RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
Advertisements

Competitividade Tipos de bens Serviços Demanda Oferta
A Pirâmide Etária do Brasil
Marketing.
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Análise do ambiente de marketing
MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222
Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Se a diferença entre os top´s for maior ou igual ao valor apontado no quadro a marca com o maior Top of Mind é a vencedora. Top mais alto que está sendo.
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO, A WEB E AS ORGANIZAÇÕES Painel 1 NOVAS TECNOLOGIAS.
MERCADO DE CONSUMO PARA AS PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS
REVISTA TURISMO Seu site de Turismo na Internet !
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
DOMÍNIO DA TECNOLOGIA por Rafael Forte Martil
TEORIAS POPULACIONAIS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O mundo não acabou, ele está apenas começando. O MUNDO É NOVO André Guerreiro.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Módulo 1 Versão: Fevereiro de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Qual a relação entre “armadilha da renda média”, inovação e Gestão do Conhecimento.
OBJETIVO DE DESEMPENHO
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Aula 2 Mitos do BRIC. MITO Nº 1: MERCADOS EMERGENTES SÃO PRIMÁRIOS EM TECNOLOGIA Por conta desse preconceito, muitas empresas “atacam” os mercados emergentes.
Comportamento do Consumidor
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ –CEAP EQUIPE: Gabriele Rabelo João Pedro Marilene Souza Jefferson.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
Comportamento do Consumidor Digital
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Apresentação 2015 v1.0.
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
 ComprasFácil Novo Ambiente Organizacional. Desenvolvimento  Integrantes Bruno Machado Santos João Gustavo Mattos Lucas Gaio Thiago Nascimento.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Trabalho de geografia mapas: Brasil
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
1º DESIGN FORUM MARCENARIAS. HULK GIANNELLI Designer Especialista em Produção.
TIPOS, REQUISITOS E TENDÊNCIAS EM VENDAS
Perfil psicológico da Geração Y
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Mercado e Negociação Comercial
Mercado e Negociação Comercial
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) O Panorama da Economia Brasileira Denísio Liberato Secretaria.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
População: Distribuição geográfica e crescimento
A grande Tendência Mundial As Fortunas do Novo Milênio serão criadas na Indústria do Bem-Estar e Qualidade de Vida por Paul Zane Pilzer As Fortunas.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
Geografia Rede SESI de Educação.
TENDÊNCIAS Augusto Büll Suporte Técnico e Treinamento.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
Industria e Agricultura no Brasil  Fylipe Alves Pág. 55 a 67.
Transcrição da apresentação:

RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Revista Exame, Edição 916/2008

UM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO O Brasil tem190 milhões de habitantes espalhados pelo 5º maior território do planeta e cresce acima de 4% ao ano A multiplicação de empregos, acesso ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno típico de sociedades avançadas: a criação de um MERCADO CONSUMIDOR DE MASSA, FORTE E CADA VEZ MAIS COMPLEXO.

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA Recente escalada de uma massa de pessoas para as classes superiores de consumo. A classe C tornou-se a maior em número absoluto de pessoas, superando 86 milhões. Somada aos 28 milhões que formam as classes A e B, isso significa que: 114 milhões de brasileiros já podem ser considerados consumidores!

O BRASIL EM NÚMEROS Estima-se que em 2050 o país terá 253 milhões de habitantes... O número de idosos continuará crescendo nas próximas décadas, serão 2,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos... A média de filhos cairá e em 2050 teremos uma média de 1,85 filhos por mulher... Sobrarão mulheres. Serão 6.413 mulheres a mais em relação aos homens na população total.

MUDANÇAS NO PANORAMA DE CONSUMO TV POR ASSINATURA CRESCIMENTO 58% ÁGUA ENGARRAFADA CRESCIMENTO 82% AUTOMÓVEIS CRESCIMENTO 60% BRINQUEDOS E JOGOS CRESCIMENTO 50% BEBIDAS ALCOÓLICAS CRESCIMENTO 43% LATICÍNIOS CRESCIMENTO 39% COMIDA CONGELADA CRESCIMENTO 50% COMPUTADORES CRESCIMENTO 43% PERFUMES CRESCIMENTO 43%

Tendência 1 Tendência 2 Tendência 3 Tendência 4 Tendência 5 O avanço das mulheres no mercado Tendência 2 Mais casais jovens sem filhos Tendência 3 Cresce o número de pessoas morando sozinhas Tendência 4 Mais consumidores de meia-idade com alta renda Tendência 5 Uma vida mais longa e melhor

TENDÊNCIA 1 – O AVANÇO DAS MULHERES NO MERCADO A presença delas é cada vez maior... ... E vários mercados devem crescer como resposta a isso: Sopas, Protetores solares, Eletrodomésticos, Tinturas para cabelo, Produtos para bebê, Conta corrente em banco, etc.

TENDÊNCIA 2 – MAIS CASAIS SEM FILHOS Com mais casais sem filhos, melhora a perspectiva de venda de uma série de produtos específicos, tais como: Comércio eletrônico, Crédito para Pessoa Física, Refeições prontas e Móveis e Decoração.

TENDÊNCIA 3 – CRESCE O NÚMERO DE PESSOAS MORANDO SOZINHAS O Avanço do número de pessoas sós cria uma série de oportunidades de consumo: Conexões de banda larga, Aparelhos portáteis de música, Suplementos alimentares, Telefones celulares, Cerveja, Produtos eletrônicos para carros.

TENDÊNCIA 4 – MAIS CONSUMIDORES DE MEIA IDADE O número de pessoas com mais de 50 está em alta, abrindo espaço para uma série de bens mais sofisticados Viagens aéreas, Vinhos e Produtos de beleza masculino.

TENDÊNCIA 5 – UMA VIDA MAIS LONGA E MELHOR A CVC estima que o total de clientes com mais de 50 anos de seus pacotes de viagens, passará de 600.000 atualmente, para pelo menos 1,4 milhão em 2011; Dos passageiros de cruzeiros marítimos, 60% são pessoas com mais de 60 anos; A Fiat calcula que hoje 12% dos compradores de seus carros têm mais de 50 anos. Em 2028, eles serão 20%.