Administração Financeira e Orçamentária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Administração Financeira – I
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Visão Geral da Administração Financeira
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Participações Societárias
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Tomando Decisões (Cap. 7)
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FTAD – Contabilidade e Finanças
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Gestão Financeira aula 2
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
O CDC tem finalidade específica: aquisição de um bem, seja ele um computador, um automóvel, um eletrodoméstico, enfim. O que não tem destinação.
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Análise das Demonstrações Financeiras
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração Financeira
Custo do Capital Próprio
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Princípios Básicos de Finanças
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Planejamento Financeiro
Análise do fluxo de caixa da empresa
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
TIPOS DE EMPRESAS.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
TEORIA DA CONTABILIDADE
Disciplina: Gestão Financeira
Objetivos de aprendizagem
Disciplina: Organização do Trabalho
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
FINANÇAS CORPORATIVA. José Augusto Canto Doutorando Gestão Empresarial – UTAD.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Administração Financeira
O que são finanças. O que é Administração Financeira
Plano de produção ou plano operacional
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Transcrição da apresentação:

Administração Financeira e Orçamentária

O campo das finanças é amplo e dinâmico O campo das finanças é amplo e dinâmico. Ele afeta diretamente a vida das pessoas e das organizações. Diversas áreas de estudo e um grande número de oportunidades estão disponíveis em finanças. As finanças representam papel fundamental em sua vida profissional, independente da área de estudo que você escolher para se concentra.

Setor Contábil Vai prover as demonstrações financeiras necessárias para a análise e o planejamento financeiro, assim como para a tomada de decisões de investimento e financiamento.

Analistas de Sistema de Informação Vão projetar os sistemas de informação que fornecem os dados históricos e as projeções para dar apoio às decisões de investimento e financiamento.

Define as tarefas que serão feitas pelo pessoal das finanças. Alta Administração Define as tarefas que serão feitas pelo pessoal das finanças.

Departamento de Marketing O volume de vendas será afetado de forma crítica pelas políticas de gerenciamento de caixa e crédito do departamento financeiro.

Produção Vai depender do funcionamento das finanças para a alocação de recursos destinados à compra de equipamento e matéria-prima, assim como ao pagamento de empregado.

A arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Finanças A arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Serviços Financeiros A parte das finanças que lida com a prestação de assessoria e produtos financeiros Administração Financeira Lida com as obrigações do administrador financeiro na empresa de negócio

Administrador Financeiro Finanças Administrador Financeiro Gerencia ativamente as questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fim lucrativo.

Finanças Analista Financeiro Primeiramente, é responsável pelo preparo dos planos financeiros e orçamentários. Outras obrigações incluem a previsão financeiras, a análise financeira de desempenho e o trabalho em conjunto com a contabilidade.

Gerente de Orçamento e Capital Finanças Gerente de Orçamento e Capital Responsável pela avaliação e recomendação de propostas de investimentos em ativos. Pode se envolver nos aspectos financeiros da implementação de investimentos aprovados.

Gerente de Projetos de Financiamento Finanças Gerente de Projetos de Financiamento Em grandes empresas, consegue o financiamento para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimento e assessoria jurídica.

Finanças Gerente de Caixa Responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa. Freqüentemente, gerencia as atividades de cobrança e desembolso de caixa e investimentos a curto prazo, assim como coordena empréstimos a curto prazo e relações com bancos.

Analista/Gerente de Crédito Finanças Analista/Gerente de Crédito Administra a política de crédito da empresa através da avaliação de solicitação de crédito, extensão de crédito, assim como monitoramento e cobrança de contas a receber.

Gerente de Fundos de Pensão Finanças Gerente de Fundos de Pensão Em grandes companhias, é responsável pela supervisão geral e administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados.

Formas Básicas de Organização Empresarial Firma individual É um negócio que pertence a uma só pessoa,que o opera para seu próprio lucro. Aqui no Brasil em torno de 75% de todas as empresas são de firma individual. Geralmente um pequeno negócio, tal como uma videolocadora, uma loja de parafusos, uma loja de material para construção. O proprietário individual tem responsabilidade ilimitada, o total de seus ativos, não meramente o montante originalmente investido, pode ser exigido para cobrir dívidas de negócios. Vantagens Desvantagens

Formas Básicas de Organização Empresarial Sociedade Limitada Consiste de dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Empresas de finanças, seguros e bens imóveis são os tipos mais comuns de sociedades. Sociedades de contabilidade de empresa aberta e corretagem de ações muitas vezes têm um grande número de sócios. A maioria das sociedades é estabelecida através de um documento conhecido como contrato social.

Formas Básicas de Organização Empresarial Sociedade Anônima Uma sociedade anônima é uma entidade de negócios intangível criada por lei. Tem poder de um indivíduo no sentido de ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, assim como adquirir propriedade em seu próprio nome. Apesar de apenas 15% de todos os negócios serem sociedades anônimas, essas são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos.

Formas Básicas de Organização Empresarial Sociedade Anônima Os proprietários de uma sociedade anônima são seus acionistas, cuja propriedade é evidenciada ou por ações ordinárias ou por ações preferenciais. Os acionistas esperam obter um rendimento ao receber dividendos – distribuição periódica de receitas – ou através de ganhos de capita por aumentos no preço das ações. Os acionistas votam periodicamente para eleger os membros do Conselho de Administração, assim como para alterar os estatutos societários da empresa.

Formas Básicas de Organização Empresarial Sociedade Anônima O Conselho de Administração tem a autoridade final na condução dos negócios da sociedade anônima e na concepção da política geral da empresa. Os conselheiros incluem pessoal-chave na sociedade anônima, assim como indivíduos de fora da empresa que são tipicamente pessoas de sucesso nos negócios. Conselheiros de fora das grandes sociedades anônimas são tipicamente pagos a uma taxa anual de U$ 10 mil a U$ 20 mil ou mais, assim como frequentemente lhe são concedidas opções de compra de um número específico de cotas das ações da empresa a um preço estabelecido e atraente.

Diretor Tesoureiro – CFO – (Chief Financial Officer) Formas Básicas de Organização Empresarial Diretor Tesoureiro – CFO – (Chief Financial Officer) Responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como planejamento financeiro e por captar recursos, tomar decisões de desembolso de capital, assim como gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão. Controller O funcionário responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade da sociedade anônima, o gerenciamento de impostos, assim como a contabilidade financeira e de custos.

Formas Básicas de Organização Empresarial Gerente de Câmbio Responsável por monitorar e gerenciar a exposição da empresa a perdas devido a flutuações cambiais.

Finanças (Chief Executive Officer)

Administração Financeira e a Relação com a Economia Administradores financeiros devem entender o quadro geral da economia e estar alertas para as consequências da variação dos níveis de atividade econômica, assim como para mudanças na política econômica. O princípio econômico mais importante usado no gerenciamento de finanças é a análise marginal, na qual as decisões financeiras devem ser tomadas e as ações executadas somente quando os benefícios adicionais excederem os custos somados. Quase todas as decisões financeiras, em última análise, chegam a uma avaliação dos benefícios marginais e dos custos marginais.

Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador Amy Chen é a gerente financeira da Strom Departament Stores – uma grande rede de lojas de departamentos sofisticadas que opera principalmente na região oeste dos EUA. Ela está atualmente tentando decidir se troca um dos computadores da empresa por um novo, mais sofisticado, que diminuiria o tempo de processamento e trabalharia com um volume maior de transações. O novo computador exigiria um desembolso em dinheiro de $ 80 000, e o velho computador poderia ser vendido a $ 28 000. O total de benefícios do novo computador (mensurado em dólares de hoje) seria de $ 100 000, assim como os benefícios por um período de tempo similar ao do velho computador (mensurado em dólares de hoje em dia) seria de $ 35 000. Aplicando a análise marginal a estes dados, Amy deve encontrar qual resultado?

Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador Benefícios - Computador Novo 100.000,00 Benefícios - Computador Antigo (35.000,00) (1) Benefícios Marginais (somados) 65.000,00 Custo - Computador Novo (80.000,00) Receitas-Venda Computador Antigo 28.000,00 (2)Custos Marginais (somados) (52.000,00) Benefício Líquido (1)-(2) 13.000,00

Amy Chen e a decisão de compra de um novo computador Resposta: Tendo em vista que os benefícios marginais (somados) de $ 65 000 excedem os custos marginais (somados) de $ 52 000, Amy recomenda que a empresa compre o novo computador e substitua o antigo. A empresa vai experimentar um benefício líquido de $ 13 000 como resultado dessa ação.