MARKETING DE SEGMENTOS

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Transcrição da apresentação:

MARKETING DE SEGMENTOS Professor José Alberto

MARKETING DE SEGMENTOS SEGMENTAÇÃO DO MERCADO MARKETING DE SEGMENTOS IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO ALVO POSICIONAMENTO NO MERCADO Professor José Alberto

MARKETING DE SEGMENTOS MERCADO INTERNACIONAL SEGMENTAÇÃO DO MERCADO MERCADO INDUSTRIAL MERCADO CONSUMIDOR FINAL FATORES CULTURAIS FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM COMPRA CARAC. OPERACIONAIS FATORES SITUACIONAIS GEOGRÁFICO DEMOGRÁFICO PSICOGRÁFICO COMPORTAMENTAL Professor José Alberto

MARKETING DE SEGMENTOS GEOGRAFICAS DEMOGRÁFICAS MERCADO CONSUMIDOR FINAL PSICOGRÁFICAS COMPORTAMENTAL Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL GEOGRÁFICA DIFERENTES UNIDADES GEOGRÁFICAS Países Estados Municípios Cidades e Bairros Professor José Alberto

MERCARDO CONSUMIDOR FINAL DEMOGRÁFICA DIVISÃO DO MERCADO EM GRUPOS Idade Estágio do ciclo de vida Sexo Renda Religião Nível de Instrução Tamanho da família Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL PSICOGRÁFICA BASEADO NA : Classe Social Estilo de vida Características de personalidade Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL COMPORTAMENTAL DIVIDE OS COMPRADORES : Ocasião Benefícios buscados Status do usuário Taxa de uso Grau de lealdade Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL SEGMENTAÇÃO POR OCASIÃO Divide os consumidores por atitudes, usos ou respostas ao produto “Tome coca-cola pela manhã.” A Kodak : velocidade dos filmes, diferentes lentes, debaixo d’agua. STATUS DO USUÁRIO Não usuários. Ex-usuários. Usuários potenciais. Usuários iniciantes. Usuários regulares. Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL GRAU DE LEALDADE Leais a marca: Não mostram nenhuma lealdade. Absolutamente leais. Bastante leais. Leais a loja. Leais a empresa. TAXA DE USO Usuários Leves. Usuários médios. Usuários pesados. Professor José Alberto

MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL POR BENEFÍCIO Diferentes benefícios que os consumidores buscam. Levantamento dos principais benefícios desejado para uma classe de produtos. Professor José Alberto

MARKETING DE SEGMENTOS DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM DE COMPRA MERCADO INDUSTRIAL FATORES SITUACIONAIS E CARACTERISTICAS PESSOAIS CARACTERISTICAS OPERACIONAIS Professor José Alberto

Professor José Alberto MERCADO INDUSTRIAL DADOS DEMOGRÁFICOS DIVIDE OS COMPRADORES : Indústria Tamanho da empresa Perspectivas de crescimento Professor José Alberto

Professor José Alberto MERCADO INDUSTRIAL ABORDAGEM DE COMPRA DIVIDE OS COMPRADORES : Compradores programados. Compradores de relacionamento. Compradores de transação. Compradores pechincadores. Professor José Alberto

MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA COMPRADORES PROGRAMADOS Não consideram o produto muito importante para as operações. Compra de rotina. Pagam preços integrais. Aceitam serviços abaixo da média. Segmento muito lucrativo. COMPRADORES DE RELACIONAMENTO Consideram os produto moderadamente importantes. Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. Compram, desde que o preço seja razoavelmente competitivo. É o segundo segmento mais lucrativo. Professor José Alberto

MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA COMPRADORES DE TRANSAÇÃO Consideram os produtos muito importantes para sua operação. Preocupação com preço e serviços. Recebem 10% desc. E um serviço acima da média. Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. Estão prontos para mudar por um melhor preço. COMPRADORES DE PECHINCHADORES Consideram os produtos muito importantes e exigem alto desconto e ótimo serviço. Conhecem os fornecedores alternativos. Pechincham muito. Podem mudar de fornecedor a menor insatisfação. Não são muito lucrativos, mas necessários. Professor José Alberto

MARKETING DE SEGMENTOS FATORES CULTURAIS MERCADO INTERNACIONAL FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS Professor José Alberto

MERCADO INTERNACIONAL FATORES CULTURAIS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Línguas. Religiões. Valores e atitudes. Costumes e padrões de comportamento em comum. Professor José Alberto

MERCADO INTERNACIONAL FATORES POLITICOS E LEGAS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Tipo e estabilidade do governo. Receptividade a empresas estrangeiras. Regulamentos monetários. Quantidade de burocracia. Professor José Alberto

MERCADO INTERNACIONAL FATORES ECONÔMICOS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Nível de renda da população. Nível global de desenvolvimento econômico. Professor José Alberto