Sistemas de Informações em Recursos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Capítulo 1 Capítulo 1 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Capítulo 8 Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Estratégias do agronegócio
Teoria Geral de Sistemas
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Gildo de Almeida Leonel
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital
Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informação empresariais na sua carreira
Os sistemas de informação empresariais na sua carreira
Por que estudar sistemas de informação?
Princípios de Sistemas de Informação
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Curso Superior em Gestão Empresarial
Marcel Fernando de Oliveira
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de informação para processos produtivos
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
REENGENHARIA.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
E-commerce e E-business
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Sistemas de Informação Gerencial Administração
Logística Integrada Engenharia de Produção
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Gestão do Conhecimento e da Informação
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Processos Administrativos Aula 1
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações em Recursos Humanos Professor: Marco Machado 2º Semestre – 2011 Aula 02 – Os sistemas de Informações empresariais na sua carreira

OBJETIVOS DE ESTUDO Explicar por que os sistemas de informação são tão essenciais no ambiente de negócios contemporâneo Definir um sistema de informação da perspectiva técnica e empresarial, além de distinguir entre capacitação em computadores e capacitação em sistemas de informação Aplicar um método de quatro passos para a resolução de problemas relacionados a sistemas de informação Avaliar como os sistemas de informação afetarão as carreiras de contabilidade, economia e finanças, administração, marketing, administração operacional e sistemas de informação, identificando os conhecimentos em sistemas de informação essenciais a todas elas

Como os Sistemas de Informação estão transformando os negócios Em 2005, foram abertas mais contas de telefone celular do que foram instalados telefones fixos Mais de 35 milhões de norte-americanos recebem notícias on-line; 32 milhões lêem blogs A propaganda na Internet continua a crescer mais de 30 por cento ao ano Novas leis exigem que as empresas armazenem mais dados por períodos mais longos As mudanças nos negócios resultam em mudanças nas funções e nas carreiras

Os Objetivos Empresariais dos Sistemas de Informação Excelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócios Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisão Vantagem competitiva Sobrevivência

Excelência Operacional: Resultados melhorados com maior lucratividade Sistemas e tecnologias da informação ajudam a alcançar altos níveis de eficiência e produtividade Wal-Mart é o campeão em combinar sistemas de informação e melhores práticas empresariais para alcançar eficiência operacional — e 285 bilhões de dólares em vendas em 2005 Wal-Mart é a loja mais eficiente do mundo em resultado de vínculos digitais entre seus fornecedores e lojas

Novos produtos, serviços e modelos de negócio: Os sistemas e as tecnologias de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócio Um modelo de negócios inclui como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços A indústria de música testemunhou mudanças drásticas nos modelos de negócio nos anos recentes A Apple tem sido muito bem-sucedida em introduzir novos produtos e adotar um novo modelo de negócio

Relacionamento mais estreito com fornecedores e clientes: Clientes bem atendidos são clientes fiéis, que comprarão mais Relacionamentos mais estreitos com fornecedores resultam em custos mais baixos O Mandarin Oriental em Manhattan usa sistemas e tecnologias de informação para estimular um relacionamento estreito com seus clientes, incluindo monitorar suas preferências A JCPenney usa sistemas de informação para aumentar seu relacionametno com seu fornecedor de Hong Kong

Melhor tomada de decisão: O resultado final de uma empresa pode ser comprometido por gerentes sobrecarregados de dados inoportunos ou inúteis, o que os obriga a trabalhar com suposições Dados em tempo real melhoram a capacidade de os gerentes tomarem decisões A Verizon usa um painel digital na Internet para atualizar os gerentes com dados em tempo real sobre queixas dos clientes, desempenho da rede e linhas danificadas

Vantagem competitiva: Alcançar os objetivos empresariais mencionados previamente em geral leva a vantagem competitiva Vantagens sobre os concorrentes incluem cobrar menos por produtos superiores, melhor desempenho e melhor resposta a clientes e fornecedores A Dell Computer é um dos melhores exemplos de estabelecimento de vantagem competitiva à medida que continua sendo lucrativa durante um período em que os preços do PC vêm caindo constantemente

Sobrevivência: As empresas talvez precisem investir em sistemas de informação porque eles se tornaram imprescindíveis Cresce a necessidade de manter-se no mesmo ritmo que os concorrentes, como no caso da introdução dos caixas automáticos pelo Citibank A necessidade também cresce a partir de regulações federais e estaduais.

Sessão Interativa: Objetivos Empresariais Em sua experiência, que empresas alcançaram: Excelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócio Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisão Vantagem competitiva Sobrevivência Os sistemas e as tecnologias de informação contribuíram para essas conquistas?

O que é um Sistema de Informação? A tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivos Um sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produto A informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativo Dados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrências

O Que é um Sistema de Informação? As atividades de um sistema de informação produzem: Entrada Processamento Saída Feedback Pense em um sistema de informação que você tenha experimentado recentemente. Descreva as entradas, o processamento, as saídas e o feedback no sistema.

Dimensões dos Sistemas de Informação Capacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadores Organizações Pessoas Tecnologia

Sistemas de Informação são muito mais do que Computadores Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que a empresa enfrenta.

A UPS Concorre Globalmente com Tecnologia de Informação

Discuta as seguintes questões: A UPS Concorre Globalmente com Tecnologia de Informação Discuta as seguintes questões: Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS? Quais são as tecnologias utilizadas? Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia organizacional da UPS? O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis?

Poucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreender A Abordagem de Resolução de Problemas Poucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreender Muitos problemas empresariais envolvem um conjunto de fatores que podem ser categorizados como organizacionais, tecnológicos e humanos

Um Modelo para o Processo de Resolução de Problemas Identificação do problema Propostas de solução Escolha Implementação A resolução de problemas é um processo, não um evento

A resolução de problemas é um processo contínuo de quatro passos Durante e depois da implantação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores de problemas devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência.

Dimensões Organizacionais Processos organizacionais ultrapassados; Atitudes e cultura pouco colaborativos; Conflitos internos; Ambiente organizacional turbulento ou em mutação; Complexidade da tarefa; Recursos inadequados.

Dimensões Tecnológicas Hardware antigo e insuficiente; Software ultrapassado; Administração de dados inadequada; Capacidade de telecomunicações insuficiente; Incompatibilidade dos velhos sistemas com as novas tecnologias; Mudança tecnológica acelerada.

Dimensões Humanas Falta de treinamento dos funcionários; Dificuldades para avaliar o desempenho; Exigências regulatórias e legais; Ambiente de trabalho; Falta de participação dos funcionários e de apoio a eles; Administração indecisa; Administração deficiente.

Quatro elementos do senso crítico: O Papel do Senso Crítico na Resolução de Problemas Quatro elementos do senso crítico: Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento Ter consciência das diferentes perspectivas Testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras Ter consciência dos limites organizacionais e humanos

A Conexão entre Problemas, Soluções e Objetivos Organizacionais Quando as empresas não conseguem atingir seus objetivos empresariais, eles se transformam em desafios Os sistemas de informação freqüentemente apresentam soluções para esses desafios

Como os Sistemas de Informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios O sucesso no mercado de trabalho atual exige um amplo conjunto de habilidades Os candidatos a empregos devem ter habilidades de resolução de problemas tanto quanto habilidades técnicas para que possam desempenhar tarefas específicas

Como os Sistemas de Informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios Contabilidade Economia e Finanças Marketing Gestão de Operações em Serviços e Manufatura Sistemas de Informação Outsourcing

Um alto executivo de informações coloca os negócios antes da tecnologia Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são os problemas e desafios enfrentados pela Sonic? Como ela está tentando superá-los? Quais são as soluções disponíveis? O CIO Mitchell Gregory é um bom solucionador de problemas para a empresa? Por quê?

Trabalho Assista o filme “Quem mexeu no meu queijo?” Elabore uma resenha sobre o filme e comente a sua aplicação na gestão de pessoas. Data da entrega: 23 Ago 2011 Conteúdo, de 20 a 40 linhas. Vale até dois pontos para composição na média.