Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
SIT Avanços e Desafios do Programa Bolsa Família
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Integração Padronizada para Obras
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Monitoramento do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Plataforma de apoio – Balanço 2009/2010 Por: Felipe Saboya e Marco Sayão Magri.
Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Ministério da Cultura.
Desenvolvimento Comunitário
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Responsabilidade Social
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
5. Abordagem como um sistema de gestão
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Comunicação Institucional Visão de Futuro
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Responsabilidade Social no Walmart Brasil
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Recuperação extrajudicial
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Ministério Público do Trabalho
CONFORMIDADE PELA AUTO-REGULAÇÃO Interação entre empresa e sociedade; O grupo participante se une e cria os critérios; Há subsunção aos ditames eleitos.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
COMO SE TORNAR FORNECEDOR DA PETROBRAS FABIFABI FABIANO GONÇALVES MARTINS GERENTE DO MATERIAIS/CDBS/ ATF.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Transcrição da apresentação:

Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo São Paulo – 18 de março de 2009 Luís Fernando Nery Gerente de Responsabilidade Social

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Conceito de responsabilidade social para a Petrobras Para a Petrobras responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social. 16

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Atuação Corporativa: assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e transparência na relação com as partes interessadas; Gestão Integrada: Garantir uma gestão integrada em Responsabilidade Social no Sistema Petrobras; Desenvolvimento Sustentável: Conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando seus compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável; Direitos Humanos: Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação; 16

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Diversidade: Respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua; Princípios de Trabalho: Apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras; Investimento Social Sustentável: Buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva; 16 Compromisso da Força de Trabalho: Comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras;

CÓDIGO DE ÉTICA DO SISTEMA PETROBRAS Item 4: Nas relações com Fornecedores, Prestadores de Serviços e Estagiários, o Sistema Petrobras compromete-se a: 4.2. requerer das empresas prestadoras de serviços que seus empregados respeitem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos neste Código, enquanto perdurarem os contratos com as empresas do Sistema; 4.3. selecionar e contratar fornecedores e prestadores de serviços baseando-se em critérios estritamente legais e técnicos de qualidade, custo e pontualidade, e exigir um perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social e ambiental, recusando práticas de concorrência desleal, trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório, e outras práticas contrárias aos princípios deste Código, inclusive na cadeia produtiva de tais fornecedores; 16

PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO Adesão da Petrobras em 2005, na criação do Pacto; Participou do monitoramento dos signatários realizado pelo Observatório Social em 2007; 19

GESTÃO DE FORNECEDORES O Cadastro Único de Fornecedores tem como objetivo instrumentalizar de forma mais detalhada o processo de análise das empresas prestadoras de bens e serviços. Esse programa visa disponibilizar informações integradas, atualizadas e confiáveis a respeito das empresas fornecedoras da Petrobras e enfoca aspectos técnicos, econômicos, legais, de segurança, meio ambiente e saúde (SMS), gerenciais e de responsabilidade social. Todos os contratos possuem cláusula de comprometimento de não utilização de trabalho escravo e infantil: Exemplo de cláusula – “A contratada se compromete a não utilizar mão-de-obra em condição de trabalho degradante, em todas as atividades relacionadas com a execução deste instrumento, sob pena de suspensão contratual e aplicação de penalidades moratórias e rescisórias previstas no presente instrumento.” Na Petrobras Distribuidora, todos os fornecedores, no momento do cadastramento, assinam uma declaração de compromisso com a responsabilidade social, com cláusula específica sobre trabalho forçado: Exemplo de cláusula: “A empresa não deve envolver-se nem apoiar a utilização de trabalho forçado. Os trabalhadores não poderão ter seus documentos retidos ou ser obrigados a fazer depósitos como condição para serem admitidos.”

Agropecuária e Industrial Serra Grande (Agroserra) CASOS Agropecuária e Industrial Serra Grande (Agroserra) Em outubro de 2006, a Agroserra assinou contrato, com vigência de 36 meses, de compra e venda álcool com a Petrobras Distribuidora (BR); Em dezembro de 2007, a Agroserra foi incluída no Cadastro de Empregadores da Portaria 540 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entretanto, a empresa comprovou, por meio de documentos enviados à BR distribuidora, que estava cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC); No mesmo mês, a Agroserra conseguiu uma liminar na justiça, retirando seu nome da cadastro; 19

Pará Pastoril e Agrícola S.A. (Pagrisa) CASOS Pará Pastoril e Agrícola S.A. (Pagrisa) Em julho de 2007, a fiscalização móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constatou a utilização de mão-de-obra análoga à escrava na propriedade da Pagrisa em Ulianópolis, no Pará (1.108 trabalhadores); A Pagrisa possuía contratos spot de compra e venda de álcool com a Petrobras Distribuidora; Mesmo sem ter sido incluída no Cadastro de Empregadores da Portaria 540, naquele mesmo mês, a BR Distribuidora suspendeu por tempo indeterminado o contrato com a Pagrisa; 19

CASOS Usina Dois Irmãos A Petrobras iniciou, em 2003, um processo para aquisição de terras para implantação de uma nova mina de xisto, denominada Dois Irmãos, no município de São Mateus do Sul, no Paraná. No total, foram adquiridas 154 propriedades; Modalidades de aquisição: permuta de terras e a indenização pelo valor da propriedade, incluindo o capeamento vegetal existente; Em 44 das 154 propriedades adquiridas pela Petrobras, ficou estabelecido, através de audiências públicas com a participação do Ministério Público Estadual e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que os antigos proprietários se responsabilizariam por todo o processo de retirada da vegetação existente; O grupo móvel de fiscalização encontrou, em agosto de 2008, irregularidades trabalhistas em duas destas 44 propriedades; 19

Usina Dois Irmãos (continuação) CASOS Usina Dois Irmãos (continuação) A Petrobras convocou os proprietários das terras para uma reunião, juntamente com o MTE e Ministério Público do Trabalho (MPT); Foi concluído que, do ponto de vista comercial e cível os contratos firmados, juntamente com as escrituras, atendiam aos requisitos legais; MPT / MTE apresentaram uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a Petrobras. Mesmo após a constatação da inexistência de responsabilidade sobre os fatos, a Petrobras formulou uma proposta de auxílio aos trabalhadores, que não foi aceita; Sem acordo, atualmente o processo está tramitando na justiça do Paraná; 19

OBRIGADO.