Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Os níveis básicos da leitura
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
História da educação Tendência Liberal renovada
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Plano de Trabalho Docente
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Profª. Taís Linassi Ruwer
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O QUE É FILOSOFIA ?.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
Softwares Educacionais – Cód
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Três Advertências Iniciais:
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Introdução ao processo de aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Teorias Educacionais.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
O despertar da consciência critica e a teoria do conhecimento.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira

O que é Aprendizagem?

Aprendizagem é... Construir conhecimento; Elaborar uma representação pessoal sobre um determinado conteúdo ou objeto da realidade. Mudança de comportamento.

Aprendizagem por condicionamento Conexão entre o estímulo e a resposta

Aprendizagem por cognição Relação do sujeito com o mundo externo em um processo de organização de informações em uma relação entre idéias (conceitos) e o que abstraímos de nossa própria experiência.

A mudança no processo de Aprendizagem Com base no contexto vivido, é possível fazer a crítica dos valores decadente, bem como dos novos valores, afim de alcançar o que se almeja para aquela determinada sociedade e naquele tempo específico.

Aprendizagem Mecânica Com pouca ou nenhuma associação com os conceitos já existentes na estrutura cognitiva.

Aprendizagem Significativa Ser relevante Articular-se com seus conhecimentos anteriores

A aprendizagem precisa ser mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça, realmente, algum sentido para o educando, que seja de seu interesse, satisfaça suas necessidades e o prepare para o mundo de hoje.

Quando simples informação se transforma em Conhecimento? “...transformar informação em conhecimento exige, antes de tudo, critérios de escolha e seleção, dado que o conhecimento (ao contrário da informação) não é cumulativo, mas seletivo.” (Cortella, 2008)

Conhecimentos Os conhecimentos resultam de um processo de construção interno, através do qual pensamos e refletimos sobre o que desejamos conhecer.

Teorias do Conhecimento: Empirismo e Racionalismo Para o empirismo, a fonte do conhecimento é a experiência sensível. Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão operando por si mesma.

Senso comum ou Saber científico?

Toda aprendizagem escolar implica sempre esforço e atenção concentrada. Para que os alunos realizem este esforço de estudar e aprender, será preciso que encontrem na matéria significados e valores que dêem sentido a tal esforço e justifiquem, psicologicamente, o dispêndio de suas energias físicas e mentais. CAMPOS (1987, p. 112)

O valor da aprendizagem escolar está justamente na capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações cognitivas e interacionais promovidas pelo professor. (LIBÂNEO, Pg 28)

Fontes de Pesquisa ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2003; BOCK, Ana Maria Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. – 13. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005; CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 1987; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002; CORTELLA, Mário. Não nascemos prontos. Provocações filosóficas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008; GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão: como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola? Módulo IV. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Educação, 2001; LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente – 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003 – (Coleção Questões da Nossa Época,v.67); QUEIROZ, Tânia Dias. Dicionário prático de pedagogia. -2.ed. – São Paulo: Rideel, 2008; ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Aprender tem que ser gostoso...- Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

Obrigada!