POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

Projeto - A escola e o meio ambiente
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Projeto aquecimento Global
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
22 de Março Dia Mundial da Água
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Educação Ambiental - GPEEA
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Projeto Semana da Pátria
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Público Escola.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Curso de Especialização em Mídias na Educação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CARTA DA TERRA Para crianças.
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Responsabilidade Socioambiental
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Projeto Meio Ambiente.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Projeto: Alimentação Saudável.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
A Arte na Literatura de Cordel
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO
Portfólio.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
“Um país se faz de homens e livros”
PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
vídeo
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 Disciplina: Gestão Integrada de Mídias na Educação Professora: Laurete Maria Ruaro Aluna: Josianne Repski Tutor: Marcelo Fabricio Chociai Komar Data: 13/10/2013

EDUCAR NA BIODIVERSIDADE, PRESERVANDO O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS. Público: alunos do 3º ano do ensino fundamental; Duração: uma semana;

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente. Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, como a biodiversidade e a sustentabilidade, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, vamos trabalhar com as crianças a importância do meio ambiente para o equilíbrio da terra e sobrevivência de nos seres humanos enfatizando a necessidade urgente da colaboração de todos a fim de regredir a situação alarmante pela qual o planeta esta passando. 

Objetivos Gerais Reconhecer a ação do homem na transformação do Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e a sua preservação. Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao Meio Ambiente.  Em essencial, a questão da importância da água para os seres vivos, e sua preservação ambiental.

Objetivos Específicos Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente; Perceber a ligação do homem com a natureza; Estudar os recursos naturais e os benefícios que trazem ao homem e também que malefícios trarão sua escassez.  Compreender o ciclo da vida; Conscientizar da interferência negativa do homem na transformação do meio em que vivemos; Ampliar os conceitos sobre natureza e biodiversidade; Conservar e cuidar do meio ambiente; Conscientizar para o não desmatamento, para a não poluição; Conscientizar da importância da água; Pesquisar o ambiente em que vivemos.

Justificativa Tendo em vista a grande preocupação mundial em relação ao destino do nosso planeta e a preservação do Meio Ambiente, cabe a escola provocar uma discussão dessa temática com os alunos e toda a comunidade buscando sensibilizá-los sobre a importância de cuidarmos do lugar onde vivemos, mostrando a todos que é nossa também a responsabilidade de preservar e reflorestar e que cada um deve fazer a sua parte. 

Metodologia Foi trabalhado com os alunos os vídeos do “Salto para o futuro” sobre a biodiversidade, preservação do meio ambiente e a poluição da água em sala de aula. Discutiu-se com eles em relação a necessidade de se preservar a natureza, conhecer as causas da poluição e degradação da natureza, identificando algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas, valorizar os cuidados que devemos ter para com o Meio Ambiente que promovem qualidade de vida para os seres vivos.

Após, os vídeos, realizou-se um passeio com a turma nas proximidades da escola, identificando a real situação do meio ambiente local, que tipos de degradações estão presentes naquele meio ou em suas proximidades, como por exemplo, se o rio que existe perto da escola está sendo poluído ou não. Em seguida, foi proposto aos alunos que escrevessem textos relatando a situação em que se encontra o ambiente visitado anteriormente, e o que pode ser realizado por eles buscando melhorar a situação encontrada, preservando o meio ambiente. Ao final, os alunos construíram cartazes, com suas famílias, que foram expostos na escola, sobre a preservação do meio ambiente.

Avaliação A avaliação foi continua, sendo concretizada durante todo o processo, através do interesse e da participação do aluno na realização das atividades propostas, verificando se houve um despertar ecológico no sentido de buscar a preservação do meio ambiente.

Análise Pode-se perceber um interesse grande dos alunos no âmbito de preservar o meio ambiente, buscando um mundo mais protegido contra as poluições. Durante a realização do projeto pode-se verificar uma participação grande da família, que realmente partilhou suas contribuições quanto a preservação do meio ambiente, na construção dos cartazes que os alunos levaram para fazer em casa e depois foi exposto na escola.

Assim, podemos concluir que a escola tem a possibilidade de ajudar a natureza na preservação do meio ambiente, através da realização de projetos e atividades curriculares que busquem a conscientização dos alunos, pais e a comunidade em geral, sobre a importância de possuirmos um ambiente mais limpo, sem tanta poluição, em que possamos viver harmoniosamente bem com a natureza.

Referências: Vídeos do SALTO PARA O FUTURO - educar na biodiversidade: Educação, Cultura e Biodiversidade; Água e seus significados para a vida. SCARLATO, Francisco Capuano. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. ( Série Meio Ambiente) São Paulo: Atual 1992). VALLE, Cyro Eyer. Qualidade ambiental: como ser competitivo protegendo o meio ambiente. São Paulo: Pioneira, 1995.