Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia

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Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru in TGA – pág. 325 – 2ª. Edição – Editora Atlas, SP: 2000. Uma idéia bastante disseminada sobre os estilos de liderança coloca dois comportamentos - autocracia e democracia - como pontos opostos de uma escala. A medida que o estudo da liderança evoluiu, os dois comportamentos passaram a ser caracterizados de forma diferente da tradicional. Criaram-se outros nomes (liderança orientada para a tarefa e liderança orientada para as pessoas) para designar os dois estilos básicos. Cada estilo engloba diferentes comportamentos que podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo da situação.

ESTILO DE LIDERANÇA Estilos associados ao modelo democrático Estilos associados ao modelo autocrático Liderança orientada para pessoas Liderança orientada para a tarefa Liderança orientada para as relações humanas Liderança orientada para a produção Liderança orientada para a consideração Liderança orientada para o planejamento e organização

LIDERANÇA ORIENTADA PARA A TAREFA O líder orientado para a tarefa tende a apresentar os seguintes comportamentos: Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos. Insiste na necessidade de cumprir as metas, e superar a concorrência ou desempenho passado. Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas. Outros comportamentos do líder orientado para a tarefa podem ser classificados como: autocrático, diretivo e socialmente distante. Os comportamentos orientados para a tarefa incluem igualmente a utilização desmesurada da autoridade, que se designa como tirania ou ditadura.

LIDERANÇA ORIENTADA PARA PESSOAS O líder orientado para pessoas tende a apresentar os seguintes comportamentos: Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. Ouve e presta atenção. É amigável. Apóia os funcionários. Outros comportamentos do líder orientado para pessoas podem ser classificados como: democrático, consultivo- participativo e preocupado com o funcionário. A orientação para as pessoas, quando levada ao extremo, permite classificar o líder como permissivo ou omisso.

LIDERANÇA BIDIMENSIONAL A liderança orientada para a tarefa e a liderança orientada para as pessoas, a princípio, foram consideradas estilos em oposição, mutuamente excludentes, assim como se pensava a respeito da autocracia e democracia, como idéias em conflito. A medida que a pesquisa sobre a liderança avançou, no entanto, verificou-se que a tarefa e as pessoas não são pólos opostos da mesma dimensão, mas limites do mesmo território. Essa é a visão bidimensional da liderança, segundo a qual o líder pode combinar os dois estilos em seu comportamento, ou enfatizá-los simultaneamente.

EFICÁCIA DO LÍDER Eficiência - Eficácia - Efetividade A eficácia do estilo de liderança depende de seu efeito sobre o desempenho da tarefa e a satisfação do influenciado, seja ele indivíduo ou grupo. Se o influenciado mostrar-se satisfeito e, ao mesmo tempo, apresentar desempenho satisfatório, o estilo é eficaz. Por isso, a simplicidade do modelo autocrático-democrático deu lugar à complexidade. O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é processo social complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.