EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA DE ESCOLARIZAÇÃO SAÚDE / BEM-ESTAR
Programas de Educação Física Escolar Atividades Administradas nas Aulas Guedes DP; Guedes JERP Rev Paul Educ Fis, 11:49-62, 1997 Tempo de Aula (min)
A Educação Física Escolar no Mundo Hardman K & Marshall J (2000). World-Wide Survey of the State and Status of School Physical Education. Manchester: University of Manchester. Conclusão A Educação Física não tem conseguido se impor socialmente como uma disciplina de escolarização realmente importante para a formação dos jovens “... está em risco em muitos países e em todas as regiões continentais do mundo.”
Modelo de Currículo de Aptidão Pessoal COMPONENENTES DA APTIDÃO FÍSICA Resistência Cardiovascular Resistência Muscular Força Flexibilidade Habilidades de Rendimento Composição Corporal OBJETIVOS RELACIONADOS Á SAÚDE Controle do Peso Controle do Stress Redução do risco de Doenças Coronarianas Proteção de Desordens Músculo-Esquelética CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS Percepção de Benefícios Percepção de Barreiras Base de Valores Intenções Eficácia Própria Habilidades de Regulação Própria
Projeto Educativo com Repercussão Social Educação Física Escolar: Ênfase à Educação para a Saúde
Continuum da Saúde Saúde Positiva Comportamento de Risco Educação Aspectos físico, mental, e social Comportamento de Risco Sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas, uso de drogas, estresse elevado, repouso insuficiente Educação Biomédica Doença Coronariopatias, diabetes, obesidade, hipertensão, câncer, osteoporose Saúde Negativa Graves limitações funcionais e morte
Transferência de Comportamentos de Risco Agressores ao Estilo de Vida Saudável Sedentarismo Alimentação Desequilibrada Uso Excessivo de Bebidas Alcoólicas Presença de Tabaco e de Drogas Controle Inadequado de Estresse Repouso Insuficiente Adolescência Idade Adulta
ÁREA ESCOLAR PROGRAMAS DE ENSINO Atividade Física Alimentação Tabagismo Álcool e Drogas Estresse Repouso EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE CONHECIMENTOS PERCEPÇÕES ATITUDES
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Blocos de Conteúdos CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO ESPORTE, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
MAXIMIZAR O BEM-ESTAR (SAÚDE) Características da Disciplina de Escolarização Educação Física Conhecimento teórico-prático Experiências Satisfatórias Consciência Crítica MAXIMIZAR O BEM-ESTAR (SAÚDE)
Características de um Currículo Escolar (Delgado e Tercedor, 2002) 1º NÍVEL ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL Formação permanente Intercâmbio contínuo Currículo 2º NÍVEL ESCOLA Projeto Curricular Diretrizes metodológicas Apoio logístico 3º NÍVEL PROFESSORES Estratégias de ensino Interesses dos alunos Tema de estudos Curiosidade dos alunos Programação das Aulas
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Proposição de Objetivos – Domínio Motor Desenvolver atividades que possam levar os educandos a vivenciarem experiências quanto aos componentes da aptidão física relacionada à saúde, além de práticas esportivas que contribuam no sentido de maximizar o desenvolvimento das habilidades/destrezas motoras
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Proposição de Objetivos – Domínio Cognitivo Oferecer informações que possam levar os educandos a identificar e a caracterizar os comportamentos de riscos associados à saúde, além de respostas e adaptações dos sistemas orgânicos diante de agentes agressores ambientais, procurando capacitá-los para adotarem, voluntariamente, um estilo de vida saudável
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Proposição de Objetivos – Domínio Afetivo Oportunizar experiências que possam levar os educandos a apresentar percepções favoráveis e atitudes positivas quanto à adoção de um estilo de vida direcionado à promoção e à conservação da saúde individual e coletiva
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Proposição de Objetivos – Domínio Social Otimizar situações que possam levar os educandos a cultivar espírito de cooperação em atividades em grupo, respeito às normas e regras, assim como, capacidades de reconhecer e apreciar esforços desempenhados pelos colegas
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Unidades de Ensino – Ensino Fundamental Unidades de Ensino 1ª/2ª 3ª/4ª Séries Séries Diagnóstico e monitoração do crescimento físico, da maturação biológica e do desempenho motor X X Prática de atividades rítmicas X X Prática de jogos motores e sensoriais X X Prática de exercícios físicos relacionados à saúde X Prática de atividades físicas direcionadas à iniciação esportivas X Competições esportivas X
Programas de Educação Física Escolar Ênfase à Educação para a Saúde Unidades de Ensino – Ensino Fundamental Unidades de Ensino 5ª/6ª 7ª/8ª Séries Séries Diagnóstico e monitoração do crescimento físico, da maturação biológica e do desempenho motor X X Prática de exercícios físicos relacionados à saúde X X Prática de atividades físicas direcionadas à iniciação esportiva X X Competições esportivas X X Atividade física habitual, aptidão física e saúde X X Alimentação e nutrição X X Tabagismo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas X
Programas de Educação Física Escolar Unidades de Ensino – Ensino Médio Ênfase à Educação para a Saúde Unidades de Ensino – Ensino Médio Unidades de Ensino 1ª/2ª/3ª Séries Diagnóstico e monitoração do crescimento físico, da maturação biológica e do desempenho motor X Prática de exercícios físicos relacionados à saúde X Prática de atividades esportivas X Competições esportivas X Atividade física habitual, aptidão física e saúde X Alimentação e nutrição X Tabagismo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas X Estresse, repouso e equilíbrio emocional X Controle de disfunções crônico-degenerativas X
Programas de Educação Física Escolar Percepções e Atitudes Positivas Ênfase à Educação para a Saúde Conteúdo Teórico FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS COMPORTAMENTAIS Atividade Física Alimentação Tabaco, álcool e droga Estresse e repouso CONHECIMENTOS “O quê” “Porquê” “Como” Percepções e Atitudes Positivas