Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

PRISÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA
PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO
Arts. 310, § ún. e 321 a 350, CPP / 5º, LXVI, CF
Livramento condicional arts. 83 a 90
Teoria da Pena Pena de Multa.
PENAS II.
EFEITOS DA CONDENAÇÃO.
Direito Processual Penal II
Pena Privativa de Liberdade
Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa
Passos para o programa de cálculo
SANÇÃO PENAL CONCEITO:
DIREITO PENAL I TEMA 04: A SANÇÃO PENAL E SEUS EFEITOS TEMA DA AULA 17
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
SANÇÃO PENAL CONCEITO: PENA É A SANÇÃO IMPOSTA PELO ESTADO AO AUTOR DE UMA INFRAÇÃO PENAL (CRIME OU CONTRAVENÇÃO).
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica
CRIMES DE TRÂNSITO Lei 9.503/97
Concurso de Crimes Mediante uma ou mais condutas,
Pena de Multa Pagamento ao fundo penitenciário da quantia fixada na sentença e calculada em dias-multa.
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
Suspensão Condicional da Pena
Profº Carmênio Barroso
Seminário de Execução Penal
Penas restritivas de direitos
PODER LEGISLATIVO Funções Típicas: legislar (art. 61, caput) e fiscalizar (art. 71, V e VI). Funções Atípicas: Administrar (art. 57, II) e Julgar (art.
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
EXECUÇÃO PENAL E DESENVOLVIMENTO
Carteira de Conservação da Fauna e dos Recursos Pesqueiros Brasileiros Carteira Fauna Brasil.
FILOSOFIA DO DIREITO Integração 18/4/2012 INTEGRAÇÃO.
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Penas restritivas de direitos Arts. 43 a 48. Penas restritivas de direito – art. 44  Requisitos  Culposo  Qualquer pena (I)  Não reincidente em crime.
Suspensão condicional da pena – sursis.
Regra 5 da Hermenêutica Jurídica
Passos para o programa de cálculo de pena 1º) acessar o site 2º) Digite a matrícula e a senha.
Pena de Multa Conceito: Pena de multa consiste na obrigação imposta ao condenado de pagar ao fundo penitenciário do Estado determinada soma em dinheiro.
DIREITO PENAL II – TEORIA DA PENA
LEI 9605/1998.
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Msc CAMILA ILÁRIO. LEI Nº de 12 de fevereiro de 1998.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DIREITO PENAL II PROF. JOSÉ AUGUSTO MAGNI DUNCK GOIÂNIA, 2014.
SENTENÇA.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DIREITO PENAL II
Legislação de trânsito
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
SEMINÁRIO DE DIREITO PENAL III DOCENTE: IRACEMA SILVA
Profº Carmênio Barroso
PRISÃO TEMPORÁRIA.
1 Efeitos da condenação arts. 91 e 92 Prof. Ms. José Nabuco Filho.
Livramento Condicional
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
Professora Ana Carolina
Restritivas de Direito
Profº Carmênio Barroso
Penas Restritivas de Direito
DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE PENAL:
Suspensão Condicional da Pena (Sursis)
Penas Alternativas Ana Rosa de Brito Medeiros
DIREITO PROCESSUAL PENAL
Ana Rosa de Brito Medeiros
PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
AULA 7 – Lei de crimes ambientais Constituição Federal. Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores,
Recuperação de Ativos e Lavagem de dinheiro: Fazendo a Conexão Arthur Lemos Jr Promotor de Justiça.
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL TEORIA GERAL DO DIREITO PENALTURMA: 1º. Ano Matutino MINISTRANTE: Prof. MSc. ALESSANDRO NEPOMOCENO UNIDADE 14:
Transcrição da apresentação:

Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa Espécies

Pena Restritiva de Direito Prestação pecuniária. Prestação inominada. Perda de bens e valores. Prestação de serviços à comunidade. Interdição temporária de direitos. Limitação de fim de semana.

Prestação Pecuniária Art. 45, § 1º, CP. Pagamento de quantia em dinheiro. Indenizatória: a vítima ou seus dependentes. Subsidiariamente: Beneficente: entidade com destinação social.

Prestação Pecuniária Valor De 1 a 360 salários mínimos. Atualmente: de R$ 545,00 a R$ 196.200,00. Critérios para fixar o valor: Prejuízo da vítima. Situação econômica do réu. Culpabilidade do réu.

Prestação Pecuniária Importante Valor pago será descontado de indenização, se coincidentes os beneficiários.

Prestação Inominada Art. 45, § 2º, CP. A Prestação Pecuniária pode ser substituída por prestação de qualquer natureza, desde que o beneficiário aceite. Exemplo: Mão de obra (semelhante a trabalho voluntário). Reposição de árvores.

Perda de bens e valores Art. 45, § 3º, CP. Perda dos bens e valores de origem lícita. Bens de origem ilícita: confiscado pela União. Art. 91, II, ‘a’ e ‘b’, do Código Penal. Valor: prejuízo causado ou proveito obtido. O que for maior!!!

Perda de bens e valores ‘Beneficiário’: Fundo Penitenciário Nacional. Lei Complementar nº 79/1994. Finalidade: financiar e apoiar a modernização e aprimoramento do Sistema Penitenciário Brasileiro.

Prestação de Serviços à Comunidade Art.46 do CP. Atribuição de tarefa gratuita ao condenado.

Prestação de Serviços à Comunidade Características Pena privativa de liberdade superior a 6 meses. Local: escola, creche, hospitais, orfanatos, fórum... Uma hora trabalhada = um dia de pena. Não pode prejudicar a jornada de trabalho normal.

Prestação de Serviços à Comunidade Tempo Se a pena substituída, superior a um ano: Facultado cumprir em tempo menor. Não inferior a metade da pena substituída.

Prestação de Serviços à Comunidade Exemplo: Pena de Prisão de 2 anos = 730 dias = 730 horas. Cumpri em 730 dias, uma hora por dia. Cumpri em 365 dias, duas horas por dia.

Interdição temporária de direitos Art. 47 do CP. Genérica: Proibição de frequentar determinados lugares.

Interdição temporária de direitos Específica: Proibição do exercício de cargo, função ou atividade pública, bem como de mandato eletivo; Proibição do exercício de profissão, atividade ou ofício que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder público; Requisito: Crime cometido no exercício de profissão, atividade, ofício, cargo ou função, sempre que houver violação dos deveres que lhes são inerentes. Art. 56 do CP.

Interdição temporária de direitos Específica: suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo. Requisito: Aplica-se aos crimes culposos de trânsito. Art. 57.

Limitação de Final de Semana Art. 48 do CP. Permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Poderão ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas.

Casos Especiais Lei dos Crimes Hediondos e assemelhados. Lei de ‘Lavagem’ de Capital. Lei de Violência Doméstica e Familiar.

Lei dos Crimes Hediondos Lei nº 8.072/90. Regime inicial FECHADO, art. 2º, § 1º. Proíbe a substituição da pena. STF e STJ.

Lei de ‘Lavagem’ de Capital Lei nº 9.613/98. Autoriza a substituição, independente do tempo de condenação, desde que: O condenado colabora espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais (autoria e materialidade). Art. 1º, §5º, Lei de Lavagem de Capital.

Lei de Violência Doméstica Lei nº 11.340/2006. Art. 17 vedada a aplicação: Penas de cesta básica; Prestação pecuniária; Substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa.

Pena Restritiva de direito Questões O condenado a pena de prisão de um ano, substituída por prestação de serviços à comunidade, poderá cumprir a pena restritiva em quanto tempo? Substituindo a pena privativa de liberdade, o Juiz pode impor a pena de perda dos bens ilícitos? O condenado por crime da Lei de Lavagem de Capitais, a pena de prisão de 6 anos em regime semiaberto, pode ter sua pena substituída?