ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Professora Iracema de Souza Mendonça
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Avaliando a alfabetização
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
ENTRE.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Mobilização da Comunidade Escolar
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
Palavras escritas com Ou com.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Relatório de Proposta de Projeto
Alfabetização e Letramento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Organizando o trabalho pedagógico
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
Instrumentos avaliativos
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
Objetos de aprendizagem
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Como redigir um bom texto?
INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA (orientadores) Coordenação TCC – CEABSF NESCON.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Conscientização sobre a importância do SARESP
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO ESCRITA 4º

Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento muito importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você: momento significativo no processo de aprendizagem de todos os alunos. A avaliação pressupõe o replanejamento do trabalho pedagógico, a fim de que, ao final do ano letivo, todos os alunos tenham êxito. Para a realização da prova bimestral, seguem algumas sugestões que consideramos relevantes: 1 - Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que é importante que cada um mostre o que aprendeu. Importante também dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor(a), ajudá-los a aprender cada vez mais. 2 - Os responsáveis devem ser avisados, para que seus filhos sejam estimulados a estarem presentes na escola. 3 - No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento das atividades. 4 - Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas por você, Professor(a), para cada questão. 5 - Incentive-os a responderem. Mas, ao mesmo tempo, mostre que, caso não consigam resolver determinada questão, haverá outros momentos para que as dificuldades sejam superadas. A prova de Alfabetização Escrita está constituída de 10 (dez) questões. Ela será realizada no mesmo dia da prova de Ciências dos demais anos de escolaridade. Os parâmetros de correção estão disponíveis logo depois destas orientações iniciais. É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses.

LETRA A MARCAR NO DESESC É importante ressaltar que, após a correção da prova, a pontuação atribuída a cada questão deverá ser repassada para o sistema DESESC, de acordo com a tabela abaixo: Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas 1.072 Unidades Escolares localizadas nas diferentes áreas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação PONTUAÇÃO LETRA A MARCAR NO DESESC 2,0 A 1,5 B 1,0 C 0,5 D E

PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 5: Escrever lista de palavras. QUESTÃO 1: Escrever lista de palavras. QUESTÕES 2, 3 e 4: Proposta de análise da escrita de frase. 1 Fez a lista, escrevendo o nome de todos os animais, corretamente. 0,75 Fez a lista, escrevendo o nome de todos os animais, com um ou dois erros ortográficos. 0,50 Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro animais, corretamente. 0,25 Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro animais, com um ou dois erros ortográficos. Não fez a lista ou escreveu apenas o nome de um ou dois animais, mesmo que corretamente. 1 Fez a lista, escrevendo, no mínimo, cinco palavras, corretamente. 0,75 Fez a lista, escrevendo, no mínimo, cinco palavras, com um ou dois erros ortográficos. 0,50 Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro palavras, corretamente. 0,25 Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro palavras, com um ou dois erros ortográficos. Não fez a lista ou escreveu apenas uma ou duas palavras, mesmo que corretamente. QUESTÃO 6: Copiar palavras com 3 sílabas. 1 Copia três palavras trissílabas do texto, sem erros ortográficos. 0,75 Copia três palavras trissílabas do texto, com erros ortográficos em uma delas. 0,50 Copia três palavras trissílabas do texto, com erros ortográficos em duas delas. 0,25 Copia três palavras trissílabas do texto, com erros ortográficos nas três ou copia apenas duas palavras trissílabas, sem erros ortográficos. Demais situações que não se enquadram nas acima descritas. 1 Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos. 0,75 Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos. Ex.: O minino joga bola. Mamãe feis um bolo de milho gostozo. 0,50 Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos. Ex.: Omenino joga bola. Mamãe feis umbolo de milho gostozo. 0,25 Escreve parcialmente a frase. Ex.: Menino bola. Mamãe bolomilho. (palavras-chave). Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). O aluno não realizou a atividade.

QUESTÕES 7 E 8: Criar final para um texto. 1 Cria final coerente para a história, escrevendo-o sem erros ortográficos e com pontuação adequada. 0,75 Cria final coerente para a história, escrevendo-o com pontuação adequada, mas com um ou dois erros ortográficos. 0,50 Cria final coerente para a história, escrevendo-o sem erros ortográficos, mas com falhas na pontuação . 0,25 Cria final coerente para a história, porém escrevendo-o com erros ortográficos e com falhas na pontuação. Demais situações que não se enquadram nas acima descritas. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações, pode contatar-nos pelo e-mail: antonio.augusto@rioeduca.net. No dia da prova, atenderemos, também, pelos telefones: 2976-2334 ou 2976-2287. QUESTÕES 9 e 10: Escrever um pequeno texto, com início, meio e fim. 1 Escreve um texto relacionado à figura, numa sequência lógica (início, meio e fim), sem erros ortográficos. 0,75 Escreve um texto relacionado à figura, numa sequência lógica (início, meio e fim), mesmo que com erros ortográficos que não comprometam o entendimento do texto. 0,50 Escreve um texto relacionado à figura, com alguma falha na sequência lógica (início, meio e fim), mesmo que com eventuais erros ortográficos. 0,25 Escreve um texto com falhas na relação com a figura e/ou na sequência lógica (início, meio e fim), mesmo que com eventuais erros ortográficos. Não atendeu ao solicitado, ou apresentou texto com a clareza significativamente comprometida seja pelas falhas na sequência lógica, seja pelo excesso de erros ortográficos e/ou de pontuação.

Escreva o nome de cinco frutas que aparecem na imagem abaixo. DESCRITOR: Escrever lista de palavras. (aE22) QUESTÃO 1 Escreva o nome de cinco frutas que aparecem na imagem abaixo. 1- _______________________________ 2- _______________________________ 3- _______________________________ 4- _______________________________ 5- _______________________________ colorirgratis.com

Observe a imagem e escreva uma frase sobre o que você vê. DESCRITOR: Escrever frase com apoio de figura. (aE41) DESCRITOR: Escrever frase com apoio de figura. (aE41) QUESTÃO 2 Observe a imagem e escreva uma frase com qualquer um dos animais que você vê. QUESTÃO 3 Observe a imagem e escreva uma frase sobre o que você vê. fichasdesenhos.com edudeboraschnek.blogspot.com __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Observe a imagem e escreva uma frase com o que você vê. DESCRITOR: Escrever frase com apoio de figura. (aE41) QUESTÃO 4 Observe a imagem e escreva uma frase com o que você vê. thiagospyked.blogspot.com __________________________________________________________________________

DESCRITOR: Escrever lista de palavras. (aE22) QUESTÃO 5 Observe a imagem abaixo e faça uma lista de cinco palavras de acordo com o que você vê. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________ DESCRITOR: Copiar palavras com o mesmo número de sílabas. (aE3) QUESTÃO 6 Escreva, no quadro à direita, três palavras do texto que têm 3 sílabas. O macaco foi à feira Não teve o que comprar Comprou uma cadeira Pra comadre se sentar A comadre se sentou A cadeira esborrachou Coitada da comadre Foi parar no corredor. (Folclore) _______________________

Rio, 13 de novembro de 2012 Mamãe, Fui na casa do Beto para Um beijo, DESCRITOR: Criar ou recriar parte da estrutura narrativa de um texto, mantendo a sequência lógico-temporal (início, meio e fim. (aE72) QUESTÃO 7 Continue a escrever o bilhete para sua mãe. Não deixe de dizer o que você foi fazer e a que horas pretende voltar para casa. Rio, 13 de novembro de 2012 Mamãe, Fui na casa do Beto para photoshoponline.com.br Um beijo, Fábio.

Você vai terminar esta história! DESCRITOR: Criar ou recriar parte da estrutura narrativa de um texto, mantendo a sequência lógico-temporal (início, meio e fim). (aE72) QUESTÃO 8 Você vai terminar esta história! Na sua opinião, para onde Hugo foi? O que acontecerá com ele? Procura-se Hugo Hugo é um cachorro que tem muitos amigos, ele é simpático, brincalhão. Adora passear na rua e ficar cheirando os postes e os pneus dos carros. Numa de suas escapadas, desceu a rua cheirando, cheirando... De repente, Hugo ______________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Adaptado: Diléa Frate. Procura-se Hugo. Rio de Janeiro, Ediouro, 1999.

DESCRITOR: Criar texto a partir de imagem. (aE71) QUESTÃO 9 Observe bem o que o menino fez no quadrinho 1 e o que aconteceu no quadrinho 2. Agora, escreva uma história a partir das imagens que você vê. donamiguinha.blogspot.com 1 2 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observe os quadrinhos e escreva uma história. DESCRITOR: Criar texto a partir de imagem. (aE71) QUESTÃO 10 Observe os quadrinhos e escreva uma história. alfabetizacaoecia.blogspot.com 1 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________