Projetos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Planejamento e Controle de Estoque
Aula 03 – Projeto do produto e processo
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Administração da Produção I
Projeto do produto e seleção de processos
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Implementação de Sistemas
Administração de Produção e Operações
Administração de Recursos Materiais
LOGÍSTICA Grupo 97..
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Repensando a Logística
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
U07 Grupo 19V.
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Estratégia de Produção
Introdução ao Composto de Marketing
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
Sensibilização à Qualidade
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Aprendendo a montar sua empresa...
Profª. Selma Maria da Silva
Ciclo de vida do Produto
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Natureza do Planejamento e Controle
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Fluxograma Prof. Ariana Barra.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Projeto Estratégico Institucional
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Ferramentas da Qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Técnico Contabilidade
Projeto em gestão de produção
Programação da Produção I
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Função produção.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Estratégia de Operações
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE PLANEJAMENTO IMPORTÂNCIA / DEFINIÇÃO / CONCEITOS.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
DO PRODUTO AO CLIENTE.
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Projetos

SELEÇÃO DE PRODUTOS Consumidores Concorrentes Fornecedores e sociedade Flexibilidade e capacidade de produção, estrutura de custos, controle de qualidade, situação de estoque Diretrizes da empresa, linha de produção, habilidade dos operários, fundos disponíveis, capacidade do processo, habilidade diferenciada Ambiente de mercado Economia da Produção Recursos e tecnologia Decisões sobre produto e processo A B C

PRINCÍPIOS GERAIS DE PROJETO Projeto de produto Projeto de processo Geração e filtragem de idéias Projeto da Rede Projeto inicial do produto Arranjo físico e fluxo Testes do protótipo Tecnologia de processo Projeto do trabalho Projeto Final

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO PROJETO DO PRODUTO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO Crescimento TEMPO Introdução Maturidade Declínio Saturação DEMANDA

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

Introdução: o produto começa a ser fabricado e colocado no mercado, pois a demanda não é alta porque o mercado não está familiarizado com o produto e muitos consumidores aguardam a queda de preço e/ou aperfeiçoamentos do produto.

Crescimento: o produto começa a se tornar competitivo e a publicidade ajuda o mercado a conhecê-lo melhor. Maturidade: o produto está bem integrado no mercado e as vendas começam a se estabilizar.

Declínio: o produto começa a perder espaço para outros produtos Declínio: o produto começa a perder espaço para outros produtos. É hora de tirá-lo do mercado, substituí-lo ou modificar radicalmente o projeto

Saturação: após a estabilização das vendas, começa um eventual declínio, daqui por diante, tendem a diminuir as mudanças no projeto e as estratégias centram-se em preços competitivos.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PROJETO DO PRODUTO ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO PRODUTO O que é projetado em um produto ou serviço? Um conceito, um pacote e o processo Geração e filtragem de idéias Análise Econômica Projeto inicial do produto Testes do protótipo Projeto Final

GERAÇÃO E FILTRAGEM DE IDÉIAS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE IDÉIAS: Mercado (necessidades dos consumidores) Tecnologia existente e seus desenvolvimentos Possibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto Aceitação e possível sucesso no mercado Grau financeiro de sucesso esperado Viabilidade Aceitabilidade Vulnerabilidade QUAL É A TAXA DE MORTALIDADE DE NOVAS IDÉIAS SOBRE PRODUTOS?

PROJETO INICIAL DO PRODUTO O PROJETO PRELIMINAR DEVE RESULTAR NUM PRODUTO QUE SEJA COMPETITIVO NO MERCADO E POSSÍVEL DE SER FABRICADO O QUE DEVE SER CONSIDERA NO PROJETO INICIAL: Detalhes funcionais do produto Necessidades técnicas Considerações de ordem econômica

ANÁLISE ECONÔMICA DEVE-SE OBTER UMA ESTIMATIVA DA DEMANDA E DO SEU CRESCIMENTO POTENCIAL O QUE DEVE SER CONSIDERA NA ANÁLISE ECONÔMICA: Estimativas de custos fixos e variáveis Cálculo do ponto de equilíbrio (em quanto tempo a empresa atingirá o ponto de equilíbrio) Em quanto tempo os custos e investimentos vão se pagar ESSAS INFORMAÇÕES PERMITIRÃO A DECISÃO DE CONTINUIDADE OU NÃO DO PROJETO DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO

TESTES DO PROTÓTIPO O protótipo serve para testar o produto sob condições reais de operação, levando em conta o desempenho técnico e de mercado (aceitação do produto pelo consumidor). Nesta etapa resolve-se os problemas que podem acontecer e ser resolvidos antes da produção em escala. Pode-se também testar a interação entre o produto e o processo, o que pode ocasionar a construção de verdadeiras fábricas piloto.

PROJETO FINAL Nesta fase são elaborados os desenhos e especificações finais detalhadas do produto, incorporando-se as eventuais mudanças devidas aos testes com protótipos. O produto está pronto para o início da produção em escala comercial.

ADAPTAÇÃO DO PRODUTO AO PROCESSO Sistemas de produção: produção contínua, intermitente e para grandes projetos Sistema de Produção Cruzada Schroeder

TIPOS DE PROCESSO DECRESCENTE CRESCENTE VARIEDADE VOLUME EM MANUFATURA PROCESSOS DE PROJETO PROCESSOS DE JOBBING (Baixo volume e alta variedade) PROCESSOS DE LOTES OU BATELADAS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MASSA PROCESSOS DE CONTÍNUOS CRESCENTE VOLUME DECRESCENTE VARIEDADE EM SERVIÇO SERVIÇOS PROFISSIONAIS LOJA DE SERVIÇOS SERVIÇOS DE MASSA

PROJETO DE SERVIÇOS Ações para nortear o estudo de um serviço a ser implantado ou melhorado: Identificar os processos Identificar os pontos de falha real e potencial Estabelecer tempos de execução Analisar tempos de execução Analisar a rentabilidade/produtividade

Atividade em sala 1º Faça uma análise do ciclo de vida de um produto, preferencialmente um produzido pela empresa que você trabalha. 2º Quais são as implicações do ciclo de vida do produto para a área de Produção e Operações? 3º Apresente um fluxograma da fabricação deste – produto. 4º Defina o tipo de produção (Empurrada x Puxada)

FLUXOGRAMA Ferramentas para priorizar, definir ordem de importância, mapear processos...

MAPEAMENTO DE PROCESSOS Fundamental para identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das organizações. Análise Fluxo: volume/unidade de tempo; Seqüência das atividades; Esperas e duração do ciclo; Dados e informações; Pessoas envolvidas; Relações e dependências

remetido ao escritório central Fluxograma de um pedido de compra de peça de reposição SÍMBOLOS Inicio Pedido de compra preenchido em 3 vias pelo supervisor O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, ou as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os quatros mais utilizados, sendo eles: Retângulo - OPERAÇÃO: representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução. Losango - DECISÃO: Representa o ponto onde uma decisão tem que ser tomada. Registra-se a decisão na forma de pergunta e que a resposta seja Sim ou Não. Linha dirigida - SENTIDO DO FLUXO: Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo. Oblongo - LIMITES: Representa o início e o final do processo. Pedido de compra entregue ao comprador Pedido examinado e aprovado Não Sim Pedido de compra remetido ao escritório central Fim

Fluxograma de Resolução de Problemas na Empresa A COISA FUNCIONA? NÃO SIM NÃO MEXA VOCÊ MEXEU NELA? SIM VOCÊ É MESMO UM IDIOTA! NÃO ALGUÉM SABE? VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? VOCÊ ESTA FERRADO SIM SIM VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? NÃO NÃO NÃO ESCONDA FINJA QUE NÃO VIU SIM ENTÃO, NÃO HÁ PROBLEMA!

Produção Empurrada x Puxada É chamada de Produção Empurrada o sistema em que a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção, geralmente extraída de um sistema, e executa sua operação produzindo um lote padrão de produtos que é"empurrado" para a operação seguinte do processo de produção. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real demanda do cliente. PRODUÇÃO PUXADA É chamada de Produção Puxada o sistema em que a última operação do processo enxerga a quantidade de produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este consumo do estoque "puxando" a quantidade de peças do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real do cliente e a quantidade produzida.