Distúrbio Fonológico.

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Transcrição da apresentação:

Distúrbio Fonológico

Distúrbio Fonológico Distúrbio Articulatório Distúrbio Funcional da Articulação Distúrbio Articulatório Funcional Atraso de Fala Desvio de Articulação Desabilidade de Fala Etc... INCORPORAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DA LINGUISTICA => DISTÚRBIO FONOLÓGICO

Distúrbio Fonológico Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem – F.80 F80.0: Transtorno Específico da Articulação da Fala Dislalia; Lalação; Transtorno Funcional de Articulação; Distúrbio Fonético... F80.1: Transtorno Expressivo da Linguagem Desvio Fonológico; Disfasia ou afasia de desenvolvimento do tipo expressivo

Distúrbio Fonológico Etiologia: Características gerais Imitação Indefinida; relacionada a fatores ambientais; otites de repetição, DPAC Características gerais Desenvolvimento sensório-motor sem problemas; Jogo simbólico presente; Atribuição de significados aos objetos de forma convencional ou simbólica Formas variadas de exploração dos objetos, tempo prolongado de manipulação. Imitação Consegue reproduzir. Quando a criança imita, ela consegue perceber qual o significado do gesto não verbal.

Distúrbio Fonológico Manifestações Lingüísticas: Alterações FONOLÓGICAS apenas! Não possuem alterações de vocabulário, nem sintático. Processos fonológicos geralmente estão presentes no desenvolvimento típico, mas também podem ser idiossincráticos em poucos casos. Pouca variedade de segmentos; Poucos pontos articulatórios, podendo haver predomínio de alguns; Estrutura silábica com onset simples A inteligibilidade de fala pode estar prejudicada, dependendo do grau de severidade do distúrbio

Atraso Simples de Linguagem

Atraso Simples de Linguagem Befi-Lopes e Palmieri, 2000: Retardo do Desenvolvimento da Linguagem – apenas um atraso do desenvolvimento dos diversos subsistemas da linguagem; Fator Etiológico: extrínseco ao indivíduo Schirmer et. al., 2004: Atraso na Linguagem – evolução da linguagem segue os padrões normais, porém num ritmo mais lento; Zorzi, 2002: Retardo simples de linguagem – Crianças ouvintes, com defasagem na aquisição (uso) da linguagem verbal, ainda que revelando um desenvolvimento adequado quanto às condutas simbólicas. Possivelmente associado à fatores sócio-culturais e interacionais.

Atraso Simples de Linguagem Etiologia Exposição à linguagem inadequada, comprometimento da interação (ou ambos); Crianças com atraso têm maturidade cerebral tardia; Perdas auditivas condutivas moderadas causadas por otites recidivantes; Não há disfunção cerebral confirmada.

Atraso Simples de Linguagem Características gerais Desenvolvimento sensório-motor sem problemas; Jogo simbólico presente; Atribuição de significados aos objetos de forma convencional ou simbólica Formas variadas de exploração dos objetos, tempo prolongado de manipulação. Imitação Consegue reproduzir. Quando a criança imita, ela consegue perceber qual o significado do gesto não verbal.

TRANSTORNOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Coordenadora: Profª. Monica Rocha Professora Substituta: Profª. Clara Esteves Monitora: Débora Antunes

Distúrbio Específico de Linguagem

Distúrbio Específico de Linguagem Assim como há o ESPECTRO AUTÍSTICO, há também o ESPECTRO DE DEL... Vários subtipos e, dentro desses subtipos, vários graus de severidade... Inclusão nesse espectro é feita por EXCLUSÃO!!! (Befi-Lopes, 2009)

Distúrbio Específico de Linguagem Critérios de Exclusão: Alterações neuro-motoras ou síndromes Alterações sensoriais Alterações emocionais ou de comportamento Alterações cognitivas globais Privação Ambiental Critérios de Inclusão: Presença de desenvolvimento lingüístico atípico (Befi-Lopes, 2009)

Distúrbio Específico de Linguagem Etiologia: Várias Hipóteses – Nenhuma Certeza... Genética Desenvolvimento cerebral atípico Déficit na Memória de Trabalho Déficit na capacidade de resolução temporal (dificuldade na discriminação de estímulos breve ou muito próximos... FALA!!!) DPAC...

Subtipos de DEL (Rapin e Allen 1983/1988)  Distúrbios expressivos Distúrbio da programação fonológica Dispraxia verbal Distúrbios da compreensão e a expressão  Distúrbio fonológico-sintático Agnosia auditivo-verbal Distúrbios do processamento central da informação Distúrbio léxico-sintático Distúrbio semântico-pragmático

Distúrbios Expressivos Distúrbio da Programação Fonológica Subtipos de DEL (Rapin e Allen 1983/1988 - Adaptado por Befi-Lopes, 2009) Tipo Subtipos Características Distúrbios Expressivos Distúrbio da Programação Fonológica Compreensão normal ou próxima do normal; Aparecimento da fala é normal ou levemente atrasado; estrutura dos enunciados compatível com idade cronológica; fala ininteligível, porém fluente (parece jargão); Melhor qualidade articulatória em tarefas de repetição de sílabas ou palavras curtas Dispraxia Verbal Compreensão normal ou próxima do normal; Aparecimento da fala é atrasado, podendo não ocorrer; Enunciados de uma ou duas palavras; fluência prejudicada em decorrência da desorganização da articulação; não se observa melhora em tarefas de repetição Distúrbios da Compreensão e Expressão Distúrbio Fonológico-Sintático Compreensão prejudicada para enunciados longos, com estruturas complexas ou emitidos com rapidez; aparecimento da linguagem oral é atrasado; alterações morfossintáticas: uso de frases simples, sem palavras de classe fechada, erros de flexão nominal e verbal, desorganização frasal; fluência prejudicada pelas dificuldades de organização sintática; várias alterações fonológicas Agnosia Auditivo-Verbal Compreensão para línguas orais e visuais comprometida ou ausente, compreensão de gestos isolados normal; ausência de fala ou uso apenas de palavras isoladas, sendo a articulação altamente prejudicada; articulação alterada; fluência verbal seriamente comprometida Distúrbios do processamento central da Informação Distúrbio Léxico-Sintático Dificuldade de evocação e fixação lexical; alterações fonológicas que não prejudicam a inteligibilidade de fala; fluência pode estar comprometida em função das falhas de evocação lexical (qdo pequenos, jargão fluente); compreende frases simples; grande dificuldade com perguntas abertas; dificuldade de manter a seqüência de elementos na frase e de utilizar palavras de classe fechada; aparecimento de fala pode ser normal ou atrasado. Distúrbio Semântico-Pragmático Aparecimento da fala pode ser normal; enunciados e articulação dentro dos padrões de normalidade ou leve atrasados; fala fluente com emissão de frases complexas, normalmente decoradas; dificuldade de compreensão para enunciados longos e entendimento literal das palavras; dificuldade com perguntas abertas; dificuldades no nível pragmático: ecolalia, inadaptação da linguagem ao contexto, coerência temática instável

Distúrbio Específico de Linguagem Subtipo mais comum: DEL NÃO- ESPECIFICADO!!! Depois dele: Fonológico-sintático, Léxico-sintático Então, é importante sempre avaliar as manifestações lggt do paciente!!! Importante: DEL possui uma alteração na estrutura e no conteúdo da linguagem!!! Mas a COMPETÊNCIA COMUNICATIVA está preservada!!!