizacionais a longo prazo. Traduzir os objetivos organizacionais em objetivos de desempenho de produção (qualidade dos bens e serviços, a velocidade com que são entregues, a confiabilidade, a flexibilidade e o custo de produção). Gestão eficaz das atividades desenvolvidas por uma empresa, visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Responsabilidades diretas da administração da produção: Entender os objetivos estratégicos da produção. Desenhar produtos, serviços e processos de produção; Planejar e controlar a produção; Melhorar o desempenho da produção.

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Objetivos e funções da Adm da Produção A Administração da Produção e Operações preocupa-se com o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle das operações produtivas de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa. (MOREIRA, 2008, pág. 7.) O Planejamento e a tomada de decisões: Nível estratégico Nível tático Nível operacional

Natureza das funções cobertas Projeto do Sistema de Produção Operação do Sistema de Produção Controle do Sistema de Produção Funções ligadas a decisões ESTRATÉGICAS Planejamento da Capacidade Localização de Instalações Projeto do Produto e do Processo - Funções ligadas a decisões TÁTICAS Arranjo Físico de Instalações Projeto e Medida do Trabalho Previsão da Demanda Planejamento Agregado Funções ligadas a decisões OPERACIONAIS Programação e Controle da Produção Administração de Projetos Controle de Estoques: o Lote Econômico Controle de Estoques: Demanda Independente O Sistema MRP Controle Estatístico de Qualidade Medida da Produtividade Níveis de Atribuição

Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações Fluxos de recursos e de informações Modelo de transformação: Recursos transformados - Inputs Ambiente Materiais Informações Consumidores BENS E SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INPUT OUTPUT Instalações Pessoal Ambiente Recursos de transformação Inputs

SISTEMAS DE PRODUÇÃO

A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação Inputs Outputs Recursos Humanos, Instalações e Processos, Materiais, Terra, Energia e Informação Bens Serviços Processo de transformação Medida de Performance (Qualidade, Custo, Produtividade, etc.)

Introdução aos estudos da Administração da Produção Avaliação da Produtividade: Produtividade: A relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. Depende essencialmente do Output e Input. PRODUTIVIDADE = PRODUTO FINAL ______________ INSUMOS Matéria-prima Mão-de-obra Tempo Hora de máquina

Introdução aos estudos da Administração da Produção Produtividade: Antes: Depois: 20 sapatos /2 m2 couro 22 sapatos/ 2 m2 couro 20 sapatos/ 1hora.10 trab 20 sapatos/1h.9trab

Formas de se melhorar a produtividade Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs.

Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade Maior valor percebido AÇÃO GERENCIAL Redução no “input” por unidade de “output” Aumento no “output” e redução no “input” “output” por Produtividade melhorada Preços mais altos Maior participação no mercado Aumento na receita Maiores lucros Melhoria nos processos produtivos Melhoria na qualidade do produto Baixos custos de manufatura e serviços Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade

Ciclo da Produtividade Medida da Produtividade Planejamento Avaliação Melhoria

Tendências Recentes na Administração da Produção Produção Just-in-Time Gestão da Qualidade Total Tecnologias computador-dependentes Competição com base no tempo Reengenharia dos processos de negócios A Fábrica de Serviços Mapeamento do fluxo de valor PETRÔNIO MARTINS (2005)

Engenharia simultânea Tecnologia de grupo Consórcio modular NOVOS CONCEITOS Just-in-time Engenharia simultânea Tecnologia de grupo Consórcio modular Células de produção Desdobramento da função qualidade (QFD) Comakership Sistemas flexíveis de manufatura Manufatura integrada por computador Benchmarking Produção customizada

Administração Estratégica da Produção e Operações GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Administração Estratégica da Produção e Operações

Administração Estratégica da Produção Redefinir as expectativas do setor industrial Ser claramente o melhor do setor   Ser tão bom quantos os concorrentes Parar de atrapalhar a organização Fornecer vantagens baseado na produção Apoio Externo Contribuição crescente da produção Ligar estratégia e produção Apoio interno Adotar Melhores Práticas Neutralidade externa Neutralidade interna Corrigir erros graves 1° estágio 2° estágio 3° estágio 4° estágio A habilidade de implementar A habilidade de ser adequado A habilidade de direcionar estratégias Fonte: Slack, Administração da Produção, pág. 68

Administração Estratégica da Produção Papel da Função da Produção: Implementadora da estratégia empresarial; Apoio para a estratégia empresarial; Impulsionadora da estratégia empresarial.

Administração Estratégica da Produção Decisões estratégicas significam decisões que: Tem efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere; Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; Aproximam a organização de seus objetivos a longo prazo. Estratégia é mais que uma só decisão, é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.

Administração Estratégica da Produção e Operações Objetivos de desempenho da produção Objetivo Qualidade; Objetivo rapidez; Objetivo confiabilidade; Objetivo flexibilidade; Objetivo custo.

Administração Estratégica da Produção e Operações Prioridades Competitivas: Custo: 1 – Operações de baixo custo Qualidade: 2 – Qualidade superior 3 – Qualidade Consistente Tempo: 4 – Rapidez na entrega 5 – Entrega no prazo 6 – Velocidade de desenvolvimento Flexibilidade: 7 – Personalização 8 – Variedade 9 – Flexibilidade de Volume

Administração Estratégica da Produção e Operações Vantagem em QUALIDADE Vantagem em RAPIDEZ Vantagem em CONFIABILIDADE Vantagem em FLEXIBILIDADE Vantagem em CUSTO Fazer CERTO as coisas Fazer as coisas com RAPIDEZ Fazer as coisas a TEMPO MUDAR o que você faz Fazer as coisas mais BARATO Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona

Administração Estratégica da Produção Fatores competitivos Se os consumidores valorizam estes... Objetivos de desempenho Então a operação precisará ser excelente nestes... Preço baixo Custo Qualidade alta Qualidade superior / qualidade consistente Entrega rápida Rapidez da entrega / velocidade desenvolvimento Entrega confiável Confiabilidade / entrega no prazo Produtos e serviços inovadores Flexibilidade (produto/serviço) / personalização Ampla gama de produtos e serviços Flexibilidade (mix ou composto de produtos) Habilidade de mudar a quantidade ou o prazo de entrega dos produtos e serviços Flexibilidade (volume e/ou entrega)

Administração Estratégica da Produção e Operações Competências essenciais (centrais) para desenvolvimento de estratégias empresariais: Equipe de trabalho; Instalações; Know-how mercadológico e financeiro: Sistemas e tecnologias

Sistemas de Administração da Produção GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Sistemas de Administração da Produção

Sistemas de Produção Sistema de Produção Define-se “sistema de produção” o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços. Dinâmica dos sistemas de produção: O sistema de produção sofre influências e restrições internas e externas:

Sistemas de Produção Restrições Internas: Marketing; Finanças; Recursos Humanos. Externas: Condições econômicas gerais do país; políticas e regulações governamentais; competição; tecnologia.

Sistema de Produção Processo De Conversão SUBSISTEMA DE CONTROLE PRODUTOS E SERVIÇOS INSUMOS SUBSISTEMA DE CONTROLE

Sistema de Produção Controle dos sistemas de produção Eficácia: É a medida de quão próximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos. Eficiência: É a relação entre o que se obteve (output) e o que se consumiu em sua produção (input), medidos na mesma unidade.

Sistemas de Produção Classificação Tradicional: Sistemas de produção contínua ou de fluxo de linha; Sistemas de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente); Sistemas de produção para grandes projetos sem repetição;

ORIENTAÇÃO PARA ESTOQUE ORIENTAÇÃO PARA ENCOMENDA Classificação Cruzada de SCHROEDER ORIENTAÇÃO PARA ESTOQUE ORIENTAÇÃO PARA ENCOMENDA Fluxo em linha - Refinaria petróleo - Indústria Químicas - Fábricas de papel Veículos especiais Companhia telefônica Eletricidade Fluxo intermitente Móveis Metarlúgicas Restaurante Móveis sob medida Peças especiais Buffet Projeto Arte para exposição Casas pré-fabricadas Fotografias artísticas Edifícios Navios Aviões

Tipos de Processos de Produção em Manufatura e Serviços: •Operações de manufatura: –Processos de projeto; –Processos de jobbing; –Processos em lotes ou bateladas; –Processos de produção em massa; –Processos contínuos. •Operações de serviços: –Serviços profissionais; –Lojas de serviços; –Serviços de massa.

Tipos de processos de produção em operações de manufatura

MRPII-O Planejamento dos Recursosde Manufatura Sistemas da Administração da Produção e Operações MRPII-O Planejamento dos Recursosde Manufatura

Atividade: Pesquisa em sites como Abepro, Enegep, Revista Distribuição, Revista produção on line, etc, reportagens em periódicos, artigos científicos. Identificar informações atuais e relevantes sobre gestão da produção e trazer para debate na próxima aula 19/03/2012. Função estratégica da APO Objetivo Qualidade; Objetivo rapidez; Objetivo confiabilidade; Objetivo flexibilidade; Objetivo custo.