Competências Essenciais para a Unisul do Futuro

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Transcrição da apresentação:

Sub-Projeto Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Fase 2 Diagnóstico das Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Equipe Maria Terezinha Angeloni (Líder) Ana Paula Reusing Pacheco Carlos Rogério Montenegro Fabíola Mendes Martins Giovana Dal Zotto Unisul Agosto, 2008

Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Fase 1 Definição das Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Prover conhecimento personalizado (one-to-one) ao longa da vida Gerar e transferir conhecimento e tecnologia resultantes de pesquisa aplicada nas áreas foco da Unisul Criar ambiente diferenciado de aprendizagem Fase 2 Diagnóstico das Competências Essenciais para a Unisul do Futuro S – Skills Competências P – Process Processos T – Technologies Tec. da Info. V – Values Valores A – Assets Ativos Plano de Ações

Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Para Hamel e Prahalad, uma Competência Essencial é um conjunto de habilidades (competências), processos, tecnologia, valores e ativos (SPTVAs) que devem resultar em um cliente satisfeito ou em um benefício de custo fundamental proporcionando um diferencial competitivo para a organização. 2

Competências Essenciais para a Unisul do Futuro Os autores destacam que as competências essenciais têm pouco valor se forem definidas levando em consideração apenas uma das variáveis acima citadas. O importante é considerar o conjunto dos SPTVAs na definição das competências essenciais. 3

Diagnóstico das Tecnologias da Informação 4

Diagnóstico das Tecnologias da Informação 5

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Ambiente Virtual de Aprendizagem para Educação Presencial e a Distância Competências 1 e 3 Descrição: Ambiente virtual de aprendizagem com sistemáticas de gestão e ferramentas flexíveis e adaptáveis que atendam às especificidades da educação presencial e a distância. PLANO DE AÇÕES Cientificar a equipe sobre a importância da implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Educação Presencial e a Distância, para a obtenção das competências essenciais 1 e 3.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Ambiente Multimídia Competências 1 e 3 Descrição: Ambientes físicos e virtuais (que também vão além das salas de aula), equipados com infra-estrutura tecnológica e tecnologias que permitam a utilização de diferentes mídias PLANO DE AÇÕES Finalizar o cabeamento da rede; Adquirir servidores que permitam o armazenamento de conteúdos; Disponibilizar ilhas de carga de energia; Finalizar a implantação da cobertura de wireless; Cnt.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Competências 1 e 3 Ambiente Multimídia PLANO DE AÇÕES Equipar os laboratórios (de pesquisa e de uso comum) com equipamentos para o uso de diferentes mídias; Adquirir projetores para as salas de aula; Adquirir quadros digitais para as salas de aula (presencial e virtual); Adquirir vídeos wall para os ambientes de vivência universitária; Capacitar as pessoas para o uso das mídias. Desenvolver no portal um espaço para interação;

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Competências 1, 2 e 3 Portal Descrição: Plataforma que integra sistemas de informação e meios de comunicação que permite à Unisul disponibilizar conteúdos corporativos e acadêmicos e fornecer aos usuários uma visão comum da memória organizacional, possibilitando, internamente, o compartilhamento de recursos, ferramentas e conhecimento e a criação de um ambiente de trabalho integrado; e externamente, possibilitando a sociedade obter informações sobre os produtos (bens e serviços) ofertados pela Unisul, permitindo transações. PLANO DE AÇÕES Cientificar a equipe do Projeto Estratégico do Portal sobre a necessidade de desenvolver e abordar o uso de ferramentas de interação, tais como: pod cast, fórum, wiki e fotolog entre outras, dentro de um conceito de web 2.0 e a construir uma visão evolutiva considerando as dimensões internet, extranet e intranet.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação SRM Competências 1 e 3 Descrição: Student Relationship Management é uma tecnologia que tem por filosofia envolver pessoas e processos que visa a criação de uma sistemática para adquirir maior conhecimento sobre alunos e potenciais alunos, permitindo a interação aluno-instituição. PLANO DE AÇÕES Implementar o módulo de marketing; Implementar o módulo de BI; Capacitar as pessoas para o uso da ferramenta.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação ERP Competência 1 Descrição: Enterprise Resource Planning é um software de gestão que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades de uma empresa de maneira integrada e com uma visão por processos organizacionais. PLANO DE AÇÕES Atualizar o plano diretor de TI visando unificar as ferramentas de gestão; Redesenhar a estrutura de macro-processos da instituição, desdobrando-a em processos, sub-processos, atividades e tarefas; Capacitar as pessoas para o uso da ferramenta.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Sistema Acadêmico e Administrativo (Financeiro) Integrados e Flexíveis Competência 1 Descrição: Tecnologias que dão suporte para aos processos de gestão acadêmica e administrativa integradas e flexíveis, possibilitando: - a distribuição dos recursos provenientes do aluno em diferentes centros de custos; - a mobilidade acadêmica com vistas à personalização dos produtos oferecidos pela instituição, visando a educação ao longo da vida. PLANO DE AÇÕES Capacitar as pessoas para o uso dos sistemas. Customizar os sistemas acadêmico e administrativo (financeiro) para que exista a distribuição dos recursos do aluno em diferentes centros de custos; Possibilitar a diplomação dentro do conceito de mobilidade acadêmica;

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Workflow Competência 2 Descrição: Software de apoio ao trabalho em grupo de pessoas, separadas ou unidas no tempo e espaço possibilitando o intercâmbio de conhecimento por meio de aplicativos de suporte a comunicação, cooperação e coordenação PLANO DE AÇÕES Diagnosticar os processos que necessitam do apoio da ferramenta de workflow Mapear os processos diagnosticados; Implantar a ferramenta nos processos diagnosticados; Otimizar os processos diagnosticados; Capacitar as pessoas para o uso da ferramenta.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Groupware Competências 2 e 3 Descrição: Software de apoio ao trabalho em grupo de pessoas, separadas ou unidas no tempo e espaço possibilitando o intercâmbio de conhecimento por meio de aplicativos de suporte à comunicação, à cooperação e à coordenação PLANO DE AÇÕES Elaborar um plano de capacitação para o uso. . Divulgar as ferramentas já disponíveis; Elaborar um plano de sensibilização para o uso das ferramentas já disponíveis;

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Sistema de Gerenciamento de Projetos Competências 2 e 3 Descrição: Ferramenta de gestão de projetos que envolve as fases: iniciação, planejamento, execução e controle de conhecimento e armazenamento de projetos realizados pelos membros e equipes da organização, que obtiveram sucesso ou não, possibilitando sua reutilização em outras situações, diminuindo o tempo de execução de novos projetos e formando a memória organizacional. PLANO DE AÇÕES Levantamento dos projetos existentes na instituição; Estender a utilização do Web Project para ao demais setores da instituição; Estruturação e formalização de escritório de projetos; Capacitar as pessoas em uma metodologia de gestão de projetos; Capacitar as pessoas para o uso da ferramenta em toda a sua funcionalidade.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informações Sistema de Gerenciamento de Melhores Práticas Competências 2 e 3 Descrição: Ferramenta na qual são armazenadas as melhores práticas, acadêmicas, de pesquisa, extensão e gestão, para que possam ser reutilizadas pelos demais colaboradores. PLANO DE AÇÕES Identificar as melhores práticas; Registrar as melhores práticas; Disponibilizar as melhores práticas; Criação do processo de benchmarking na congregação.

Diagnóstico e Plano de Ações das Tecnologias da Informação Sistema de Gerenciamento de Competências Competências 2 e 3 Descrição: Sistema que permite o levantamento sistemático e o armazenamento em banco de dados das competências de pessoas internas (páginas amarelas - colaboradores, docentes e estudantes), externas (paginas azuis – ex-colaboradores, consultores, fornecedores, etc.) à organização, visando a localização de expertises e sua disponibilização para toda a instituição. PLANO DE AÇÕES Cientificar a equipe do Projeto Estratégico Modelo de Gestão Humana e profissional sobre a necessidade de: Levantar as competências (conhecimento, habilidades e atitudes - CHA) dos integrantes da instituição (páginas amarelas); Levantar as competências (CHA) dos discentes da instituição; Registar as competências das pessoas externas à instituição (páginas azuis).

Outras ações realizadas 18

Outras ações realizadas Exemplo: Ambiente Multimídia Definição De Indicadores Quantidade de pessoas acessando a rede; Tempo de acesso a rede; Quantidade de conteúdos armazenados por professores, alunos e colaboradores; Quantidade de laboratórios equipados; Quantidade de salas de aula equipadas; Quantidade de espaços com vídeo wall; Quantidade de chamados abertos no helpdesk; Quantidade de pessoas capacitadas para o uso das mídias. 19

Outras ações realizadas Diagnóstico e plano de ações para as variáveis tecnologia, processos e ativos. Diagnóstico e trilhas de desenvolvimento para as habilidades (competências) e valores. 20

Obrigada! Maria Terezinha Angeloni (Líder) Ana Paula Reusing Pacheco Carlos Rogério Montenegro Fabíola Mendes Martins Giovana Dal Zotto 21

Sub-Projeto: Diagnóstico das Competências Essenciais da Unisul Anexo 1: formulário de levantamento de informações Sub-Projeto: Diagnóstico das Competências Essenciais da Unisul Variável: Tecnologia Nome do entrevistado (a) Função Projeto Estratégico ( ) Não ( ) Sim Qual? Descrição da Tecnologia Validação da descrição ( ) Total ( ) Parcial Sugestões para a descrição da Tecnologia Situação da Tecnologia ( ) Implantado ( ) Parcialmente implantado ( ) Não implantado ( ) Em definição ( ) Inexistente Comentários Quem mais deve ser consultado sobre a tecnologia? Ações a serem desenvolvidas / implementadas Que indicadores podem ser utilizados para medir a implementação das ações Data Entrevistador (a) 22