Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
Projetos de Aprendizagem
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Ideias-chave do controlo de gestão
I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Administração Financeira III
Gerenciamento do escopo do projeto
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
Planejamento estratégico
GERENCIAMENTO DE REDES
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
dos serviços/processos
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Você já comeu Foie Gras ? (foá grá)
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Aula 2 Capítulo 3 Organização e Administração 1Administração para Engenharia.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Elaboração e Análise de Projetos
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 PROGRAMAÇÃO – EVENTO MAPA ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UFAC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE RIO BRANCO, 07 E 08 DE OUTUBRO.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Planejamento de estratégias:
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.
Uma proposta para organizar Avaliação:
Visão Geral da Gestão de Projetos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
A EDUCAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS CONSELHEIRO ANTONIO JOAQUIM TCE/MT MARÇO / 2007.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA Curso: SERVIÇO SOCIAL
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Avaliação de Projetos Sociais
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Transcrição da apresentação:

Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados, 4ª Oficina temática Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados, satisfação e impacto

Agenda Manhã Tarde Horário Atividades 8:30 às 9:00 9:00 às 10:00 Boas Vindas e abertura 9:00 às 10:00 Análise coletiva dos resultados dos formulários preenchidos Análise e sugestões sobre indicadores de gestão de pessoas e serviços 10:00 às 10:15 Intervalo 10:15 às 11:15 Análise e sugestões sobre indicadores de gestão de pessoas e serviço: plenária 11:15 às 12:00 Refletindo sobre a avaliação de resultados Manhã Horário Atividades 13:30 às 14:00 Refletindo sobre avaliação de resultados (fechamento) 14:00 às 15:00 Considerações sobre avaliação de resultados, satisfação e impacto 15:00 às 16:00 Definindo o foco da avaliação e os indicadores 16:00 às 16:15 Intervalo 16:15 às 17:30 Partilha em grupos, plenária e fechamento Tarde

A transparência e a avaliação Resultados, satisfação e impacto

O que a palavra avaliação nos lembra ?

A visão tradicional da avaliação (Marino, 2003) Avaliação é imposta de fora para dentro Avaliação como controle Avaliação é tarefa muito complexa, cara e tediosa Os resultados da avaliação poucas vezes são incorporados no planejamento Medo de apresentar o que “não funcionou” Os resultados desse programa não são quantificáveis, por isso não podem ser avaliados

Mas então o que é avaliação? “Coleta sistemática de informações sobre ações, características e os resultados de um programa e a identificação, esclarecimento e aplicação de critérios, passíveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mérito e relevância), a qualidade, a utilidade, a efetividade ou importância do programa sendo avaliado” “A avaliação é um instrumento de aprendizado, melhoria de desempenho e prestação de contas aos diversos interessados de um programa” (Worten, Sandres e Fitzpatrick, 1977)

Os princípos da avaliação de programas (AEA, CES e AfrEA) UTILIDADE: reponde aos interessados, tem credibilidade, possui informações relevantes, é clara, gera interesse, é disseminada. VIABILIDADE: de operacionalização, política e de custo PROPRIEDADE: é fruto de um acordo, respeita os indivíduos e as relações, é completa e justa, é responsável PRECISÃO: possui documentação, descreve a metodologia, possui informações válidas e confiáveis, tem sistematização e é imparcial

Quando avaliar? Impacto Efeitos idéias Marco zero Diagnóstico contexto decisões e novas perguntas contexto elaboração da intervenção sistematização avaliação implementação gestão Somativa Resultados Formativa Processo

O que estamos interessados? Tipo de avaliação Pergunta chave Foco Avaliação de satisfação Os projetos/serviços atendem a necessidade dos usuários? Como eles percebem os projetos e serviços? Quais pontos fortes e fracos? Processos Eficiência Avaliação de resultados Os resultados previstos pelos projetos, serviços estão sendo cumpridos e atendem a missão da organização? Resultados Eficácia Avaliação de impacto Os resultados atingidos estão gerando mudança/transformação social? Quais os efeitos produzidos pela ação da organização? Impactos dos projetos/ serviços e da organização

O que é necessário saber Qual a missão da organização (direcionamento). Que necessidades atendemos, o que queremos transformar? Quais são os nossos programas, projetos e serviços? Quais são os seus principais objetivos? Para que foram criados?

Avaliação de satisfação Qual o nível de satisfação dos beneficiários com os serviços e projetos da organização? Quais indicadores são utilizados para medir essa satisfação? Como eles são medidos?

Avaliação de resultados Quais as principais mudanças (quantitativas e qualitativas) provocadas pelos projetos serviços da organização? Quais os indicadores utilizados para medir essas mudanças? Como eles são medidos?

Impacto dos projetos/serviços Avaliação de impacto Impacto dos projetos/serviços Quais os efeitos (no longo prazo) dos projetos e serviços da organização? Que indicadores são utilizados para medir esses efeitos? Como eles são medidos?

Impacto socioambiental da organização Avaliação de impacto Impacto socioambiental da organização Quais os efeitos ambientais das atividades da organização? Insumos consumidos ou economizados (energia, água, materiais) Resíduos produzidos ou reciclados Impactos ambientais Que indicadores são utilizados para medir esses efeitos? Como eles são medidos?