Processo de Ensino e Aprendizagem no PROEJA. Eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha, ela trabalha, Eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha, ela trabalha,

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Transcrição da apresentação:

Processo de Ensino e Aprendizagem no PROEJA

Eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha, ela trabalha, Eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha, ela trabalha, Nós trabalhadores, nós desempregados Nós trabalhadores, nós desempregados Na luta por dias melhores, de luto por nossa Na luta por dias melhores, de luto por nossa Carteira de trabalho não assinada; Carteira de trabalho não assinada; Lições de vida ao estudar, dormir, jogar, dançar, rezar, trabalhar, ajudar, cuidar, cooperar; Lições de vida ao estudar, dormir, jogar, dançar, rezar, trabalhar, ajudar, cuidar, cooperar; Estar na vila, estar na fila do SINE, estar nos Coletivos de Trabalho, estar no MTD, estar no CDD, estar no sopão, estar no Integrar, estar em Pelotas, estar desempregado, Estar na vila, estar na fila do SINE, estar nos Coletivos de Trabalho, estar no MTD, estar no CDD, estar no sopão, estar no Integrar, estar em Pelotas, estar desempregado, Homens e Mulheres em desordem Homens e Mulheres em desordem Negros e brancos, negras e brancas figuras de desordem Negros e brancos, negras e brancas figuras de desordem De luto, na luta De luto, na luta

Em existência tão precária, contando com espaço tão diminuto de ação, ignorantes do mundo, os indivíduos não podiam alimentar expectativas em relação à escola, quanto mais que esta, prisioneira de uma visão retórica e eloqüente de saber, representava a negação da cultura e da experiência de vida da maioria das gentes, levando à repressão cultural e à exclusão social (VILLALTA,, 2002, p ). Em existência tão precária, contando com espaço tão diminuto de ação, ignorantes do mundo, os indivíduos não podiam alimentar expectativas em relação à escola, quanto mais que esta, prisioneira de uma visão retórica e eloqüente de saber, representava a negação da cultura e da experiência de vida da maioria das gentes, levando à repressão cultural e à exclusão social (VILLALTA,, 2002, p ).

Os legisladores haviam determinado, nos idos de 1827, que se estabelecessem escola de primeiras letras, as chamadas pedagogias em todas as cidades, vilas e lugarejos mais populosos do Império. Mas a realidade estava, provavelmente, muito distante dessa imposição legal. Até que ponto era imperativo saber ler e escrever ou conhecer as quatro operações? Naquela sociedade escravocrata e predominantemente rural, em que latifundiários e coronéis teciam as tramas políticas e silenciavam agregados, mulheres e crianças, os arranjos sociais se faziam na maior parte das vezes por acordos tácitos, pelo submetimento ou pela palavra empenhada. Os legisladores haviam determinado, nos idos de 1827, que se estabelecessem escola de primeiras letras, as chamadas pedagogias em todas as cidades, vilas e lugarejos mais populosos do Império. Mas a realidade estava, provavelmente, muito distante dessa imposição legal. Até que ponto era imperativo saber ler e escrever ou conhecer as quatro operações? Naquela sociedade escravocrata e predominantemente rural, em que latifundiários e coronéis teciam as tramas políticas e silenciavam agregados, mulheres e crianças, os arranjos sociais se faziam na maior parte das vezes por acordos tácitos, pelo submetimento ou pela palavra empenhada.

Aplica-se a encontrar a ordem escondida na desordem, a estabelecer uma relação menos desconfiada com o aleatório, a propor uma nova compreensão do imprevisível. Consegue assim produzir uma descrição do mundo onde a consideração dos dinamismos, do movimento, dos processos toma a dianteira sobre as permanências, as estruturas e as organizações (p.235). Aplica-se a encontrar a ordem escondida na desordem, a estabelecer uma relação menos desconfiada com o aleatório, a propor uma nova compreensão do imprevisível. Consegue assim produzir uma descrição do mundo onde a consideração dos dinamismos, do movimento, dos processos toma a dianteira sobre as permanências, as estruturas e as organizações (p.235).

A desordem e o caos não estão somente situados, estão exemplificados: à topologia imaginária, simbólica, associa-se um conjunto de figuras que manifestam sua ação dentro do próprio espaço policiado. Figuras ordinárias, no sentido de que se encontram banalmente presentes dentro da sociedade, mas em situação de ambivalência por aquilo que é dito delas e aquilo que elas designam. Complementar e subordinadamente, elas são o outro objeto de desconfiança e de medo em razão de sua diferença e de seu status inferior, causa de suspeita e geralmente vítima de acusação (Balandier, 1997, p.103). A desordem e o caos não estão somente situados, estão exemplificados: à topologia imaginária, simbólica, associa-se um conjunto de figuras que manifestam sua ação dentro do próprio espaço policiado. Figuras ordinárias, no sentido de que se encontram banalmente presentes dentro da sociedade, mas em situação de ambivalência por aquilo que é dito delas e aquilo que elas designam. Complementar e subordinadamente, elas são o outro objeto de desconfiança e de medo em razão de sua diferença e de seu status inferior, causa de suspeita e geralmente vítima de acusação (Balandier, 1997, p.103).

Tais pressupostos de entendimento do currículo do PROEJA e de seus processos de ensino-aprendizagem compõem novas éticas em relação à escola, na percepção que o envolvimento do adulto com o saber resultará na aprendizagem das crianças, dos adolescentes, dos jovens, como já teorizava Álvaro Vieira Pinto; em relação ao trabalho, na compreensão de outras vinculações para além do assalariamento individualizado, e outras estéticas do ser e estar aluno, ser e estar professor, ser e estar gestor e ser e estar escola no, do e para o PROEJA. Tais pressupostos de entendimento do currículo do PROEJA e de seus processos de ensino-aprendizagem compõem novas éticas em relação à escola, na percepção que o envolvimento do adulto com o saber resultará na aprendizagem das crianças, dos adolescentes, dos jovens, como já teorizava Álvaro Vieira Pinto; em relação ao trabalho, na compreensão de outras vinculações para além do assalariamento individualizado, e outras estéticas do ser e estar aluno, ser e estar professor, ser e estar gestor e ser e estar escola no, do e para o PROEJA.