Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável

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Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável Uma experiência de Educação do Campo na SR28 - INCRA GTRA-Escola Juvêncio Martins Ferreira - Embrapa - INCRA Cláudia Valéria de Assis Dansa GTRA/UnB

Histórico do projeto Ações da UnB junto a Gerência Especial do INCRA Parcerias com Embrapa e INCRA SR28 Trabalho com os técnicos do Projeto Lumiar Curso de Extensão e Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável

Objetivos Formar técnicos em agropecuária com perfil de agente de desenvolvimento rural sustentável Propiciar o desenvolvimento, a partir dos alunos, de ações nos assentamentos que estimulem a organização social e a produção sustentável Participar da construção de uma rede de desenvolvimento territorial na região da SR28 INCRA

Área de atuação - Nordeste Goiano, Noroeste Mineiro, DF-Entorno

Atores sociais - Jovens assentados/ Filhos de assentados pela Reforma Agrária Parceiros - Unb, Embrapa, Incra, Escola Agrícola de Unaí Financiamento: PRONERA SAF: Bolsa Estágio

Concepção político pedagógica da proposta- Princípios Humanismo - O ser humano como sentido do processo de construção social e do desenvolvimento Sustentabilidade - Desenvolvimento pensado como processo de melhoria da qualidade de vida do sujeito e do grupo,conciliando as dimensões econômica, ambiental,social, política e espiritual Agricultura Familiar como foco da formação Campo como território de produção agropecuária, cultura e qualidade de vida para quem nele habita, com responsabilidade ambiental

Concepção político pedagógica da proposta- Princípios metodológicos Alternância Formação em processo Educação integral Participação Pesquisa-ação Educação Continuada

Finalidades Promover a autonomia dos alunos Estimular a interação entre os alunos e as comunidades em que estão inseridos Promover a aprendizagem significativa Promover a integração aluno-escola Estimular diversas formas de organização dos alunos no curso Estimular os alunos a continuarem num processo permanente de aprendizagem

Concepção político pedagógica da proposta Educação do campo - Educação pensada como processo de construção da participação social , crítica, criativa, autônoma e qualificada, dos sujeitos que vivem e produzem no campo em processos de desenvolvimento local e políticas públicas, tendo como foco a qualidade de vida

Concepção político pedagógica da proposta- Perfil do aluno Ver a realidade com olhar abrangente, dando especial ênfase aos fenômenos complexos tanto em nível da produção como de organização social Ser um mobilizador para organização social, atuando como agente de desenvolvimento no campo Ser um educador/comunicador capaz de ouvir os anseios e construir conhecimento, alternativas e projetos junto com os produtores e as comunidades rurais Estar aberto para articular saber popular e saber científico,bem como outras formas de cultura não cometendo discriminação de nenhum tipo

Ter um olhar sensível para o ambiente reconhecendo suas potencialidades e limitações; Ser criativo,ca´paz de aproveitar os recursos disponíveis no ambiente para propor alternativas e realizar projetos Ter uma postura ética pessoal e profissionalmente Ter domínio do saber técnico relativo às atividades agropecuárias numa perspectiva tradicional e alternativa Ter uma visão ampla de mercado e das alternativas de inserção dos diferentes produtores, suas vantagens e desvantagens Ter uma visão histórica da organização social e dos fenômenos ligados àagricultura, especialmente a familiar Pensar a realidade a partir de premissas relativas à sustentabilidade Ter uma visãoabrangente dos processos de territorialidade, desenvolvimento local e construção de redes

Proposta pedagógica- interrelação com processos de desenvolvimento Educamp Projeto Unaí/Embrapa Projeto EFA P. Bernardo Projeto Colônia Curso Técnico Desen. Sust. Curso Técnico Meio Ambiente Rede Territorial Agroecologia NO Mineiro Curso Técnico M. A. Projeto Vereda Sustentável Curso Técnico Em Saúde

Metas/resultados/impacto/avaliação N de alunos ao final- 58 (evasão pequena) Aproveitamento +- 80% Avaliação do PRONERA – positiva Projetos comunitários em ação - 11 No Mineiro (financiados pelo ITER) Prêmio Banco Real Unisol - Pe Bernardo

Apoio da SAF - construção do projeto Tecendo a Rede Territorial de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do DF Entorno, No Mineiro, Nordeste Goiano Parceria com agências de ATER Parceria com Prefeituras Reconhecimento da escola Agrícola como Centro de Formação na região

Desafios Construção dos novos cursos e dos demais processos derivados Articulações com o poder público Parcerias para organizar o curso superior Construção da Cooperativa dos alunos Construção de novas parcerias