Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
I Seminário ABED de Educação a Distância
EAD – tema de várias investigações e estudos 1ª preocupação
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Portfólio de Matemática
Universidade de Aveiro
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Treinamento para Professores
Planejamento de Um Curso On-Line
IMS-LD e Padrões Pedagógicos. 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Tipos de Produtos Multimídia
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Bonk, C.J. & Dennen, V. in Handbook of distance education, 2003.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath

Objetos de Aprendizagem Qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem O termo objeto de aprendizagem (learning object) geralmente aplica-se a materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos com vistas a maximizar as situações de aprendizagem onde o recurso pode ser utilizado.

Formas de visualização Sites e páginas Web de cursos apontando para objetos de aprendizagem Macro Objetos englobando outros objetos de aprendizagem Ambientes de Aprendizagem (Learning Management Systems)

Especificações existentes Aprendizagem voltada para atividades individuais Interação do aluno somente com o Conteúdo Abordagem muito conteudista Falta de sincronia entre o material de apoio e outras atividades do curso

Objetos de Aprendizagem & Atividades de Aprendizagem O que fazer quando a aprendizagem ocorre sem os objetos de aprendizagem ? O que fazer quando vários aprendizes cooperam para resolver um problema ? E os professores e pessoas do staff ? Como interligar o material de apoio e as demais atividades ? Como colocar diferentes abordagens educacionais (PBL, Projetos de Aprendizagem) nos objetos ?

IMS Learning Design O objetivo da especificação é disponibilizar um framework que possa descrever e projetar qualquer processo de ensino/aprendizagem em um modelo formal

IMS Learning Design Amplitude –Integração das atividades dos alunos e do staff (professores e tutores) –Integração de recursos e serviços utilizados durante a aprendizagem –Suporta os modelos de aprendizagem com um único aprendiz ou com muitos aprendizes –Suporte aulas puramente on line, como também o modelos misto (on line e presencial) Focado mais no processo do que no conteúdo

IMS Learning Design Especificação versão 1.0, disponível desde fevereiro de 2003 IMS Global Learning Consortium, Inc. Baseado no Educational Modeling Language (EML) –Desenvolvido pela OUNL no final de 90 –Disponível em 2000 –Serviu como base no processo de padronização do Learning Design

Learning Design Os processos de aprendizagem são modelados na “linguagem” Learning Design Este modelos são executados em um “player” Learning Design Parecido com o processo de desenvolver materiais em html e visualizá-los em um navegador

Construção dos modelos conceituais Classificação de Elementos Agregação dos elementos –Hierarquico-seqüenciais –Qualquer direção, por tópicos Projetar o processo de ensino- aprendizagem –Caminho sugerido pela agregação dos elementos –Interação entre aprendizes, staff e computadores

Learning Design - Conceitos Pessoas agem em diferentes papeis –Estudantes ou facilitadores Trabalhando com vistas a certos objetivos Participando de atividades de aprendizagem ou de suporte –Respondendo questões, discutindo, lendo materiais Em um ambiente, que contém objetos de aprendizagem e serviços usados nas atividades –Materiais, fóruns de discussão, chats...

Boeing Fuel Valve Removal simplified Interactive Electronic Technical Manual

O que é visto por estudantes e professores ? O diagrama ajuda a identificar papeis, atividades e recursos através da criação de uma representação XML do processo de aprendizagem Modelagem é uma coisa e a experiência de aprendizagem é outra Atualmente existe um Editor, um Player e um Runtime Engine (Coppercore)

Reuso no Learning Design Objetos de Aprendizagem e serviços separados do modelo educacional em uma unidade de aprendizagem Modelos do Learning Design podem ser utilizados em diferentes áreas –PBL na psicologia, ciência da computação, etc. Objetos de Aprendizagem podem ser utilizados em diferentes modelos LD –Um mapa do Brasil pode ser utilizado em aulas PBL de geografia, aulas normais de história, etc.

Reload Learning Design Editor Desenvolvido pela Universidade de Bolton Possui uma interface simples Permite a visualização e edição de arquivos dentro da ferramenta Possui um gerenciador de projetos Permite a importação e exportação de pacotes Learning Design

Reload Learning Design Editor

Reload Learning Design Player

Conclusões Especificação que permite utilizar diferentes abordagens pedagógicas Utiliza o UML como suporte a modelagem dos processos de aprendizagem Amplia o foco além dos Objetos de Aprendizagem para as Atividades de Aprendizagem Ainda pouco utilizado, principalmente em relação a outros modelos como o SCORM

Contatos Renato Luís de Souza Dutra – Liane Tarouco – Mary Lucia Pedroso Konrath –