Páginas em Redes Sociais ligadas ao Empreendedorismo Material Páginas em Redes Sociais ligadas ao Empreendedorismo Março 2010 Projeto Operação de Inteligência Setorial do SEBRAE/PR Unidade de Gestão do Conhecimento
Considerações Gerais Critérios de Qualificação Utilizados Análise das Redes Sociais Estudadas Credibilidade: Baixa – Quando só se sabe o nome do dono e não há muitas informações no perfil. Média – Sabe-se o nome e profissão do dono. O perfil é mais completo. Alta – É uma organização formal. Orkut: Por ter sucesso a mais tempo, é o que possui maior número de comunidades relacionadas ao tema. Possui muitas comunidades com o mesmo objetivo, separando as pessoas. É a mais informal das três Possui maior número de jovens Facebook: Aparentemente, não possui um foco de comunidades. As pessoas concentram-se mais em interagir perfil a perfil. Não possui muitas comunidades ligadas ao tema. As que existem, são repetitivas ou completamente desatualizadas. Possui um público mais adulto nas comunidades destacadas no quadro. Linkedin: - É a que possui menos comunidades de assuntos duplicados, o que significa maior organização. Possui um público mais velho e de classe social mais alta, pelo site ser totalmente em inglês. Frequência de Atualização: Baixa – Quando não é atualizada há mais de 2 meses ou há muitos espaços entre postagens. Média – Quando é atualizada com frequência, porém possui muitas postagens de propagandas de outras comunidades, etc. Alta – Postagens frequentes e com conteúdo, ou seja, com possibilidades de interação entre os usuários. N/A – Quando não foi possível visualizar as postagens, por ser uma comunidade bloqueada. Oportunidades Percebidas Interação: Baixa – Quando raramente as pessoas respondem à uma discussão ou tópico. Média – Quando às vezes as pessoas respondem à uma discussão ou tópico. Alta – Quando na maioria das vezes há interação entre os membros da comunidade. N/A - Quando não foi possível visualizar as postagens, por ser uma comunidade bloqueada. - Como não há um local concentrado onde os internautas interagem e discutem sobre empreendedorismo, seria interessante criar uma rede social para o Sebrae, no qual seria possível dar dicas sobre empresas, responder dúvidas, postar artigos, etc. Para monitoramento, a comunidade mais interessante seria a primeira apontada, chamada “Empreendedorismo”. Isto porque é a que concentra maior número de pessoas que interagem umas com as outras, com foco em empreendedorismo. Outras oportunidades estão nas observações. Seria interessante atrair pessoas de empresas juniores para a rede social / comunidade de empreendedorismo, pois são um público com potencial de empreender no futuro. Além disso, divulgar a rede em empresas incubadas. Avaliação Final – Oportunidade para o Sebrae Pode existir oportunidade, mas o monitoramento não é imprescindível. Existe Oportunidade. Não Existe Oportunidade
Após pesquisa em fóruns e redes sociais diversas, identificamos algumas comunidades que têm potencial para a troca de experiência entre empreendedores e as avaliamos de acordo com alguns critérios pré-definidos Página Empreendedorismo Empreendedor Brasileiro MEJ – Movimento Empresa Júnior Brasil Júnior Desafio Sebrae Sebrae-Aprender a Empreender Empretec Clube de Empreendedores Jovens Empresários Link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=31891 http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=7700352 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=80374 http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=34772 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111030 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2948232 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=78595 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=164520 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=622231 Credibilidade Baixa Nº de Participantes 60.000 6.000 1.159 2.341 10.045 1.500 9.314 38.896 17.098 Promove Eventos? Não Freqûência de Atualização Alta N/A Média Interação Avaliação Geral - Observações É a comunidade do orkut na qual as pessoas mais se ajudam. É organizada e fornece muitas dicas aos empreendedores. Não foi possível avaliar algumas categorias, pois a comunidade requer autorização do dono. - - Participantes sugerem inovações para o jogo, o que é interessante de ser monitorado. Além disso, reúne pessoas bastante interessadas em empreender, já que participaram ou querem partiicpar do desafio. Há links de auxílio ao empreendedor, dicas e as pessoas se ajudam, às vezes. Porém, é significativamente menor do que a “Empreendedorismo” e possui o mesmo objetivo. Pode haver discussão de melhorias para o evento, o que pode ser aproveitado pelo Sebrae.
Após pesquisa em fóruns e redes sociais diversas, identificamos algumas comunidades que têm potencial para a troca de experiência entre empreendedores e as avaliamos de acordo com alguns critérios pré-definidos Página Plano de Negócios Planejamento Estratégico Empreendedor do Brasil Empreendedorismo BRAZIL IN: Council of Executives, Business, Management & Professionals - Vagas e Oportunidades Capital Empreendedor Brasil - Angels, Venture Capital and Private Equity Brazil - Capital de Risco Empreendedores do Brasil Atitude empreendedora – treinamento e desenvolvimento empresarial Semana Global do Empreendedorismo Link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=193515 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=177390 http://www.facebook.com/empreendedorbrasil?v=info&ref=search ou http://www.orkut.com.br/Main#CommPending?cmm=18220241 http://www.facebook.com/search/?q=empreendedorismo&init=quick#!/group.php?v=wall&ref=search&gid=182298426464 http://www.linkedin.com/groups?about=&gid=140520&report.success=r3Tayp0nRRro3Er8iWS8vO-u_mFd11ndGIOEdAI27ES3KgpplepkOcIgotS3mJWzXqb2u21wqjDJwM http://www.linkedin.com/groups?gid=1833022&trk=anetsrch_name&goback=.gdr_1268075094319_1 http://www.linkedin.com/groups?gid=43038&trk=anetsrch_name&goback=.gdr_1268075094319_1 (Empreendedores do Brasil) http://www.linkedin.com/groups?gid=2080866&trk=anetsrch_name&goback=.gdr_1268075094321_1 http://www.linkedin.com/groups?gid=939277&trk=anetsrch_name&goback=.gdr_1268075094321_1 ou http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=55842549 Credibilidade Baixa Média Nº de Participantes 26.913 11.987 170 87 8.200 761 189 165 200 Promove Eventos? Não Sim Freqûência de Atualização Alta N/A Interação Avaliação Geral - - Observações É utilizada praticamente para divulgar treinamentos, livros e vagas. Há interação quando é oferecido algo gratuitamente, como uma planilha ou software. O grupo tem 9 anos e possui página oficial: http://www.empreendedorbrasil.com.br/?page_id=19. Tem twitter, Facebook e Orkut. Promove um econtro de empreendedores ( ver no site) O dono é um consultor de negócios Dono: Cesar Mangabeira: Export Specialist at Bristol-Myers Squibb; Lecturer at Uniban; Consultant at Expancom Dono: Luiz Ojima Sakuda - Entrepreneurship and Innovation Professor at FEI.Partner at Startups. Independent Consultant and Advisor Dono: Leonardo Filardi - Professor do Ibmec RJ Dono: Flávio Lettieri: Sócio Diretor at Somma Consultoria Dono: Bota Pra Fazer - Independent Non-Profit Organization Management Professional. Também existe no orkut. Talvez seja uma oportunidade para o Sebrae divulgar durante a semana de empreendedorismo. Destaque: Rede Social de Empreendedorismo - http://businessbrasil.ning.com