FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Plano Nacional de Educação
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Sistema Nacional de Formação
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
Oficina Temática II: Formas de acesso aos cursos de EP no âmbito do PROFAPS ASPECTOS GERÊNCIAS Componentes do grupo: Edgar-SP Solange-PA Josenan-ES Tânia-PE.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
O papel pedagógico do órgão gestor
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene – MG Paula - MG Virginia – CE Cecília _- Apoio

1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR PARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAIS Articulando-se com as instâncias de controle social e de decisões do SUS (conselhos municipais, estadual, CIB,CIR ou CIB micro, pólos e fóruns de educação permanente em saúde, secretaria estadual e municipais de saúde e outros. Realizar o diagnóstico dos trabalhadores que necessitam de habilitação\qualificação, com os gestores municipais e instancias técnico-politicas acima citados.

A perspectiva é de inclusão social, tanto para aqueles que já estão no setor de saúde (SUS), quanto para aqueles que necessitem serem incluídos em processo de formação para atender o SUS, a partir dos seguintes critérios:  evitar clientelismo político, ver formas do candidato estar vinculado ao serviço, que possam ser escolhido pela comunidade e validado junto aos conselhos municipais de saúde.  articular com outros projetos sociais de inclusão de jovens e adultos, a exemplo do EJA, Projovem, Escola aberta, ampliação das conexões dos saberes.

Quais as estratégias de busca? Priorizar os estabelecimentos públicos de acordo com a porcentagem a sua vocação para o SUS. Priorizar os estabelecimentos privados de acordo com investimentos no SUS em termos de números de leitos, exames complementares disponíveis, etc.

3) Quais as estratégias para atender a demanda de profissionais que não possuam a escolaridade necessária para a realização do curso de educação profissional? Parceria/articulação/estreitamento/vínculo/planej amento do MS com o MEC para desenvolver estratégia de formação básica (ex. PROEJA e outras modalidades de educação de adultos. Desenvolver estratégias diferenciadas para as regiões norte e nordeste, que contemplem suas dificuldades loco-regionais de acesso (mais flexibilidade dos processos e alocação diferenciada de recursos)

2) Quais as estratégias de mobilização para buscarmos estes trabalhadores? Quem seriam estes trabalhadores? A)Trabalhadores do SUS, que atuam de forma irregular/em desvio de função/ exercentes e/ou atendentes de uma determinada profissão. B) trabalhadores para os quais não existe quadro em numero suficiente no setor de saude, necessitando de recrutamento na comunidade

4) Quais as estratégias pedagógicas a ser desenvolvidas pelas escolas a fim de garantir a permanência do trabalhador ns cursos frente as dificuldades de conciliação ensino-serviço? Critérios: 1)Construção coletiva do referencial curricular do curso, buscando a integração do mundo do trabalho com o mundo do ensino, com uma metodologia problematizadora que leve o individuo a contribuir na construção do conhecimento, partindo das diretrizes curriculares baseadas no desenvolvimento de competencias e habilidades: saber fazer, saber-saber, saber ser ou agir. 2)Destacou-se alguns eixos transversais: humanização, políticas públicas, ética, trabalho em equipe, educação ambiental, trabalho com a comunidade. 3) Preparação do docente para atender a proposta pedagógica