Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redução de Custo – O maior benefício no setor de manutenção
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
CRM (Customer Relationship Management
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Financiadora de Estudos e Projetos
Tendências do mercado Consumidor
Implementação de Sistemas
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Estratégia Empresarial
Por que investir? 09 de junho de 2010
Fatores-chave, tendências e principais características.
Fatores-chave, tendências e principais características.
Planejamento de Campanha – A4
Em time que está ganhando se mexe...
Alvir Alberto Hoffmann
CRM OPERACIONAL CRM OPERACIONAL.
Universidade Federal Fluminense
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Mandic Partner Program
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Talentos para Inovação
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Projeto Integrado de Negócios Monitoramento de mídias sociais
A profissão de Estatístico: desafios e perspectivas atuais
Promovendo Soluções Sociais
Novos modelos de negócios
Equipe de Gestão.
conhecimentos em resultados
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Apresentação Comercial
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Superintendente de Produtos e Serviços
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Planejamento e Responsabilidade Social
Introdução ao Mercado de Capitais
Business Intelligence
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Estratégia de Relacionamento com o Cliente Tecnologia da Informação
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Importância da Política de Crédito no Processo de Gestão da Cooperativa de Crédito Olavo Borges Dezembro / 2005.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Tecnologia da Informação
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
VI Seminário Serasa de Crédito nas Empresas
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
13º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDENCIA ANEPREM MERCADO DE AÇÕES ESTRATÉGIAS E OPORTUNIDADES Setembro/2013 Carlos Frederico Valladares.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges.
Transcrição da apresentação:

Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA

Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada O que é ? 2009 - Edição 2010

O QUE É? OBJETIVO PÚBLICO ALVO Programa de incentivo à pesquisa acadêmica entre estudantes e professores, universitários, pesquisadores e a Serasa Experian. OBJETIVO Incentivar e apoiar pesquisas acadêmicas, visando a geração de novos conhecimentos e inovação para a Serasa Experian e as partes interessadas. PÚBLICO ALVO Alunos de Mestrado ou Doutorado. Pesquisadores vinculados a Institutos de Pesquisa, no Brasil ou Exterior.

LANÇAMENTO 2009

LANÇAMENTO 2009 Projeto Estudante Orientador Instituição Tipo de bolsa Análise Comparativa entre os Modelos KMV de Merton e CreditRisk+para Gestão de Riscos de Carteiras de Crédito Rafael Felicio Mileo Neto Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo / SP Mestrado Mental Acounting e Pagamento em Prestações: Influência no Comportamento do Consumidor de Baixa Renda Ana Paula Miotto Juracy Gomes Parente EAESP-FGV, São Paulo / SP Doutorado Micro?) Crédito para a população de baixa renda: como gerar cadastro positivo por meio da tecnologia de correspondentes bancários Cesar Akira Yokomizo Eduardo Henrique Diniz Uma aplicação de raciocínio baseado em casos na identificação de riscos em projetos Marco Alexandre Poppius Anita Maria da Rocha Fernandes Universidade Vale do Itajaí, São José / SC Web Services confiáveis – Um estudo sobre os problemas atuais Paulo Roberto de A. F. Nunes Ana Cristina Vieira de Melo Universidade de São Paulo, São Paulo / SP

Divulgação das propostas selecionadas EDIÇÃO 2010 Envio das propostas - Até 16 de agosto de 2010 - Máximo de 25 páginas (Introdução/Definição do Problema; Trabalhos Correlatos/Levantamento Bibliográfico; Metodologia; Relevância do tema da pesquisa para os objetivos da Serasa Experian; Cronograma de Atividades). Divulgação das propostas selecionadas - 23 de setembro de 2010 Início formal das pesquisas - Outubro/2010

Valores mensais (12 parcelas) EDIÇÃO 2010 Valores mensais (12 parcelas) Bolsa de pesquisa para alunos de mestrado: R$ 1.500,00 Remuneração para o professor-orientador de mestrado: R$ 600,00 Bolsa de pesquisa para alunos de doutorado: R$ 2.100,00 Remuneração para o professor –orientador de doutorado: R$ 800,00 -Bolsa para pesquisadores: R$ 2.000,00

EDIÇÃO 2010 Áreas Crédito Educação Financeira Finanças Marketing Gestão Jurídico Redes Sociais Sustentabilidade Tecnologia da Informação

CRÉDITO - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 CRÉDITO - Temas de interesse - Alinhamento com a Basiléia II – um modelo de gestão de risco para os bancos - Aplicação de Risk Based Pricing - Avaliação dos ativos intangíveis das empresas no processo de análise integrada de riscos, na concessão de crédito e na exigência de garantias - Critérios sociais e ambientais nos processos de análise de crédito - Cultura de Prevenção à Fraude (disseminação da importância da proteção das informações pessoais) - Desafios e perspectivas da bancarização das classes C e D / Small Business no Mercado Financeiro Brasileiro - Diferenças no desempenho econômico regional e os impactos sobre as empresas, o comportamento do consumidor e o crédito - Fusões e aquisições nos principais setores da economia brasileira e seus reflexos no mercado de crédito - Impacto do crescimento do canal PME na margem de lucros das empresas - Importância dos bureaus de crédito no desenvolvimento do país - Importância do crédito na vida do brasileiro - Importância dos produtos de crédito na lucratividade total dos bancos - Influência dos capitais intangíveis no rating das empresas - Melhores práticas sobre as políticas de créditos atuais na concessão de diferentes produtos financeiros - Melhores práticas sobre as políticas de prevenção a fraude atuais na concessão de diferentes produtos financeiros - Microcrédito no Brasil e América Latina - Modelos de inferência de renda em setores da economia formal e informal - O papel de um bureau de crédito na alavancagem das microfinanças - Perspectivas de adequação das políticas de crédito no mercado financeiro brasileiro (premissas econômicas no curto e médio prazo) - Projeção de balanços como ferramenta de decisão de crédito e impactos na quantificação do risco de crédito - Relevância das perdas por fraude de falsidade ideológica nas instituições financeiras - Seleção Adversa – metodologia e aplicações no mercado de crédito. - Soluções de autentificação baseada em dados cadastrais - Teste de Estresse da Carteira - Uso de “informações positivas” na gestão do risco de crédito

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 EDUCAÇÃO FINANCEIRA - Temas de interesse - Comportamento do consumidor brasileiro na gestão de renda pessoal e familiar - Conseqüências da facilidade de acesso ao crédito e comprometimento da renda do consumidor - Correlação entre Educação Financeira para consumidores e índices de inadimplência - Papel dos bancos de dados de proteção ao crédito face ao superendividamento dos consumidores - Perfil comportamental de pessoas físicas no consumo de crédito - Uso consciente e responsável do crédito

FINANÇAS - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 FINANÇAS - Temas de interesse - Arrecadação de ISS nos municípios (estudo sobre as principais diferenças e conflitos entre os municípios, como evitar a bi-tributação) - Efeitos da aplicação de custeio por absorção e ABC em empresas de serviços com estruturas compartilhadas - Gerenciamento de Working Capital visando à maximização de valores para os acionistas - Impacto das normas IFRS no resultado das empresas de serviço - Impacto dos incentivos fiscais nas tomadas de decisão de investimentos - Inserção de fatores intangíveis na análise convencional dos procedimentos contábeis das empresas - Metodologias de custeio em empresas de serviços para análise de pricing alinhada às regras de mercado - Modelos de projeção de faturamento baseado em séries históricas - Repatriação de capital estrangeiro versus CVM 319 - Variáveis envolvidas na decisão as empresas em investir em capacidade instalada

MARKETING - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 MARKETING - Temas de interesse - CRM (Relacionamento com Grandes Contas / voltado ao varejo) - Dados – quais os mais relevantes para o marketing do futuro / onde estão /como capturá-los) - E-mail Marketing (Futuro / Regulamentação / Ética / No mundo) - Expansão da classe C e o potencial de mercado para produtos e serviços por setor. - Fidelização de clientes - Futuro do Marketing no Brasil (massa x direto / tradicional x digital / efeito mobile / diferenças geográficas) - Gestão de Clientes (Cross-sell / Up-sell / Retention / Canais / Futuro) - Marketing Ambiental - Marketing Direto Real-Time (Event Based Marketing / Mobile / Digital / Redes Sociais) - Marketing Social / Marketing relacionado à causa - Melhores práticas de sinergia entre as áreas de Marketing e força de vendas - Melhores práticas de sinergia entre força de vendas e backoffice - Prospecção de Clientes (Database Marketing / Segmentação / Geomarketing) - Técnicas para aumentar a eficiência e rentabilidade de segmentação de clientes para vendas - Telemarketing (Futuro / Regulamentação/ Ética / No mundo) - Televendas

GESTÃO - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 GESTÃO - Temas de interesse - Acompanhamento de resultados de projetos (pós implantação) - Correlações entre Sucess FEE  / Modelo de negócio sobre o valor agregado  / ROI - Cultura de Qualidade e ferramentas recentes para empresas de serviços - Desenvolvimento de equipe de vendas para o relacionamento one-to-one - Estratégia (da formulação à execução) - Gestão comercial de grandes clientes - Gestão por processos e BPM (Business Process Management) - Lean Six Sigma aplicado a serviços - Modelo de negócio envolvendo como medida unidade de negócio dos clientes - Trabalho em equipe em times de alta performance - Utilização da metodologia NPS visando a fidelização de clientes e alavancagem de crescimento

JURÍDICO - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 JURÍDICO - Temas de interesse - Abordagem dos bancos de dados nos diversos ordenamentos (Direito Comparado) - Banco de dados de proteção ao crédito e o princípio da privacidade - Banco de dados de proteção ao crédito nos Tribunais (evolução e tendências jurisprudenciais) - Banco de dados e a comunicação como dever acessório ao princípio da veracidade - Cadastro positivo, o principio da isonomia e a proteção aos dados pessoais do consumidor - Direito da Tecnologia da Informação e suas aplicações - Fraude, a clonagem de documentos e a responsabilidade civil do Estado pelos danos decorrentes - Tributação na prestação de serviços – ISSQN

REDES SOCIAIS - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 REDES SOCIAIS - Temas de interesse - O papel das redes sociais no marketing de hoje e do futuro - Oportunidades de negócio nas redes sociais - Propensão dos usuários a disponibilização de informações pessoais versus  impacto do negócio Serasa Experian

SUSTENTABILIDADE - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 SUSTENTABILIDADE - Temas de interesse - Comportamento do consumidor brasileiro na gestão de renda pessoal e familiar - Conseqüências da facilidade de acesso ao crédito e comprometimento da renda do consumidor - Correlação entre Educação Financeira para consumidores e índices de inadimplência - Critérios sociais e ambientais nos processos de análise de crédito - Desafios e perspectivas da bancarização das classes C e D / Small Business no Mercado Financeiro Brasileiro - Green IT  - Marketing Ambiental - Marketing Social / Marketing relacionado à causa - Microcrédito no Brasil e América Latina - O papel dos bancos de dados de proteção ao crédito face ao superendividamento dos consumidores - O papel de um bureau de crédito na alavancagem das Microfinanças - Uso consciente e responsável do crédito

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Temas de interesse EDIÇÃO 2010 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Temas de interesse - Aplicações mobile - Banco de dados (Workflow) - Desenvolvimento de sistemas - Engenharia de software (Arquitetura aplicada para plataformas orientadas a serviços / Performance e Planejamento de Capacidade / Teste de Sistema) - Fábrica de Software - Green IT   - Identidade Digital / Autenticação (Novos Negócios / Certificação Digital) - Mainframe (Desenvolvimento de Aplicações / Arquitetura / Linux – Plataforma Opensource) - Segurança da informação (Fraude / Processos / Técnica) - Service Oriented Architecture(SOA) - Software como serviço e Cloud Computing

EDITAL E OUTRAS INFORMAÇÕES: EDIÇÃO 2010 EDITAL E OUTRAS INFORMAÇÕES: http://www.universia.com.br/rue/materia.jsp?materia=19833 www.serasaexperian.com.br/pesquisaaplicada

Obrigado! Fábio Avelar Friedrichs E-mail: fabio_avelar@universia.net Telefone: 51- 98507947