Logística e Gerenciamento da

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Transcrição da apresentação:

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Origem da Palavra Logística Alojar Origem francesa Verbo loger Origem do conceito Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições; Logística

Visão Empresarial da Logística Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro

O processo logístico integra Transporte Armazenamento Fluxo Estoque Embalagem Manuseio de Materiais Informações

Cadeia de Abastecimento Supply Chain Produção Distribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações

Cadeia de Abastecimento Conceito A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

Visão Empresarial da Logística “Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou

Logística Empresarial Algumas aplicações Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros;

Logística empresarial (administração de materiais) Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Logística empresarial Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes

Principais atividades Distribuição Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Programação do produto Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações Suprimentos Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Aquisição Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações.

Período pré-estabilização da economia Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

Período pós-estabilização da economia Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

Logística Empresarial Cenário atual População crescente Mais concorrência Cliente mais exigente Mais Fornecedores Logística Empresarial Globalização Ciclo de vida dos produtos curto Mais Pontos de Venda Complexidade nos processos Margens apertadas

Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Estratégia Logística Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

Logística de Suprimento Logística de Distribuição Logística de Produção Logística de Distribuição Logística Reversa

Desdobramento das Diretrizes Planejamento Estratégico Diretrizes de Longo Prazo Missão, Visão, Valores e Objetivos. Diretrizes de Curto Prazo (anual) Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Desdobramento das Diretrizes Planejamento das UN’s (tático) Orçamento, Ações, Metas e Medidas

Cadeia de Abastecimento Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Modelo Logístico Empresarial Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística

Localização Comunicação Preço Estratégia do Negócio Visão Mercadológica Produto Mercado Comunicação Serviços Preço

Planejamento Logístico Nível de serviço ao cliente Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte Nível de serviço ao cliente

Nível de Serviço ao Cliente Para quem ? O quê ?

Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

Modelo de Distribuição SEM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 2 Grupo de Consumidor 2 3 Grupo de Consumidor 3   09 transações comerciais.

Modelo de Distribuição COM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 2 3 Intermediário   06 transações comerciais.

LOGÍSTICA REVERSA

Logística reversa Os primeiros estudos sobre logística reversa são encontrados nas décadas de 70 e 80; Com foco principal relacionado ao retorno de bens a serem processados em reciclagem de materiais, denominados e analisados como canais de distribuição reversos; À partir da década de 90 o tema tornou-se mais visível no cenário empresarial.

Definição de Logística reversa Em uma perspectiva de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reúso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.... STOCK (1998)

Por que existe logística reversa? Ciclo de vida mercadológico reduzido Introdução de novos modelos; Uso de materiais de menor durabilidade; Dificuldade técnica e econômica de conserto Tendência à descartabilidade

Por que existe logística reversa? Atendimento de uma variedade de interesses sociais, ambientais e governamentais visando garantir seus negócios e a sua lucratividade ao longo de tempo;

Por que existe logística reversa? Necessidade de satisfazer diferentes stakeholders (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade local, governo) – avaliam as empresas sob diferentes perspectivas

Por que existe logística reversa? O retorno dos produtos de pós-venda em grande quantidade precisa ser equacionado, sob pena de interferir nas operações e na rentabilidade das atividades das empresas.

Por que existe logística reversa? Necessidade de diminuição da poluição por contaminação ou excesso; Legislações ambientais desobrigam governos e responsabilizam as empresas, ou suas cadeias industriais, pelo equacionamento dos fluxos reversos dos produtos de pós-consumo.

Por que existe logística reversa? Risco a imagem da empresa, à sua reputação cidadã e consciente da responsabilidade socioambiental diante da comunidade.

Transações de produtos 1994 2006 Unidades Computadores 0,6 8,6 Milhões de unidades Internet 4 866 Milhões de dólares Telefone celular 0,12 80 Garrafas Pet Início 9 Bilhões de unidades Latas de alumínio 14 Lâmpadas de Hg - Embalagens longa vida Pneus 25 55 Automóveis 1100 2600 Coleta de lixo em SP 5000 16000 Tonelada/dia Tabela 1: Transações de produtos entre os anos de 1994 e 2006 no Brasil Fonte: Leite (2009)

Diferentes tipos de fluxos logísticos Logística Fluxos Diretos Com fornecedores (fornecimento de materiais e componentes) Com clientes (produtos, peças de reposição, materiais promocionais e de propaganda Fluxos Reversos Com fornecedores (embalagem e reparo) Com fabricantes (eliminação e reciclagem) Com clientes (excesso de estoque e reparos

Perspectiva Estratégica da LR Refere-se às decisões de LR no macroambiente empresarial constituído pela sociedade e comunidades locais, governos e ambiente concorrencial. Portanto, levará em consideração as características que garantirão competitividade e sustentabilidade às empresas nos eixos econômico e ambiental por meio de diversificados objetivos empresariais.

Perspectiva Estratégica da LR Recuperação de valor financeiro; Seguimento de legislações; Prestação de serviços aos clientes; Mitigação dos riscos ou reforço da imagem de marca ou corporativa e demonstração de responsabilidade social.

Perspectiva Operacional da LR Envolvem o uso das principais ferramentas de logística aplicadas à logística reversa. Localização de instalações; Roteirização; Gestão de estoques; Gestão de transporte e armazenagem e etc.

Incentivo à LR Sensibilidade ecológica & ambiental: Pesquisas de opinião (conscientização); Quantidades excedentes visíveis em locais abandonados, rios ou córregos; Sustentabilidade empresarial (defesa da imagem corporativa) Sociedades exigem leis e regulamentações específicas.

Eixos de sustentabilidade Sustentabilidade Social Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Econômica Fonte: Leite (2009)

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